Como Cuidar dos Olhos do Pug


Saber como cuidar dos olhos do Pug é muito importante para quem tem este pet em casa. Afinal, com os olhinhos tão “saltados”, os mesmos apresentam uma propensão maior ao desenvolvimento de complicações oculares e doenças.

Mesmo sabendo que, os cães de maneira geral, apresentam pré-disposição a doenças como catarata, devemos nos atentar ainda mais quando o assunto é cuidados com os olhos do Pug.

E, por essa razão, montamos o nosso guia de hoje para lhe ajudar nesta tarefa de cuidar dos olhinhos do seu cão. Assim você poderá garantir a saúde do mesmo. Acompanhe a seguir:

 

como cuidar dos olhos do pug

 

Como cuidar dos olhos do Pug?

A única forma de cuidar dos olhinhos do seu Pug é alimentando-o bem (com uma ração balanceada e que supra todas as necessidades nutricionais do cão), bem como fazer a higienização a cada, pelo menos, dois dias, para garantir a saúde ocular.

Para isso, basta embeber uma gaze em soro fisiológico e, em seguida, massagear delicadamente sobre os olhos do seu Pug. Não pode apertar ou friccionar com muita força, ok? Pois além de assustar o cãozinho (que nunca mais vai querer limpar os olhos), você ainda poderá irritar o olho do pet, deixando-o ainda mais propenso a doenças.

Este cuidado deve ser feito a cada dois dias, ou então, uma vez ao dia, caso haja necessidade. Para isso, converse sempre com o veterinário do seu bichinho.

É possível prevenir doenças nos olhos do Pug?

Infelizmente não existe nenhum tipo de passo a passo que possa ser seguido a fim de prevenir as doenças oculares do Pug. Entretanto, a higienização e uma alimentação balanceada são sempre indispensáveis.

Mas, além disso, é necessário que você se atente ao comportamento do seu cãozinho. Assim você poderá descobrir qualquer desenvolvimento de alguma doença logo no seu início, permitindo um tratamento mais rápido e eficaz. E, dessa forma, você evita maiores complicações na saúde do seu cachorrinho, que corre o risco de até mesmo ficar cego. Portanto, atente aos maiores sinais e, caso perceba algo em seu cão, busque ajuda veterinária imediatamente:

 

como cuidar dos olhos do pug

 

  • Anda esbarrando nas paredes: O seu Pug anda esbarrando-se nas paredes, ou nos móveis da sua casa, sem aparentemente razão externa alguma? Pode ser que ele esteja com alguma dificuldade para enxergar. Não hesite em contatar o veterinário para prevenir maiores complicações!
  • Muito tempo com os olhos fechados: Algumas doenças oculares podem causar irritações nos olhinhos dos nossos Pugs. Desse modo, caso o seu pet fique muito tempo com os olhos fechados – mesmo acordado – é muito importante que você considere a visita ao veterinário.
  • Lacrimeja e/ou coça os olhos: Infecções como a conjuntivite podem ocasionar muita coceira e os olhos do Pug costumam lacrimejar constantemente. Atente-se a estes sinais.
  • Mudança na cor dos olhos: Você percebeu alguma alteração, mesmo que mínima, na cor dos olhos do seu Pug? Busque ajuda imediatamente.

Em suma, é muito importante que você esteja sempre atento aos comportamentos do seu cãozinho, a fim de notar qualquer alteração. Pois mesmo que não seja algo relacionado aos olhos, mudanças bruscas de comportamento estão relacionadas à saúde do pet. Portanto, sempre que notar algo diferente, converse com o veterinário!

 

Add Comment