Yorkshire | Conheça o Temperamento, Cuidados e Curiosidades da Raça


O Yorkshire, também chamado de York ou Yorkshire Terrier, é atualmente uma das raças caninas mais adoradas do mundo. Contudo, isso nem sempre funcionou dessa maneira. Isso porque antigamente ele era muito usado para caçar ratos nos lugares. Apenas com o tempo ele se transformou em um cachorro de companhia. Ele foi conquistando cada vez mais espaço nos lares e se tornou muitíssimo popular.

Uma das razões que pode explicar esse enorme popularidade desse cão está no seu porte reduzido e em sua essência determinada. Ele é muito esperto e corajoso, além de ter uma aparência super fofa, agradando a todo mundo.

Quer conhecer mais detalhes sobre a raça Yorkshire? Então não deixe de ler esse artigo para saber e aprender mais sobre ela!

História do Yorkshire

Conforme está evidente no próprio nome, a raça Yorkshire é uma raça originária da Inglaterra. Mais precisamente, ela é oriunda da região de Yorkshire, que dá o nome à raça. Essa região é muito famosa por gerar excelentes animais. Não se acredita que essa raça surgiu por acaso, mas sim foi o fruto de cruzamentos intencionais entre uma multiplicidade de terriers.

A raça era comumente visto entre as mulheres mais ricas de toda a Inglaterra. No ano de 1880, eles pisaram em solo do continente americano. Contudo, devido a enorme variedade de tamanhos, havia uma certa confusão relaciona ao tamanho certo de um Yorkshire Terrier.

Yorkshire

 

Os antigos Yorkshires tinham um peso que variava de 5,5 a 3,6 kg. Já no ano de 1900, ficou estabelecido tanto na Europa, quanto na América, que o tamanho pequeno era o mais desejado. Sendo assim, começaram a investir na criação de Yorkshires cada vez menores, mas com uma pelagem cada vez mais longa.

Eles foram bem sucedidos nesse objetivo. Nos dias atuais, o Yorkshire é uma das raças de menor porte e mais refinadas, de pelo longo, que existe em todo o planeta.

Como é o temperamento do Yorkshire?

Esse cachorrinho simplesmente ama uma aventura e uma bagunça. Ele adora se meter em “enrascadas”. Ele não para quieto, estando sempre ocupado. É dono de uma personalidade forte, é bastante teimoso e pode acabar sendo bem agressivo com cachorros estranhos e animais de tamanho reduzido. Alguns exemplares são propensos a latir bastante. Porém isso pode educado com tranquilidade, a fim de que ele não lata tanto.

É uma raça que se caracteriza como uma companhia incrível para quem mora sozinho, tem um estoque enorme de energia para fazer brincadeiras, se dão bem com outros cachorros e até mesmo com os gatos (desde que sejam instigados a se acostumarem com eles desde pequenos). O melhor de tudo: são apaixonados por um carinho e apreciam demais ficar no colo do dono.

Ele se adaptam muito bem à sua família e o mais provável é que sigam adiante apresentando um temperamento similar ao dela. Se o lar que ele habita é mais calmo e tranquilo, ele será um cão tranquilo. Se o lar que ele mora é mais agitado, ele se configurará como sendo mais agitado também.

Os Yorkshires são dóceis e por isso são bons para se conviver com as crianças. Eles não se irritam fácil e aceitam as brincadeiras numa boa.

Ele não é excessivamente territorial, porém também não o é de menos. Se notar alguma movimentação no portão, por exemplo, ele irá latir. Ele sempre irá buscar chamar a sua atenção para aquela pessoa estranha antes de fazer alguma coisa. Se você indicar que está tudo bem, ele vai se tranquilizar e até mesmo ficar feliz, pois fará um novo amigo.

Como é o comportamento e as características do Yorkshire?

O Yorkshire é uma raça canina maravilhosamente inteligente e plenamente apta para receber treinamentos. Eles amam muito ter a atenção de sua família e odeiam demais quando sentem que são ignorados por um tempo que consideram muito longo.

Como já dissemos, ele é muitíssimo inteligente e fácil de ser treinado. Isso quer dizer que ele não vai ficar sentado no sofá ou tapete o tempo todo, pelo contrário. Quando ele é adulto fica um pouco mais tranquilo. Contudo, quando é filhote, se não tiver uma boa dose de brincadeira e exercício, ira mastigar o que ver pela frente.

O Yorkshire, ou Yorkshire Terrier, como preferir, é um cãozinho detentor de uma quantidade enorme de energia. Mas apesar disso, ele não demanda a realização de uma dose muito grande de exercícios. Ele é também bem fácil de treinar.

A raça Yorkshire é excelente para servir como uma forma de terapia. Ainda que você não vá adotar um cachorro com essa finalidade, é bacana saber como o seu cachorro é dono de uma esperteza singular. De forma alguma subestime aquilo que ele pode ser capaz de fazer.

Quais os cuidados que devo tomar ao cuidar de um Yorkshire?

Vamos dar abaixo algumas dicas de como cuidar do seu Yorkshire da maneira certa:

  • O Yorkshire adora nadar e nada muito bem. Mas de forma alguma atire-o na água, pois ele pode se assustar e traumatizar;
  • Procure manter as unhas deles bem aparadas, para que isso não te machuque ou que ele não consiga rasgar tanto as coisas;
  • O convívio inicial desse cão com as crianças deve sempre ser supervisionado;
  • É bom que não deixe ele sozinho durante muito tempo, tendo sempre alguém para acompanhá-lo;
  • Caso precise se ausentar durante o dia, por conta do trabalho, por exemplo, certifique-se que há água e comida o suficiente. Averigue também se não há nada perigoso, como tomadas, fios elétricos, produtos de limpeza, etc.
  • Par evitar que ele solte muitos pelos, procure dar a ele uma ração premium e não fique dando alimentos que não sejam apropriados para cães;
  • Ele necessita de ao menos 2 banhos por mês;
  • Ao dar banho nele, não use shampoo na cabeça e orelhas;
  • A escovação deve ser diária. Primeiro passe a escova no sentido dos pelos, depois no sentido contrário e em seguida novamente no sentido do pele.

Tratando bem do cão

Se você está pensando em adotar um cachorrinho da raça Yorkshire, então procure ler e reler com atenção todas as dicas dadas nesse artigo para que seja capaz de tratar muito bem dele. Sempre leve em consideração as particularidades da raça e seu cão vai estar sempre pleno e saudável.

Gostou? Então se você achou interessante esse tipo de raça, vou deixar algumas indicações de outras que provavelmente você irá gostar também, conheça as raças Maltês, Poodle, Pinscher, Shitzu

Add Comment