Como cuidar de gatinho recém nascido – 5 dicas práticas


Como cuidar de gatinho recém nascido é uma das coisas mais importantes que todo tutor precisa saber. Principalmente tutores de primeira viagem! Um animal recém nascido requer uma série de cuidados. E um deles é justamente não deixar faltar as necessidades básicas. Por isso, acompanhe o texto e saiba o que fazer.

Como cuidar de gatinho recém nascido

Para entender como cuidar de gatinho recém nascido, precisamos entender que estes animais são extremamente sensíveis e sentimentais. Ou seja, eles precisarão da ajuda da mãe para sobreviver ou, caso a mãe não esteja presente, devemos assumir este papel.

filhotes

Mas como fazer isso sem incomodar ou mesmo errar? Separamos 5 dicas básicas para que os cuidados com o seu gatinho sejam proveitosos, úteis e importantes. Por isso, fazer da forma certa é fundamental! Acompanhe o texto.

1- Mantenha-o quentinho

A primeira dica é manter o gatinho quentinho. Sempre que filhotes de gato vierem ao mundo, eles precisarão de calor para sobreviver. Principalmente se coincidir o nascimento deles com o inverno. Quem faz este papel geralmente é mãe. Mas nem sempre ela estará presente. Seja por um motivo ou por outro.

Por isso, se precisar cuidar deles, entre em ação e enrole-os em panos e monte uma caminha para gato que seja quentinha e confortável. Assim eles poderão sentir-se muito mais a vontade e aconchegantes.

Entretanto, também é importante tomar alguns cuidados. Não opte por panos em forma de laços ou mesmo muito estreitos. Com os movimentos dos mini felinos, acidentalmente eles poderão se machucar e até mesmo perderem a vida com um possível enforcamento. Fique atento!

2- Limpe-o com uma escovinha macia para simular a língua da mãe

Outro ponto importante para cuidar de gatinho recém nascido, é limpá-lo de uma forma que eles sintam-se amados. Quem fará este trabalho nos primeiros dias, será a mãe. Ela usará a própria língua para manter seus filhotes quentinhos e limpinhos.

E você poderá fazer isso com o uso de uma simples escova de dentes macia e úmida. Esfregue linearmente nos pelos dos gatinhos e faça-os imaginar a língua da mãe. Além de importante mentalmente para eles, isto fará com que eles fiquem sempre higienizados.

Como cuidar de gatinho recém nascido

3- Dê leite com uma mamadeira

Utilizar uma mamadeira para cães e gatos é um dos pontos mais importante para cuidar de gatinhos recém nascidos. Afinal de contas, eles precisam comer e é você quem deverá providenciar esta comida! Gatinhos geralmente gostam de leite e este será o alimento que a própria mãe fornecerá.

No entanto, quando não houver o leite materno, você poderá oferecer leite de vaca. Mas cuidado para não usar leite de vaca puro! A lactose e a gordura não fazem bem para o felino, especialmente se ele for filhote. Misture com água e opte por leite desnatado.

4- Limpe as necessidades constantemente

Um gatinho recém nascido não sabe onde ele deve fazer as necessidades. Assim que ele crescer, saberá. Mas por enquanto, você deverá agir e limpar a caminha (ou ninho) deles. Faça vistorias constantes para que eles tenham um ambiente acolhedor e higiênico.

Como cuidar de gatinho recém nascido

5- Evite contatos bruscos

A estrutura de um gatinho recém nascido ainda é frágil. Por isso, busque evitar os contatos bruscos com eles. Evite de pegar pelas patas ou aperta-los. De preferência, mantenha-os na caminha e movimente-os delicadamente e sem força. Cuide bem dos filhotinhos! Boa sorte!

Add Comment