Antipulgas Caseiro


Os antipulgas caseiros são uma alternativa interessante para quem busca solução para acabar com a presença dos parasitas que incomodam tanto aos animais de estimação quanto aos seus tutores. A seguir vamos apresentar algumas receitas muito fáceis de fazer e que têm boa eficácia. Confira!

antipulgas para cães

Antipulgas Caseiro (Foto: Freepik)

Pequenos insetos que se alimentam do sangue de mamíferos, as pulgas têm nos cães e gatos hospedeiros perfeitos, pois encontram neles alimento de sobra e um bom lugar para se esconder. O problema é que elas causam coceiras, alergias e algumas doenças, afetando também as pessoas.

Existe uma série de produtos industrializados para acabar com elas, que podem ser ingeridos ou aplicados diretamente na pele dos pets. Mas há também boas receitas caseiras para eliminar as pulgas, com custo menor que os remédios encontrados em pet shops e farmácias.

Receitas Antipulgas Caseiro

Comprar sprays, pipetas e comprimidos mastigáveis para eliminar pulgas pode sair caro, principalmente se o seu pet for de grande porte (a dosagem varia conforme o peso). Por isso, fazer um antipulgas em casa se torna uma saída interessante.

Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas receitas caseiras de antipulgas. Veja a seguir:

Antipulgas com vinagre

Misture duas partes de vinagre e uma de água em um recipiente e espalhe a mistura pelo corpo do animal, após umedecer o pelo, usando algodão ou um pano. Deixe agir por meia hora e use um pente para tirar as pulgas. A seguir dê um banho nele para retirar o excesso.

receitas caseiras de antipulgas

O limão é ótimo para combater as pulgas (Foto: Freepik)

Banho de limão

Ferva um litro de água e, ao final da fervura, acrescente um limão cortado em rodelas (com casca). Desligue o fogo e deixe descansar durante uma noite. No dia seguinte, aplique a solução no pelo e na pele do bichinho, com um pano, e deixe secar naturalmente.

Repelente caseiro

Bata, no liquidificador, uma mistura de capim de erva cidreira ou citronela, cravo, 200 ml de vinagre branco, 200 ml de álcool 70 e 600 ml de água. Deixe bater até triturar bem, e a seguir insira a mistura em um borrifador (não é preciso coar). Aplique uma vez por dia no animal.

Como usar Antipulgas Caseiro

Escolha uma das receitas acima e siga as recomendações, lembrando que você só deve usar uma por vez. Caso queira testar todas, aguarde alguns dias para ver o resultado e a seguir utilize o outro método desejado.

Produtos como limão e vinagre são muito usados nessas receitas pois causam incômodo às pulgas, facilitando o combate a elas.

Precauções

Na hora de usar remédios caseiros para matar pulgas é preciso ter alguns cuidados, como não aplicar os produtos em áreas mais sensíveis do corpo, entre as quais os olhos e o focinho.

Também é bom usar com cautela na região das orelhas, evitando que o líquido caia dentro delas.

antipulgas para gatos

Algumas receitas podem ser usadas nos gatos (Foto: Freepik)

Contra Indicações

Algumas receitas caseiras para eliminar pulgas são indicadas apenas para cães e outras somente para gatos. Há ainda aquelas que podem ser utilizadas em ambos os pets. Ciente disso, verifique qual a mais indicada para o seu bichinho de estimação.

Caso o cachorro ou o gato tenha alergia aos produtos usados nas receitas, evite aplicar nele, procurando outro método de tratamento. O mesmo vale para animais doentes e fêmeas grávidas ou amamentando.

Pets recém-nascidos também não devem usar tais receitas.

Efeitos Colaterais

Em geral, os antipulgas caseiros não causam efeitos adversos mais graves. Pode ocorrer coceiras ou algum tipo de incômodo, e nesse caso basta dar um banho no pet para retirar os produtos.

Se notar algo muito diferente em relação ao comportamento dele, procure um veterinário.

Add Comment