Boiadeiro Australiano – Australian Cattle Dog


Se você está procurando um cão fiel, forte, robusto e muito “trabalhador”, certamente irá se encantar com a personalidade do Boiadeiro Australiano. Uma vez que este cão, que foi criado para ambientes mais rudes e agressivos, mostra-se como uma raça forte e sempre pronta para atividades enérgicas. Saiba mais sobre este incrível cão que tem ganhado o coração daqueles que amam viver uma aventura.

 

boiadeiro australiano

 

Personalidade do Boiadeiro Australiano

A personalidade desta raça é muito expressiva e notável. Estes cães adoram se mostrar independentes, fortes e “pau para toda obra”. Estão sempre atentos e cheios de energia para gastar trabalhando – normalmente em organização de rebanhos – ou explorando a natureza em sua volta.

A independência deste cão faz com que o mesmo esteja sempre atento e disposto a organizar qualquer tipo de “problema”. E esta organização pode se dar a partir das suas patinhas e mordidas nada agradáveis. Por exemplo, quando o cachorro estiver organizando o rebanho, pode ser que ele dê umas pequenas punições para aquelas ovelhas que são um pouquinho teimosas ao comando.

Mas, além disso, ele pode sentir a necessidade deste tipo de ação com humanos. Se ele sentir que uma pessoa está causando problemas e desorganizando o ambiente, pode ser que ele tente controlar a situação com as suas próprias soluções – o que pode ser ligeiramente arriscado.

Porém, quando bem treinado, o cachorro desta raça sempre procurará a “autorização” do seu dono, para tomar medidas plausíveis ao momento em questão. E assim, basta um olhar de “positivo” do tutor para que o cachorro faça a justiça com as próprias patas.

Do mesmo modo que este cãozinho pode ser independente, ele se mostra com uma personalidade muito reservada. Isto é, ele não é daquele tipo de cachorro que adora uma bagunça em sociedade. Ele prefere ficar no seu “canto”, quieto, apenas vigiando o ambiente e garantindo que tudo esteja nos conformes.

Este traço, em hipótese alguma, significa que ele possa ser hostil ou agressivo com quem quer que seja. Ele apenas mostra-se mais entretido no seu próprio universo.

A partir disso, ele pode ser um ótimo protetor para a sua casa. Sempre disposto a defender o seu território, e muito, muito ligado ao seu dono. É possível que ele até sinta fortemente a sua ausência.

Características físicas

A altura média deste cão varia entre 43 centímetros a 51 centímetros. O seu peso tem apenas uma pequena variância entre 15 a 20 quilos. Acima desta pesagem, é necessário compreender o que acontece com o metabolismo do cão, para evitar o sobrepeso.

O cão é bastante harmonioso, e a sua estrutura demonstra força e poder, uma vez que se trata de um cão dominador. O seu focinho forte mostra o quão empoderada é esta raça. Sua cabeça é muito imponente, e suas leves orelhas são inclinadas. A sua cauda forma uma ligeira curva, e o seu corpo é razoavelmente comprido.

 

boiadeiro australiano

 

O pelo é liso, com uma cobertura uniforme que não apresenta grandes folículos. Com o pelo curto, é mais fácil manter a higiene do animal no dia a dia. A sua cor puxa para um tom azulado/ azulado mármore ou azul malhado. Nas suas patas, podemos notar tons que são mais escurecidos, com pontos de tonalidade fogo e azul no topo da cabeça.

Suas patas não são nem tão curtas, nem tão longas. Mas sim, do tamanho ideal para formar uma estrutura corpórea que, aos nossos olhos, apresentam uma harmonia bem interessante.

Como cuidar do Boiadeiro Australiano

Todo cachorro requer cuidados específicos para que a sua saúde se mantenha sempre em dia, e para que ele possa se desenvolver da melhor forma possível. No caso do boiadeiro australiano não seria diferente. Na verdade, existem algumas exigências importantes que você deve considerar na hora de cuidar do seu cão. Afinal, estamos falando de uma raça muito enérgica e poderosa.

Para isso, é muito importante que você esteja disposto a brincar com o seu cão de maneira intensa e recorrente. Apenas uma caminhada de 20 minutos não será o suficiente para suprir todas as necessidades do desenvolvimento físico do cão.

Mas sim, você terá que se engajar em aventuras mais intensas, como corridas (por até 40 minutos, por exemplo), somando com outras brincadeiras que possam deixar o animal ainda mais “cansado”, e assim, propor uma vida equilibrada e saudável para ele.

Como esta raça é muito independente e tem se mostrado uma das mais fortes e robustas até então, é bem provável que o seu cachorro se machuque e finja que nada está acontecendo.

Ou seja, ele sempre estará disposto para continuar os seus trabalhos sem permitir que algum machucado o impeça. Como é altamente tolerante a dor, ele poderá continuar fazendo as suas atividades até mesmo se estiver sangrando.

Portanto, é importante sempre estar atento aos sinais do seu cão para garantir que o mesmo não esteja com alguma complicação. Para isso, procure se atentar a:

 

boiadeiro australiano

 

  • Olhe sempre os dentes do seu cachorro. Escove-os de três a cinco vezes por semana.
  • Limpe sempre o ouvido externo com produtos apropriados e um pedaço de algodão. Esta raça tende a desenvolver infecções no ouvido, e por isso você precisa estar sempre atento para evitar complicações.
  • Dê banho apenas quando ele estiver sujo e com mau cheiro.
  • Se perceber algum machucado na pele, queda de pelo, cachorro mancando, secreção no nariz/ ouvido/ olhos, leve imediatamente ao veterinário.
  • Escove o seu cachorro uma vez por mês. Quando notar que está acontecendo a troca de pelos, escove uma vez por semana.
  • Não deixe o seu cachorro executar as atividades do dia a dia se apresentar algum sintoma de que algo não vai bem. Ele não vai querer parar, e poderá se machucar ainda mais se você não intervir.

Origem do Boiadeiro Australiano

O boiadeiro australiano, ou Cattle Dog, nasceu do cruzamento de algumas raças com características de pastoreiro, na Austrália. A raça foi reconhecida em 1890, e desde lá tem sido a melhor companheira de fazendas e grandes fazendeiros. A ideia inicial, que se tem até hoje, era que a raça fora elaborada para cuidar dos rebanhos de gado de forma eficiente, ágil, com força e muita vitalidade. Por isso o animal é altamente enérgico e independente.

Add Comment