Castração de Cachorro | Vantagens, Recuperação, Valor


A castração de cães é um assunto que desperta muitas dúvidas em tutores. Embora seja altamente recomendado e com diversos benefícios para a saúde do pet, muitos donos de pets ainda tem dúvidas a respeito. E claro, isso é normal. Estamos falando do bem estar do melhor amigo do homem e isso merece toda a atenção.

Se você quer saber mais sobre castração para cães, então estamos aqui para ajudar. Veja o que preparamos:

Vantagens da castração de cachorro

 

Castrar seus cães é um procedimento que traz benefícios tanto para os pets quanto para os tutores. Confira:

  • Diminui o risco de câncer de mama e problemas uterinos em fêmeas
  • Evita a gravidez psicológica para as fêmeas
  • Reduz o risco de problemas de próstata para os machos.
  • Cães machos tendem a urinar menos fora do lugar porque não tem a mesma necessidade de demarcar o território.
  • Os cães tendem a ter um comportamento mais tranquilo uma vez que as reações ao cio acabam sendo eliminadas.
  • Acaba com o risco de gestação indesejada, reduz o problema com abandono de filhotes e incidência de cães de rua.

Como funciona a cirurgia de castração de cachorro?

cirurgia de castração de cachorro

 

A castração é um procedimento de rotina em clínicas veterinárias, sendo considerado de baixo risco para os pets, tanto que eles costumam ser liberados para voltar para casa no mesmo dia .

Para os cães machos, trata-se da remoção dos testículos e para as fêmeas, a remoção é do útero e dos ovários. O cão é anestesiado e depois são feitas tanto raspagem quanto a limpeza da área da incisão, cujo tamanho varia segundo o porte do cachorro.

Lembre-se: o procedimento deve ser realizado por profissional habilitado e local em condições sanitárias de atendimento, portanto procure um veterinário de confiança.

Quando castrar o cachorro?

 

Existem diversos mitos associados a castração do cão e muitos deles envolvem a idade mínima para isso. A idade mínima para castrar cães pode depender de fatores como raça e porte do cão, mas em geral isso é feito antes do primeiro cio no caso das fêmeas. Ou seja, não é necessário que ela tenha passado pelo primeiro cio ou que já tenha tido uma ninhada para passar pela castração.

Na prática, é indicado também que o cão já tenha tomado todas as vacinas e trocado a dentição. De qualquer modo, sempre consulte o veterinário para checar qual o momento mais indicado para fazer a castração.

Após a idade mínima, o cão pode ser castrado em qualquer idade, portanto dificilmente ele estará velho demais para passar pelo procedimento.

Recuperação do cachorro após castração

Recuperação do cachorro após castração

 

Após a castração seu cão precisará de alguns cuidados até que ele se recupere:

Atenção ao comportamento: É provável que o pet ainda esteja sob efeito da anestesia, portanto seu comportamento pode estar um pouco diferente. Já efeitos como dores leves na área da cirurgia, sonolência, incontinência urinária e falta de apetite podem durar um pouco mais, porém são efeitos temporários.

Cuidados com água e comida: As informações sobre a alimentação do cão serão dadas pelo veterinário, porém é importante não forçar o cachorro a comer ou beber, em especial após acordar da anestsia, pois ele pode estar enjoado e isso provocar vômito. É possível que o veterinário indique comidas úmidas, mas quanto a isso aguarde maiores instruções.

Uso de colar elizabetano: Para evitar que a boca do cão tenha contato com os pontos, será indicado o uso de colar elizabetano ou de uma roupinha para impedir esse contato. Isso pode irritar o cão por conta da restrição de movimentos, mas é necessário. O tempo pode variar de 10 a 15 dias, dependendo da cicatrização.

Repouso e pouca agitação: É recomendado que os tutores restrinjam brincadeiras e atividades como correr, pular ou subir em lugares altos durante pelo menos 10 dias, para que a cicatrização não seja prejudicada.

Preste atenção nos pontos da operação: Caso haja secreção, vermelhidão ou anormalidades será preciso entrar em contato com o veterinário para solicitar instruções.

Cuidar do cronograma de remédios: O seu pet precisará de medicamentos enquanto se recupera da castração, portanto cabe ao tutor prestar atenção ao cronograma e administrar os remédios quando for necessário, assim como a devida limpeza e troca do curativo.

Valor da castração do cachorro

 

A castração é um procedimento cujo preço pode variar de acordo com o sexo (a castração de fêmeas tende a custar mais caro), idade, porte e raça do animal, Em geral, a variação de preço pode ser em média de R$ 80,00 a R$ 400,00 levando todos esses fatores em consideração.

Cabe ao tutor pesquisar alternativas: diversos locais oferecem castração gratuita ou com preços sociais, geralmente por iniciativas de programas municipais e universidades. Desconfie caso encontrar locais com preços muito baratos e não forem parte de um programa reconhecido.

Castrar é um ato de amor e responsabilidade para o seu cão. Pense no bem do seu amigo!

Add Comment