Lhasa Apso – Caracterísicas, Dicas e Fotos


O Lhasa Apso tem aquela aparência de “cachorro de madame” com lindos pelos longos, brilhantes, sedosos. Mas por baixo dessa pelagem, ele é um cão bastante forte e um ótimo cão de guarda, acredite se quiser!

SAIBA TUDO SOBRE O LHASA APSO

Apesar de parecer bem mimado com seu porte pequeno, essa raça tende a ser bem fiel e protetor, achando que é um cão de grande porte. Quase sempre ele se apega a uma única pessoa, então se você não for escolhido por ele, não se preocupe.

Características

O Lhasa Apso, nasceu no Tibete e é um dos cães mais antigos da história, criado por monges. Seus pelos dourados são semelhantes ao das cabras tibetanas. Lhasa é a capital da do Tibete, por isso o nome.

Considerado um cão que trazia sorte, era difícil conseguir comprar um. Eram sagrados, e apenas mosteiros e templos tinham o Lhasa como cão de guarda.

O cachorro dessa raça é feroz, não no sentido agressivo, mas ele fará de tudo para proteger sua família. Por isso são bem desconfiados e não gostam muito de estranhos.

Como um cão que se acha de porte grande, ele tende a ser um pouco teimoso quando quer e gosta de fazer as coisas do seu jeito. É preciso ensinar desde pequeno alguns limites, não que ele vá seguir todos, mas isso irá ajudar futuramente

Bem inteligente e amigável, se socializada com outros cães e gatos, mas essa socialização deve ser incentivada desde filhotinho. Adora brincadeiras e não tem a necessidade de praticar exercícios com muita frequência, por isso se adapta super bem a locais pequenos como apartamentos.

O Lhasa Apso lembra bastante a aparência do Shih Tzu, ambos nasceram no mesmo lugar e eram adorados pelos templos e monges. Com o passar do tempo, a busca por manter a raça original e seu aperfeiçoamento permitiu a diferença entre os cães.

O Lhasa nasceu para ser um cão de guarda, no Tibete era conhecido como “Apso Seng Kye” que significa “Cão Leão Latido Sentinela”, já que essa raça tende a latir bastante quando acha que algo está estranho. Seu corpo pode aguentar temperaturas baixíssimas devido sua pelagem.

Sua expectativa de vida é de 15 anos, em média, e podem pesar entre 5 e 7 quilos.

Saúde

É uma raça que não desenvolve muitos problemas de saúde, claro que a alimentação está totalmente relacionada a isso.

Alguns problemas podem surgir, mas estão totalmente ligados a genética, o acompanhamento com o veterinário é fundamental para evitar complicações maiores.

Dicas

  • Faça caminhadas e atividades, pelo menos duas vezes na semana. Eles não gostam de longas caminhas, se isso acontecer, provavelmente pedirá colo.

  • É comum encontrar raças com pelos ondulados.

  • Problemas na pele também podem surgir, como a quantidade de pelo é grande, às vezes fica difícil de identificar. Fique atento!

  • Pentear e escovar os pelos diariamente é fundamental para evitar nós.

  • Faça essas ações desde pequeno para que ele se acostume

  • Existem donos que preferem o pelo curto, isso evita o trabalho de cuidar dos fios longos.

  • São ótimos companheiros de outras raças de cães.

  • Curiosidade: O floquinho, cachorro do Cebolinha é da raça Lhasa Apso.

Fotos do Lhasa Apso

Eles são lindos, fofos, atraentes, inteligentes, fiéis e atraem olhares por onde passa. Mas fala a verdade, tem como não se encantar por eles?

Add Comment