Tipos de tosa para cachorro


Tipos de tosa para cachorro: você sabe qual a melhor? Ou será que não existe a melhor? Neste texto, você vai entender um pouco sobre este assunto tão importante para manter a saúde e o bem-estar do seu cachorro em dia. Por isso, acompanhe e tire suas dúvidas.

Tipos de tosa para cachorro

tosa para cachorro

Os tipos de tosa para cachorro podem ser inúmeros. E, acima de tudo, você precisará entender o conceito de tosa. Este que é um procedimento tão importante, muitas vezes acaba sendo reduzido a simples estética. O que pode ser um problema tanto para o cachorro, quanto para você, que irá gastar muito dinheiro com algo que talvez nem seja saudável.

Assim sendo, uma tosa nada mais é do que uma forma de manter os pelos do cachorro harmoniosos. Além disso, é importante que você busque preservar o bem-estar do animal através de procedimentos que garantam mais higiene. Podemos separar os tipos de tosa em duas categorias. Acompanhe para entender melhor.

 

Tosa higiênica

A tosa higiênica é a mais importante e recomendada para donos de raças de cães peludos. Ou seja, se o seu cachorro possui pelos que crescem de forma desordenada ou contínua, é importante estar sempre em contato com um profissional especializado para estar fazendo as manutenções em regiões íntimas e entre as patas.

Este é um dos tipos de tosa para cachorros mais importantes, pois como citamos anteriormente, o bem-estar do animal é de suma importância. Bactérias podem crescer facilmente entre as patas e as regiões das genitais tanto das fêmeas quanto dos machos. E isto consequentemente poderá evoluir para quadros bacterianos mais graves, como infecções e inflamações.

A tosa higiênica garante não só uma região mais limpa, mas também garante conforto ao animal. Por muitas vezes, ele nem sabe que está passando por um desconforto na hora de fazer as necessidades. E só acaba descobrindo uma maior qualidade de vida quando os pelos são tosados por um profissional especializado.

Tosa de manutenção

Além da tosa higiênica, um dos tipos de tosa para cachorro mais importantes é a tosa de manutenção. Ela garante a manutenção dos pelos de um cachorro que, por sua vez, tem pelos que crescem infinitamente. Sim, há raças em que se não tosados, os pelos crescem para sempre. O que é extremamente desagradável para o cachorro.

Desta forma, você poderá unir o útil ao agradável e já proporcionar um novo visual ao seu animal. A tosa de manutenção pode ser também uma oportunidade para renovação. Entretanto, esta é uma linha muito tênue e muitas vezes polêmica. Afinal, qual a real função de uma tosa estética? Para o cão, nenhuma. Mas, quando feito por um profissional que entenda do assunto, os resultados podem ser positivos.

O que não pode ser confundido é a necessidade de tosar apenas para o cão ficar do jeito que você quer. Saiba que o pelo do cachorro é fundamental para a saúde dele. E uma vez tosado de forma errada, muitos problemas podem surgir. Desde transtornos comportamentais até sintomas físicos. Por isso, muito cuidado neste sentido.

Qual o melhor tipo de tosa?

O melhor tipo de tosa não existe. O que existe é o melhor tipo de tosa para a raça do seu cachorro. Por isso, sempre consulte um especialista antes de sair cortando os pelos do seu cachorro. Há muita gente que confunde uma tosa de verão, por exemplo, com o bem-estar do cão. O que na verdade é errado.

No caso das tosas “frescas” de verão, o cão acaba sentindo ainda mais calor, pois o pelo tem função primordial de proteger e isolar o corpo do calor. E, quando o pelo é retirado, esta proteção acaba. Portanto, muita prudência é importante.

Máquina

A tosa em máquina é uma forma de agilizar o processo. Pode ser feita em cães que possuem uma pelagem mais rala. Ou seja, mais baixa. Isto não quer dizer que não possa ser feito em cães mais peludos. O que precisa de atenção, neste caso, é o equipamento utilizado. Há diversas máquinas para aparar o pelo dos cachorros. Mas somente as especialistas é que são indicadas.

Há pelos com muitos nós, o que pode dificultar o processo ao extremo e machucar o cão. Por isso, sempre conte com ajuda profissional e especializada e nunca faça em casa sem conhecimento.

Tesoura

A tosa com a tesoura é indicada para cães com pelos maiores. Ou seja, diferentemente da máquina, a tesoura poderá aparar o volume em excesso que está causando problemas e incômodos no cachorro. Vale lembrar que um dos benefícios de aparar os pelos com a tesoura é o fato de não ter barulho da máquina. E isto é muito positivo para cães mais assustados ou inquietos.

A tesoura pode ser usada para aparar pelos ao redor do rosto e pelo corpo inteiro, sem causar muito atrito e proporcionando bons resultados. Entretanto, o mesmo vale para a tosa com máquina: procure um especialista para não causar nenhum tipo de acidente e, obviamente, ter bons resultados para o cão e para você.

Equilíbrio é importante

Há quem tose o cachorro toda semana. Há quem nunca tose. As duas alternativas podem ser extremas demais. Lembre-se que o melhor a se fazer é prezar pelo equilíbrio. O cão pode ficar estressado quando o pelo é tosado em excesso e, ao mesmo tempo, ele pode ficar incomodado quando o pelo atrapalha para a visão ou outros fatores.

Por isso, faça de forma regular e somente quando necessário. Boa sorte!

Leia mais

Add Comment