Tártaro em Cães – Riscos como Prevenir e Tratar


tártaro em cães, assim como ocorre em humanos, requer certa atenção para garantirmos a saúde do animal. Afinal, embora pareça bastante inofensivo, este tipo de placa bacteriana pode, mais tarde, causar outras complicações a saúde do pet. Complicações essas que podem ser mais graves do que você imagina.

Por isso, aprender o que é, como cuidar e como prevenir o reaparecimento do tártaro são ótimas vias para manter o seu melhor amigo sempre saudável. Para saber mais, acompanhe este nosso guia de hoje.

tártaro em cães

O que é o tártaro em cães?

O tártaro em cães, de maneira geral, é um tipo de placa de bactérias que surge pelo acúmulo de restos de alimentos, que ficam presos nos dentes do cachorro. Isto é, o tártaro atinge a maioria dos cães que não recebem um cuidado ideal em sua saúde bucal.

Também conhecido como cálculo dental, o tártaro possui uma característica bem específica, onde possamos perceber, apenas observando os dentinhos do pet, certa “crosta” em torno do mesmo. É possível, inclusive, nos depararmos com mau cheiro.

Leia também: Tipos de tosa para cachorro

Como prevenir o tártaro em cães?

Antes de aprendermos sobre o tratamento deste problema, conhecermos a prevenção é uma ótima maneira de manter os nossos pequenos sempre protegidos e bem cuidados. Portanto, para prevenir que este tipo de problema apareça, você deverá:

  • Escovar os dentes do seu cão com frequência: O ideal seria que você pudesse escovar os dentes do seu cachorro pelo menos uma vez por dia. Porém, a gente sabe que nem sempre a rotina corrida nos permite este tipo de coisa. Desse modo, a melhor alternativa é você apostar na higienização de, no mínimo, três vezes por semana.
  • Adquirir produtos específicos para cães: Outro ponto que você precisa considerar é com relação aos produtos que você utiliza. Isto é, não dá para utilizar escova de dente para humanos e tampouco a pasta de dente que você usa no seu dia a dia. Mas sim, é preciso adquirir os produtos necessários para este fim.
  • Não dar alimentos que não sejam para cães: Você pode não perceber, mas, os alimentos que consumimos no dai a dia possuem substâncias e ingredientes que podem se prender nos dentinhos de nossos cães. Por isso, o ideal é que os mesmos consumam apenas ração, sachês e petiscos feitos para eles.
  • Levar o pet ao veterinário regularmente: A visita regular ao veterinário é obrigatória. Afinal, apenas desse modo você poderá manter o check-up em dia, evitando que qualquer tipo de problema possa se desenvolver em seu pequeno amigo.

Meu cão está com tártaro, como tratar?

O tratamento adequado será dado pelo veterinário do seu cão. Visto que tudo também pode depender do quadro do problema. Há animais que possam desenvolver o tártaro mais rapidamente, enquanto que outros desencadeiam o problema de um modo mais lento.

Entretanto, assim que você notar o aparecimento de tártaro, é essencial que você busque ajuda o quanto antes. Assim o profissional irá remover, a partir de uma limpeza, inibindo a proliferação acelerada das bactérias. E, desse modo, protegerá o seu pet.

Leia também: Sarna Negra | Sintomas, Como Tratar o Seu Cachorro

Quais são os riscos?

Os riscos do tártaro em cães são bem expressivos. E, por conta disso, é importante que você esteja atento aos sinais. Visto que o problema pode desencadear:

  • Mau hálito excessivo, que torna a convivência até mesmo desconfortável;
  • Perda dos dentes de um modo precoce, por conta de infecções na gengiva;
  • Infecções que podem se espalhar pelo corpo, atacando o coração, os rins e o fígado do cão. Neste caso, o problema pode se transformar em algo fatal.

É justamente por conta destes riscos que você deverá ficar atento aos sinais. Assim você estará protegendo o seu pequeno grande amigo!

Cuide da saúde do seu pet

Lembre-se que a saúde do seu pet está diretamente relacionada com os cuidados que você tem com a higiene do mesmo. Por isso, dê a ele a chance de manter uma vida mais leve e saudável, a partir da atenção que ele merece receber de você. Assim, ele viverá ainda mais feliz ao seu lado. Pode acreditar!

Add Comment