Como Fazer o Adestramento Dos Cães


Muita gente procura saber como fazer o adestramento dos cães em casa, a fim de deixar os bichinhos bem treinados e prontos para qualquer passeio e diversão. O interessante é que este adestramento é muito mais fácil do que parece. Para isso, precisamos apenas nos atentar a, digamos, “regrinhas” básicas de uma boa “educação canina”.

 

 

Como fazer o adestramento dos cães

Existem dois pontos que precisam ser levados em conta antes de iniciar o processo de adestramento dos cães. Estamos falando da importância da repetição das palavras-chaves, bem como a importância de garantir boas recompensas ao pet.

1- A importância das recompensas

As recompensas são responsáveis por “moldar” o comportamento dos cães. Isso porque ele associará a sua atitude com um resultado positivo e satisfatório para ele. Esta recompensa pode acontecer de três formas: (a) a partir do oferecimento de alimentos e petiscos que o seu cão ama; (b) a partir de palavras de incentivo, demonstrando um sentimento de felicidade com sorriso no rosto; (c) carinho, massagem e mais carinho.

2- A importância das palavras-chaves

Do mesmo modo que você precisa garantir que o seu cão se sinta confortável com a situação, dispondo de recompensas enriquecedoras, é igualmente importante que você repita a palavra chave.

Afinal, você está querendo ensinar comandos para o seu cão, certo? Se você repetir “senta”, apenas uma vez, e ao longo do treinamento repetir “bom garoto”, “muito bem”, dentre outras palavras, o pet ficará confuso. Pois ele não teve a estimulação necessária para compreender que a atitude dele deve vir sempre depois que você falar “senta”.

Portanto, repita, sem exagerar, as palavras chaves. Pelo menos umas cinco vezes até o cão responder com a ação que você deseja. E assim, sempre dê uma boa recompensa para ele.

Vamos ensinar os comandos?

Considerando os dois grandes segredos de um bom adestramento, vamos ensinar cada comando com muita dedicação e paciência.

Ensinando a dar a patinha

Este é um dos comandos mais clássicos que os adestradores de cães adoram ensinar aos seus amigos caninos. Para atingir êxito neste processo, você precisa ter algum incentivo em suas mãos, como por exemplo, um petisco.

Com a mão fechada (e o petisco dentro), permita que o seu cachorro a cheire, para reconhecer que você tem o alimento na mão. Ele tentará, primeiramente, abrir a sua mão dando lambidinhas, mas não responda.

Depois de algumas tentativas específicas, ele irá sentar e tentará abrir a sua mão com a patinha. É aí que você dá a recompensa, com carinho palavras e petisco. Enquanto ele tenta abrir a mão, repita a frase “dá a patinha”.

Ensinando a deitar

Para que o seu cãozinho aprenda a deitar, é importante que você também mantenha um petisco em uma das suas mãos fechada. E assim, leve esta mão até o chão, sempre repetindo o comando.

A tendência é que o seu cão dobre as patinhas da frente, se abaixando. É aí que você repete novamente o comando, e suavemente abaixe o bumbum do pet. Assim que ele estiver deitado no chão, dê o petisco e o recompense com muito carinho.

 

como fazer o adestramento dos cães

 

Ensinando a ficar parado

Ensinar o cãozinho a ficar parado pode ser um dos comandos mais difíceis, afinal, ele é bastante amplo. A ideia é que você demonstre que ao invés de ele apenas sentar, ele precisa necessariamente não sair do lugar, mesmo que você se afaste. Este comando é importante para quando você sair de casa com o seu cão, e em diversos eventos você precise se aproximar de algo/ alguém que não gostaria de ter o seu pet muito próximo.

Para um bom resultado, utilize a palma da sua mão e use um tom de voz mais firme para ensiná-lo a ficar parado. Faça um “pare” com a sua mão e repita sempre a palavra “fica”. Dê um passo e, se o cão tentar se aproximar repita o comando novamente. Quando ele parar, dê um petisco.

É muito importante que o petisco seja dado apenas quando o cão estiver parado. Se ele se movimentar tentando se aproximar de você, por mais mínima que seja a distância que ele andou, não recompense! Ele poderá ficar confuso e não compreenderá o que você quer, de fato, que ele faça.

Ensinando a sentar

Este deve ser o segundo comando mais clássico que todo dono de pet deseja ensinar ao seu cãozinho. E, do mesmo modo, este é um dos comandos mais simples e rápidos para o seu cachorro aprender a executar!

Para isso, utilize sempre um petisco na sua mão. Ofereça ao cachorro, mas de longe, sempre repetindo o comando para que ele sente. Se ele insistir em vir na sua mão, em pé, gire a sua mão por trás da cabeça do animal. Assim, a tendência é que ele sente.

Se não sentar, dê uma forcinha com um leve – e carinhoso! – empurrãozinho no seu bumbum, para que ele sente. Assim que ele sentar, imediatamente elogie, dê o petisco e faça muito carinho.

 

como fazer o adestramento dos cães

 

A recompensa precisa ser no tempo certo – e com a intensidade certa

Não adianta dar a recompensa depois de um minuto e meio que o seu pet cumpriu com o planejado. Eles não possuem o raciocínio no mesmo tempo que os seres humanos. Ou seja, a memória de trabalho deles pode ser mais curta, e eles perdem o foco facilmente. Se você demorar, para dar a recompensa, infelizmente ele não associará uma coisa com a outra.

Do mesmo modo você precisa se atentar a intensidade desta recompensa. Não adianta só fazer um carinho e dizer “muito bem” sem muita empolgação. Eles precisam deste estímulo para realmente compreender que o que fizeram foi ótimo.

Tenha paciência e não desista!

Por fim, o ponto mais importante de tudo isso: tenha paciência e não desista! Como estamos falando de um treinamento, de fato, você realmente precisa aprender a treinar o seu cão. E quem disse que um treinamento traz resultados positivos desde a primeira tentativa? Não mesmo!

É preciso, com muito carinho e dedicação, compreender que cada cãozinho tem o seu tempo para aprender. E é preciso entender que ele é um animal, e não uma pessoa, e que precisa de paciência e atenção para conseguir se desenvolver e ter resultados interessantes. Portanto, carinho, petisco, paciência e atenção são os pontos chaves de como fazer adestramento dos cães.

Add Comment