Erva para Gatos


Você já ouviu falar de Erva para Gatos, mas não sabe para que serve? Você já deve ter notado muitas vezes em supermercados ou pet shops esses vendem esses potes contendo tufos de grama retos e muito verdes. 

Erva para Gatos

Também chamada como catnip, a erva de gatos é um tipo de planta que traz benefícios aos felinos, além da clara mudança de humor – para melhor – dos gatinhos que a utilizam.

Antes de comprá-lo, porém, é bom entender para que serve e quais são os benefícios que a Erva para Gatos traz ao corpo dos animais de estimação. Leia com a gente e compreenda de forma melhor a maneira com que elas agem em seu pequeno organismo.

O que é Erva para Gatos?

O que é mais comumente chamado de erva para gatos, na verdade é chamado pelo nome científico de “Nepeta Cataria” e é rico em vitaminas, óleos essenciais e minerais. Mas o que torna esta erva para gatos especial é a presença de um terpenoide chamado nepetalactona.

A molécula de nepetalactona, por outro lado, atua como um poderoso repelente para baratas e matadores de moscas, protegendo a planta dos insetos, mas acima de tudo atua como um feromônio sexual para os gatos. Esta é precisamente a razão pela qual cerca de 70-80% dos felinos são loucos por ele.

História da Erva para Gatos

Dar erva de gato a seus amigos felinos é um fenômeno relativamente moderno. Mas há registros de humanos usando erva para gatos há milênios. Na verdade, parece que até os antigos romanos o consumiam como um “tônico”.

Com o passar dos séculos, a erva se apresentou à nossa América junto com os colonizadores e seu uso se generalizou no início do século XVIII.

O primeiro registro escrito datando dessa época vem de Massachusetts em 1712, e é uma receita culinária que lista a erva-dos-gatos como ingrediente.

Até os boxeadores daquela época o mastigavam entre as lutas, porque dizia que tornava você mais agressivo. Os nativos americanos também começaram a usá-la nessa época, integrando a mesma em suas preparações à base de ervas.

Os efeitos da Erva para Gatos

Em suma, o gato assimila a nepetalactona e, pelos próximos 15-20 minutos, ficará “viciado”. Você notará que o gato farejará as folhas persistentemente, esfregará seu corpo contra elas e começará a rolar sobre si mesmo. Ao mesmo tempo, ele pode começar a:

  • Ronronar;
  • Comer grama;
  • Lamber as folhas;
  • Pular de alegria por toda a casa;
  • Miar estranho ou de forma engraçada.

Todos os comportamentos são absolutamente normais e particularmente agradáveis para o animal. Não é de forma alguma uma erva tóxica para o felino, a menos que seja consumida em grandes quantidades.

Assim, caso seja consumida de forma moderada, pode trazer inúmeros benefícios ao seu felino.

Portanto, não hesite em comprar catnip ou cultivá-la na varanda da sua casa, o seu gato não hesitará em lhe agradecer por este belo presente. Mas tenha cuidado, como todas as ervas, a erva-dos-gatos pode causar alergias em humanos ou até mesmo nos animais.

Então, a qualquer sinal de coceira, fechamento de garganta ou outra situação que caracteriza alergia em alguma pessoa de sua casa ou até mesmo em seus animaizinhos de estimação, busque se desfazer da planta.

Benefícios da Erva para Gatos

Além de atuar no sistema nervoso central por exercer uma ação estimulante, graças aos diversos componentes, como vitaminas e óleos essenciais, a erva-dos-gatos também traz outros benefícios para o organismo humano.

Inúmeras propriedades são atribuídas a erva-dos-gatos, que não são adequadas apenas para gatos, mas também para humanos. Basta pensar que na China, antes da chegada do chá verde, havia um uso muito amplo da erva-dos-gatos para bebidas quentes.

Mas quais são essas propriedades?

Aqui está uma lista:

  • Propriedades sedativas: a erva-do-gato tem uma ação sedativa nas atividades do sistema nervoso, sendo capaz de acalmar o felino especialmente se este sofrer de ansiedade ou depressão. Faz parte das plantas calmantes como a camomila e a hortelã, sendo assim perfeita para a espécie;
  • Propriedades antiespasmódicas: esta planta também é útil para a sedação da dor e para regular a atividade do intestino. Por esse motivo, um gato com problemas intestinais ou diarreia será instintivamente tentado a mordiscar e ingerir erva-dos-gatos, o que proporcionará alívio imediato da dor abdominal;
  • Propriedades antipiréticas e diaforéticas: em caso de estados febris e fraqueza do organismo, a catnip possui propriedades antipiréticas e diaforéticas que visam aumentar a sudorese e reduzir significativamente a temperatura corporal do gato, diminuindo a febre.

Por todas essas razões e pelas vitaminas e minerais que contém, os benefícios a tornam uma erva perfeita para felinos.

Como usar Catnip?

Mas, e como usar a erva para gatos? Além dessas propriedades benéficas para o organismo e do estado de euforia agradável para o felino, a erva-dos-gatos também é útil na área veterinária para as ações do dia a dia.

Dado o estado agradável em que o gato se afunda ao cheirar esta erva, é possível utilizá-la para outros fins.

No caso de uma mudança ou uma simples troca de tigela ou local onde dorme, por exemplo, você pode comprar pastilhas secas de catnip para se aproximar do local desejado e tornar a troca mais agradável e menos abrupta. O gato, sentindo este cheiro agradável, aceitará de bom grado o novo local.

Além disso, inserir erva para gatos seca em brinquedos pode estimular os felinos mais preguiçosos a se exercitar sem destruir sofás e cortinas de sua casa.

Agora que já conhece todos os benefícios do catnip, a famosa erva destinada aos gatos, busque algum petshop perto de sua casa ou agropecuária que possua exemplares à venda. Vale ressaltar que algumas vêm em formato de pastilhas, ou seja, pequenos comprimidos para colocar em meio à ração. Gostou do conteúdo? Comente aqui abaixo. Até a próxima!

Add Comment