Conheça a Raça São Bernardo


Considerada a maior raça do mundo, a raça São Bernardo apresenta um porte robusto, que marca presença e, em muitos casos, pode até intimidar. Descendente dos mastiffs, esta raça canina apresenta um porte físico muito musculoso e forte.

Suas características são bem específicas, e a sua personalidade também. Esta raça tornou-se, no entanto, uma das raças mais populares do mundo. Na verdade, deve ser impossível conhecer alguém que nunca tenha visto um (mesmo que apenas por foto ou na televisão).

 

 

Personalidade da raça São Bernardo

A personalidade desta raça é bem característica, o que torna este cão ainda mais amado pelas famílias. O São Bernardo é muito, muito carinhoso. Fiel as suas famílias, ele é capaz de se adaptar a qualquer tipo de dinâmica familiar.

Calmo, quieto e muito paciente, você poderá notar que este cachorro sempre se dá bem com todos os membros da família, até com aqueles que mais o “incomodam” (como aquelas crianças que adoram puxar uma orelha ou o rabo do cão).

Além disso, ele apresenta traços de ser muito zeloso e cuidadoso. É como se o seu objetivo de vida fosse demonstrar o quanto está ao lado da sua família e daqueles que ele ama.

Altamente independente e treinável, o São Bernardo pode ser adestrado para diversas atividades. Sempre se mostrando de maneira positiva diante das suas tarefas. E, mesmo que seja uma raça independente, isto não significa que ele adore se isolar ou algo do tipo.

Pelo contrário. A raça São Bernardo é muito companheira, mas ao mesmo tempo não demonstra aquela carência de precisar ficar “se esfregando” no dono o tempo inteiro. Ele sabe dividir bem o espaço com outras pessoas, sem sobrecarregar ninguém.

As atividades que mais despertam o interesse deste cão são as de carregar (puxar cargas) pesadas, bem como correr livremente como se não houvesse amanhã. Com muita energia, ele estará disposto de enfrentar os mais diversos desafios.

Características físicas

A altura do São Bernardo permanece dentro de uma média de 66 centímetros até, no máximo, 76 centímetros. O que classifica a raça não somente como porte grande, mas sim, como porte gigante.

O seu peso permanece em uma faixa de 54 quilos até 81 quilos. Um pouco acima ou abaixo desta média, podemos considerar a necessidade de intervenção mais específica em sua alimentação. Para assim, garantir a saúde do animal por toda a vida.

 

conheça a raça são bernardo

 

Os seus pelos são ponto alto na sua caracterização. Super lisos e densos, você adorará varrer os montes e montes de pelo que cairão pela sua casa… Por isso é importante escová-lo, ok? Além disso, a coloração pode ser laranja, laranja com branco ou tigresa.

O seu corpo, como um todo, é muito robusto e parrudo, marcando presença e intimidando quem quer que seja. Mas, basta um pouquinho de carinho e conversa, para o cachorro se adaptar com outras pessoas e recebê-la sem problema algum.

A sua mandíbula apresenta uma estrutura bem específica, e é responsável pelo fato do cão babar bastante. É por isso que ter um São Bernardo dentro de casa requer cuidados constantes, com a queda de pelo e até mesmo a própria baba do cão.

Cuidados especiais

O seu São Bernardo precisará de muitos cuidados especiais, para que ele tenha uma vida longa, feliz e repleta de saúde. Para isso, é necessário começar com a higiene do animal. Por conta da sua pelagem, é muito importante que você o tose periodicamente.

Além disso, escová-lo com frequência pode ser uma boa alternativa para diminuir o excesso de pelos que cairão por aí. Dê ênfase aos pelos da face, para que não cresçam exageradamente em pontos que possam prejudicar a visão do animal, e até a sua capacidade de se alimentar adequadamente.

A escovação dos dentes também é importante. Este processo deve ser feito pelo menos uma vez na semana. Porém, se o seu cão se alimenta de comida natural, esta escovação terá que ser feita mais vezes. E ainda: será necessário sempre limpar o focinho e os pelos em volta da boca, que podem ficar com restos de comida presos.

As unhas podem ser aparadas (por um profissional) caso deseje, mas não é uma regra. Como o cão apresenta um porte muito grande, as unhas aparadas podem garantir que menos acidentes doloridos ocorram.

Pelo mesmo motivo de se ter porte grande, é muito importante que você também brinque com o seu cão. Se você tiver um quintal imenso, para que ele corra livremente, melhor ainda! Pois assim ele poderá gastar a sua energia de modo eficiente, o que é muito importante.

Caso contrário, doenças psicológicas como ansiedade, estresse e depressão poderão atrapalhar o desenvolvimento cognitivo e até físico do animal.

 

conheça a raça são bernardo

 

Doenças comuns

Além de todos os cuidados para garantir uma vida saudável e bem limpinha para a raça São Bernardo, é muito importante que você também se atente as doenças mais comuns que acometem a raça. E assim, você possa sempre estar de olho a possíveis sinais que possam estar aparecendo.

Portanto, saiba que este cão pode apresentar algumas complicações e doenças oculares com frequência. Sempre fique de olho nas características do mesmo, observando se não há secreção, se ele não está se coçando nos olhos, bem como piscando demais ou esbarrando nos móveis (devido à visão embaçada).

Além disso, as visitas corriqueiras ao veterinário garantirão exames importantes, como, por exemplo, os exames que constatam câncer nos ossos. Uma vez que esta raça também apresenta grande propensão a desenvolver este tipo de câncer.

A displasia de quadril é outra doença muito comum nos São Bernardo. Portanto, é muito importante que seja feito check-ups regulares, para garantir uma vida mais longa e saudável para o seu pet.

Pois o segredo é exatamente esse: disponibilizar uma vida com cuidados com a higiene, muito espaço para gastar energia e visitas regulares ao veterinário. Assim, certamente você terá este incrível e fiel companheiro por muitos e muitos anos. Sempre pronto para lhe atender e suprir as suas carências com o seu companheirismo infinito.

Add Comment