Shih-tzu – Características, Dicas e Fotos


O Shih-tzu é um dos cachorros mais fofos e lindinhos do mundo.Sua pelagem longa e seu focinho achatado ressalta ainda mais sua beleza.

SAIBA TUDO SOBRE O SHIH-TZU

O Shih-tzu é um cão extremamente dócil, amigável e muito companheiro. Uma ótima opção para quem esta procurando um novo membro para a família.

Características

 A maioria das pessoas pensam que essa raça surgiu na China, mas na realidade ela é originária do Tibete no século XVIII.

Na China era comum encontrar Shih-tzu em templos budistas, já que ele era considerado um “cão sagrado”. Além deles, apenas os nobres chineses poderia ter um, e era tratados como verdadeiros reis.

O Shih-tzu é bastante confundido com o Lhasa Apso. Apesar de terem algumas semelhanças, se analisar bem os aspectos físicos é possível perceber as diferenças. O comportamento dos dois também são bem diferentes.

O temperamento dele é bem tranquilo. Adora um colo e é super chegado na família, isso faz com que ele seja um ótimo amigo para as crianças e idosos.

Como todo animal, deve se socializar desde filhote para que ele cresça um cão amigável, compreensivo e consiga viver com outros animais.

Se você fica bastante tempo fora de casa, o Shih-tzu não é o cão mais indicado. ele adora atenção e necessita de carinho constante! Caso essa seja sua situação, prefira o Lhasa Apso.

Essa raça gosta de brincar e se exercitar. Caminhadas diárias e leves são suficientes para mante-los ativos! Importante incentivar a brincadeira e os passeios, porque gostam de ficar deitados o dia inteiro e isso não é saudável.

Como um cão pequeno é perfeito para casas menores e apartamentos. São cães que se adaptam facilmente em qualquer ambiente, seja ele na cidade ou no campo.

Sua expectativa de vida é de 16 anos, em média, e podem pesar entre 4 e 7 quilos.

Saúde

 Apesar de ser um cão saudável, essa raça pode apresentar alguns problemas de saúde.

Como os olhos são uma área bem exposta é importante ficar atento nesta região. Doenças como olho ressecado e úlcera de córnea. Limpe com frequência a secreção no canto do olho para evitar problemas futuros.

Por ter o focinho achatado, é considerado um cão braquicefálicos, assim como o Pug. Isso significa que pode desenvolver problemas respiratórias e roncar, qualquer situação diferente leve ao veterinário.

Incentive a praticar atividades físicas pois tem tendência a obesidade.

Dicas 

  • Os pelos são longos e finos, é necessário escovar todos os dias para evitar que embarace e crie nós.
  • Os fios podem ser enrolados, caso preferia, escove os semanalmente para deixar liso e longo.
  • Pratique atividade física diariamente, isso ajuda na saúde do animal.
  • Não é um cão que late muito, apenas quando alguma situação estranha acontece a sua volta.
  • Prenda a franja do animal com um lacinho ou presilha, assim o pelo não cai nos olhos dele.
  • Curiosidade: o nome Shih-tzu significa “Pequeno Leão”, e dormiam aos pés dos nobres para protegê-los.

Fotos

 Seu pequeno porte, pelos longos e belos conquistaram milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente no Brasil. Confira algumas fotos dessa fofura de raça.

Add Comment