Shar Pei – Caracterísicas, Dicas e Fotos


O Shar Pei é sem dúvidas, um dos cães mais fofinhos do mundo, aliás é difícil não se encantar com tantas dobrinhas e sua aparência única.

SAIBA TUDO SOBRE O SHAR PEI

O Shar Pei chama atenção com seu corpo cheio de dobrinhas e seu olhar diferente, além disso sua pelagem esconde um verdadeiro cão de guarda que faz de tudo para proteger sua família.

Características

Essa raça surgiu na China, por volta de 200 a.C. Não se tem muitas informações sobre a raça, pois tudo se perdeu quando a China se tornou comunista, eliminando assim diversos cães e suas histórias.

Foi companheiro dos camponeses durante anos, que utilizavam esse cão como caçador e segurança da propriedade.

Muitos acreditam que ele seja descendente do Chow Chow, já que ambos apresentam características parecidas, língua colorida e nasceram no mesmo país.

O temperamento do Shar Pei é completamente diferente de sua aparência. Sério, independente e teimoso, não é muito fã de estranhos.

Desconfiado por natureza, precisa de estímulos desde filhote para que ele cresça um cão amigável e menos preocupado.

Não espere muita animação ou agitação por parte dessa raça quando for a hora de brincar, por ser um cão de guarda sua seriedade fala mais alto. Caminhas diárias já os satisfaz.

Apesar de ter em ser um caçador nato, ele se dá bem com outros cachorros e animais. Importante ensinar desde pequeno a socialização com os demais animais da casa, isso evita uma atitude agressiva por parte do Shar Pei

Sua teimosia pode atrapalhar na hora do adestramento. O Shar Pei não gosta de repetições e muito menos de receber comandos, se você não tem experiências com cachorros, pode sofrer um pouco com essa raça.

Seu tamanho não impede que ele cresça em casas pequenas e apartamentos com pouca área de lazer. Mas, é necessário alguns passeios ao ar livre para ajudar na saúde mental e física do cachorro.

Sua expectativa de vida é de 11 anos, em média, e podem pesar entre 20 e 30 quilos.

Saúde

Como um cão com bastante gordurinha, é necessário muito cuidado com seu corpo. Limpe e seque com freqüência para evitar mau cheiro e o surgimento de algumas doenças causadas por fungos.

Doenças como dermatite (relacionadas a pele), displasia no quadril e cotovelo podem surgir com a idade.

Dicas

• A queda de pelo é baixa, sendo a manutenção dos fios bem fácil. Escove os pelos semanalmente para mante-los saudáveis.

• Pratique atividade física diariamente, isso ajuda na saúde do animal.

• É um cão que tolera baixas temperaturas, por isso pode ficar inquieto com altas temperaturas.

• O nome Shar Pei significa “Pele de areia” devido a textura de seu pelo ser áspero e semelhante a de areia.

• Crianças pequenas podem não compreender essa raça, portanto são mais indicados para crianças maiores.

• É uma raça que não late muito, apenas quando se depara em alguma situação onde deve proteger seu tutor, seja ela qual for.

Fotos

Sua aparência fofinha esconde muito bem seu temperamento tranquilo, fiel, protetor e caçador! Da vontade de abraçar bem apertado essas ruguinhas dele.

Add Comment