Como ensinar cachorro a fazer cocô no lugar certo?


Quem tem cachorro em casa sabe que uma das principais tarefas do tutor é garantir que o cão saiba qual o lugar certo para fazer suas necessidades. E claro, quando temos um filhote em casa essa é uma das principais preocupações.

Está com um filhote ou cão adulto em casa e quer ensiná-lo a fazer cocô no lugar certo? Então podemos ajudar nessa missão:

Dicas para ensinar o cachorro a fazer cocô no lugar certo

Dicas para ensinar o cachorro a fazer cocô no lugar certo

 

Ensinar ao seu cão o lugar correto para fazer suas necessidades exige paciência, mas não é nenhum mistério. Veja algumas dicas:

1 – Escolha o melhor lugar:

É preciso que o lugar escolhido siga alguns requisitos, como estar longe do lugar onde estão os potes de água e comida e também longe do lugar onde o cão dorme. São medidas que mantém a higiene e evitam maiores riscos de contaminação.

2 – O cão precisa ter rotina:

Para facilitar o adestramento – seja de um filhote ou adulto – é preciso que o cão tenha uma rotina, com horários certos para comer, brincar, dormir e também fazer suas necessidades. Isso facilita a vida do tutor. Para tanto, é preciso estar atento a idade do pet há que os filhotes podem demorar a ter controle. Na prática, os filhotes costumam evacuar e urinar logo após comerem, ou mesmo entre 15 minutos e meia hora, enquanto adultos tendem a demorar mais.

Para facilitar, não deixe a ração disponível o dia todo para o cão. Controlando a alimentação fica mais fácil estabelecer esse tipo de rotina.

3 – Escolha o melhor método:

Existem diversas maneiras para ensinar o seu cachorro a fazer cocô no lugar correto. Em todos os casos isso envolve observação do pet com os horários e levá-lo ao local correto, mas esses métodos podem variar de acordo com o espaço disponível. Veja:

Cercadinho: Se você está tentando ensinar a um filhote, deixe-o em um espaço pequeno durante seus primeiros dias na casa. Escolha o local que você deseja que sirva para as necessidades dele e forre a maior parte do lugar com jornal ou tapete higiênico. Assim que ele comer, leve-o para onde estão forrados o tapete ou o jornal e espere que ele evacue. Recompense o acerto com carinho, petiscos ou fazendo festinha. Com o tempo e conforme os acertos, vá removendo os forros e vá liberando o espaço, deixando somente o do local escolhido para o banheirinho.

Com a casa livre: Se você preferir deixar que o filhote circule livremente, o jeito é espalhar jornal ou tapetes higiênicos pelo espaço, mesmo em locais como debaixo da mesa, próximo a porta e outros. Observando o filhote, leve-o para o tapetinho assim que notar que ele fará suas necessidades e recompense quando ele fizer no local correto. Com o tempo e conforme os acertos é possível ir removendo os tapetes e os jornais espalhados pela casa aos poucos e deixar apenas o do local escolhido como banheirinho.

Ensinando cães adultos: Basta conduzir o cão ao local correto no momento apropriado, e aguardando que ele faça as necessidades. Caso seja mais fácil, você pode levá-lo usando a guia e mantendo-o ali. Durante o aprendizado, recompense o acerto.

4 – Recompense os acertos do cão:

Associação positiva é fundamental quando estamos adestrando um cão, portanto é preciso recompensá-lo quando ele acerta. Não é preciso muito: você pode recompensá-lo com carinho, festinha ou petiscos.

5 – Elimine o cheiro do cocô e do xixi

Manter o ambiente higienizado e sem o cheiro evita que o cão faça as necessidades no lugar errado. Sendo assim remova a sujeira, limpe com o produto que preferir e finalize usando desinfetante.

6 – Não limpe a sujeira na frente do cão

O cachorro pode acabar associando o fato do tutor limpar a sujeira como atenção e isso pode acabar incentivando o comportamento errado. Sendo assim deixe a limpeza para quando ele  não estiver por perto.

7 – Tenha paciência

Não importa a idade do cão, o adestramento exige paciência. É normal que ele cometa erros e faça as necessidades fora do local, principalmente se eles forem filhotes e não tiverem o controle adequado para segurar a urina e as fezes até chegarem ao local correto. De qualquer modo é importante manter a paciência e não desistir.

O que fazer quando ele fizer cocô no lugar errado?

O que fazer quando ele fizer cocô no lugar errado

 

Erros são normais durante o adestramento do cão, independente da idade. Caso ele erre o local, evite fazer coisas como esfregar o focinho do cão próximo as fezes, bater ou dar uma bronca muito forte. Isso pode fazer com que o pet tenha medo do tutor e até mesmo comece a comer as próprias fezes.

Se você pegar o filhote no flagra fazendo cocô no local errado, leve-o para o lugar certo, mesmo que ele continue fazendo pelo caminho (o que pode acontecer pois pela idade pode ser que ele não tenha controle). Caso ele faça nem que seja um pouquinho no local certo, recompense-o como se tivesse acertado desde o início. Caso você flagre o erro muito depois de ter feito, não dê broncas pois ele não vai compreender a punição.

Se ele for adulto e pegá-lo no flagra, diga não, seja firme e leve-o para o local adequado. Caso tenha passado muito tempo, limpe o local e deixe a bronca passar, mas fique atento aos horários para poder levá-lo ao lugar certo depois e evitar que ele faça no lugar errado.

Viu só como não é tão difícil? É apenas uma questão de paciência e persistência. Boa sorte!

Add Comment