Poodle: diferenças entre os tipos


O Poodle é a raça canina mais popular de todo o Brasil, uma das raças mais famosas, não só no Brasil, como dissemos, mas em todo o mundo. De acordo com vários entendidos no assunto, é uma das raças mais inteligentes que existem. Além de ter uma aparência muito bonita, ele é um cão super fofo, muito brincalhão e também amoroso, sendo um dos preferidos das pessoas.

Poodle

Conheça mais sobre essa raça antiga e que encanta muita gente.

Boa parte da população brasileira simplesmente ama o Poodle. Contudo, ainda que essa seja uma das raças mais conhecidas, existe um grupo considerável de pessoas que não sabe muito bem quais são os atributos e caraterísticas desse adorável cachorrinho.

É um enorme fã do Poodle e quer descobrir informações interessantes e úteis sobre ele? Então leia esse artigo para aprender um pouco mais!

O histórico da raça Poodle

Assim como acontece com várias outras raças caninas, não se tem informações precisas sobre as origens da raça Poodle. Todavia, o povo francês adora afirmar que essa raça é inegavelmente originária do país. Por outro lado, os alemães também dizem que essa raça se trata de uma raça nórdica autóctone. Há ainda quem diga que ela apareceu originalmente, na verdade, da chamada região do Piemonte, localizada no norte da Itália.

Aqueles mais favoráveis à teoria de que a raça advém da Itália dizem que existiam exemplares na Itália, donos de uma beleza incomparável. Os ingleses, segundo esses autores, eram habituados a visitar o país e levar alguns cãezinhos para sua terra natal.

Entretanto, a hipótese mais aceita é justamente a dos franceses. Segundo esse povo, o Poodle, conhecido lá como Caniche, teria se originado do Barbet. O Barbet era um raríssimo cachorro de mostra francês. Ele era conhecido por seu pelo bem lanoso e bastante crespo. Uma das características que vindas do Barbet que o Poodle teria conservado é o seu instinto caçador.

O temperamento do Poodle

Um dos atributos mais marcantes da raça Poodle é a sua lealdade, fidelidade. Eles são também enormemente aptos a obedecerem comandos e a receberem e responderem bem ao adestramento. Ela é um cão muito agradável e adorável, sendo muito gostoso tê-lo como animal de estimação.

Uma das razões que levou essa raça a se tornar muito popular e adorada é o seu enorme potencial e gigantesca facilidade em aprender as coisas, não só de outros animais, mas incluindo obviamente até mesmo as coisas que os seus donos fazem.

Ela é caracterizada como uma raça canina dona de um altíssimo nível de energia e atividade. Isso também faz que com que ela se cansa com uma facilidade enorme, que ela se enjoe rapidamente.

O cachorro Poodle possui uma natureza extremamente amigável, amistosa. Ele simplesmente ama, adora a sua família. Ele gosta muito de estar na companhia dela e sobretudo na companhia daquele que foi instituído como sendo o seu dono.

Poodle

Raça conhecida pelo seu temperamento ativo!

Esse cãozinho é incrivelmente carinhoso, amoroso, afetuoso, amável e extremamente apegado ao seu dono. Em geral, eles costumam ser sensíveis e instintivos. Contudo, pode haver alguns cães que apresentem uma postura mais agressiva do que os demais, principalmente com relação a pessoas estranhas.

Normalmente eles se dão bem com outros Poodles e também com animais de outras espécies. Mas mesmo assim é altamente recomendado que os cachorros dessa raça tenha uma socialização o mais cedo possível. Isso vai inibir que eles se tornem muito agressivos ou possessivos.

Dado que essa é uma raça inteligente, o cão que pertence a ela demanda estímulos constantes, tanto mentais, quanto estímulos físicos, com o objetivo de coibir os desvios em seu comportamento.  Procure executar uma prática frequente de exercícios, brincadeiras e jogos com eles. Coisas como adestramento básico ou uma simples caminhada pode ajudá-lo se permanecer saudável em termos físicos e mentais.

Quais são as características físicas do Poodle?

Além de um temperamento singular, o Poodle é muito original e bonito. Sua anatomia é bem elaborada e ele é repleto de graça. Um ponto que faz com que esse cão se diferencie dos demais é a sua tosa, distinta de todas as raças restantes. Seus traços corporais são harmoniosos.

A cabeça desse cachorro é proporcional ao resto do corpo. Ele apresenta um focinho de aspecto mais sólido, com um stop bem marcado e a trufa desenvolvida. Essa trufa vai mostrar cores diferentes, de acordo com a cor em geral de todo o corpo do cão.

Poodle

Raça com diferentes cores de pelagem.

Os olhos desse animal são dotadas de uma expressividade fogosa e formato amendoado. Suas orelhas são bem longas, com pontas arredondadas. Sua cauda tem uma inserção mais alta, na altura do nível superior. Quando a cauda está repousada, ela fica com um aspecto pendente.

Um dos principais e mais diferenciadores do Poodle é o seu pelo. Sua pelagem é de basicamente dois tipos: encordoada ou cacheada. A pelagem do tipo cacheada costuma ser existir em maior abundância, ter uma textura fina, ser bem crespa, dotada de uma boa elasticidade.

Por outro lado, a pelagem do tipo encordoado, além de também ser fina e abundante, é mais lanosa e fechada.

Os tipos de Poodle

Vamos abordar abaixo sobre os tipos de Poodle:

  • Poodle Toy

É o menor tipo dessa raça, portando menos de 28 cm de altura. É um dos tipos mais cobiçados dessa raça. São bastante dóceis, muito fieis e bem brincalhões. É apegado ao seu dono e por isso se torna bastante protetor.

  • Poodle Anão

Esse é um tipo de cachorro muito inteligente e observador. Também se distingue dos demais por seu jeito mais apegado e por nutrir um certo grau de desconfiança com relação a pessoas estranhas. Sua altura pode variar de 25 a 28 cm e vive por mais ou menos 12 anos.

  • Poodle Médio

É considerada como uma das raças caninas mais inteligentes de todo o mundo. É um excelente animal para se ter como companheiro. É perfeito para famílias grandes ou médias. Sua altura oscila entre 35 a 45 cm.

  • Poodle Grande

A altura desse tipo pode chegar a 60 cm. Tem um corpo esguio e muito elegante. Seus pelos são volumosos e abundantes.

Escolhendo um Poodle para adoção

Quando for adotar um Poodle, tenha em consideração que existe diferentes tipos. Isso deve ser levado em conta pensando-se no espaço para criação que você tem disponível, o que é importante, pois esta é uma raça bem ativa. No mais, uma boa dose de amor e cuidados vai mantê-lo feliz.

Add Comment