Como deixar o cachorro cheiroso igual no Pet Shop – Aprenda a dar banho em seu cachorro!


Como deixar o cachorro cheiroso igual no Pet Shop? O que é necessário fazer para deixar nosso cão cheiroso igual quando levamos ele ao pet?

Todos os cães precisam de um banho mais cedo ou mais tarde: cão limpo significa cão saudável. Nossos amigos cães geralmente não gostam de ser lavados, a menos que seja um mergulho no rio ou no mar.

Então, vamos ver como deixar o cachorro cheiro igual no Pet Shop: o que é preciso, quando fazer e, acima de tudo, como tornar a experiência o menos traumática possível para nosso cãozinho.

Quando dar banho em seu cachorro?

O cheiro e a aparência são indicadores indiscutíveis: se o cachorro fede e está com o pelo encardido, é hora de lavá-lo!

No entanto, existem opiniões divergentes a este respeito e muitos elementos a serem tidos em consideração no que diz respeito à frequência do banho do cão: a raça, idade, estado de saúde, comprimento dos pelos, tempo passado fora de casa, entre outros fatores.

No entanto, um problema comum para todos os cães é que dar banho com muita frequência causa ressecamento da pele e pode levar a problemas de saúde, como alergias, e há o risco de diminuir a qualidade de isolamento e proteção de sua pelagem.

Para ser mais certeiro na escolha, sempre peça conselhos ao seu veterinário sobre quando dar banho em seu cão.

Quando não dar banho no seu cachorro?

Se o cãozinho não está com uma saúde excelente, é bom evitar dar banho, afinal, pode ser invasivo e estressante e não queremos que a situação dele piore. Evite também dar banho no cachorro no inverno porque o frio pode deixá-lo doente.

É melhor não tomar banho após realizar vacinas porque se o cão ficar resfriado pode diminuir a eficácia da vacina, basta esperar pelo menos uma semana. Se o nosso amigo de 4 patas comeu recentemente, é bom esperar algumas horas (especialmente para um mergulho no rio, mar ou lago).

O que você vai precisar para o banho?

Aqui está o que é necessário para dar banho em nosso cachorro:

  • Basta colocar o cão na banheira ou, se for verão, apenas ter uma mangueira na rua;
  • Um balde, jarro ou copo para molhar aos poucos;
  • Se ele relutar muito em tomar o banho, é melhor ter um avental ou algo para se proteger dos respingos que o cachorro faz ao sacudir a água;
  • Use apenas sabonetes e shampoos específicos para cães: o seu cão tem um pH diferente do nosso e os nossos produtos de higiene podem causar graves problemas de pele e alergias;
  • Sempre use água morna, nunca use água fria ou muito quente;
  • Uma esponja para lavar o cão e tirar a sujeira;
  • Algodão para ser colocado nas orelhas, evitando a entrada de água na região;
  • Toalhas;
  • Tapete antiderrapante tanto para o cão quanto para você não acabar caindo no chão;
  • Coleira de plástico para segurá-lo (não use couro, pois a tinta pode derreter em contato com a água);
  • Vinagre;
  • Detergente para tirar a gordura da pele de alguns cachorros que ficam muito “ensebados” quando estão sujos, principalmente aqueles que possuem muito pelo.

Como deixar o cachorro cheiroso igual no Pet Shop?

Mas afinal, como deixar o cachorro cheiroso igual no Pet Shop dando um banho em casa? O que podemos fazer?

A primeira dica que deixamos é que acostume seu cão a esse banho em casa desde filhote, assim o momento é mais agradável e relaxante do que caso comece a fazer isso só depois que ele está grande. 

Se for usar o chuveiro, lembre-se de que o som da água caindo pode assustar muito mais do que tomar banho em uma banheira ou na rua com uma mangueira. Hábitos como treinar um cachorro junto ao adestrador podem tornar esse momento bem mais tranquilo do que com cães não adestrados.

Vamos começar o banho

Em primeiro lugar, certifique-se de que o cão não percebe que você está se preparando para lhe dar banho: é fácil para ele ficar agitado e será mais difícil convencê-lo a tomar banho.

Antes do banho, passe um pente em seus pelos para remover a sujeira mais visível e para remover os pelos “mortos”. Encha a banheira com água morna e depois mergulhe o cachorro: a água deve chegar até os joelhos do cão.

Deixe o cachorro se acostumar por um momento e feche a porta para evitar que ele escape (se possível). Comece molhando e ensaboando suas costas, depois alcançando sua cabeça.

Tenha cuidado para não deixar entrar sabão em seus ouvidos, olhos e boca!

Não direcione o jato de água (se usar o chuveiro) diretamente no focinho e nos genitais e certifique-se de que o jato não o machuca. Certifique-se de ensaboá-lo bem mesmo nos cantos mais inacessíveis: atrás das orelhas, unhas, sob o queixo, etc.

Depois de ensaboado, esvazie a banheira, se possível. O enxágue é muito importante, pois precisamos garantir que escorregue todo o sabonete ou shampoo previamente aplicado para evitar irritações na pele do cão.

Depois do banho: ainda não acabou

Terminado o banho, enxugamos o nosso amigo com uma toalha ou mais se for necessário: pode usar o secador, mas nem é preciso dizer que pode assustá-lo muito e até mesmo queimar se chegar muito perto.

Se puder usar o secador, coloque-o no mínimo possível (mas não frio) porque o cachorro se queima com mais facilidade do que nós. Se as orelhas do seu cão ficarem molhadas, use algodão para absorver a água de dentro.

É bom escovar o cachorro novamente, principalmente se ele tiver cabelo comprido, para evitar nós. Se for verão, deixe-o correr para se secar, mas cuidado: se ele encontrar uma poça ou sujeira, vai se jogar porque não gosta muito de cheirar a sabão!

Outros truques para higiene canina

Além do banho direto, é aconselhável ter outros cuidados para a higiene do cão, como escovar  os pelos, verificar as orelhas e limpar, limpar os olhos, verificar as unhas e a limpeza dos dentes. Para manter a pelagem brilhante e eliminar pulgas, o vinagre de maçã é muito eficaz.

E então, gostou das nossas dicas de como deixar o cachorro cheiroso igual no Pet Shop? Tem alguma questão para fazer em relação ao texto ou a banho em cães? Fale conosco!

Add Comment