Pastor Belga | Caracterísicas, Dicas e Fotos


O Pastor Belga é uma raça muito inteligente, independente e usado bastante como cão de guarda, afinal isso está em seu sangue.

SAIBA TUDO SOBRE O PASTOR BELGA

O Pastor Belga é um cão está preparado para tudo e qualquer situação. É um cão adorável e bem protetor, não estranhe caso ele avance em algum estranho para te defender.

Características

 Essa raça surgiu na Bélgica e é bem recente, se comparada com outras. Surgiu em meados dos anos 80, e era um cão pastoril que ajudava a controlar o rebanho e proteger as fazendas.

Durante a Primeira Guerra Mundial foi bastante usado como mensageiro e cão de sentinela, e sua popularidade aumentou com o fim da Guerra nos EUA.

Pastor Belga

Existem quatro variações da raça Pastor Belga, sendo elas diferentes em alguns aspectos: Pastor Belga Groenendael, Pastor Belga de Malinois, Pastor Belga Tervueren e Pastor Belga Laekenois .

  • Pastor Belga Groenendael : Sua pelagem é longa, cheia e apenas de uma única cor: preta!
  • Pastor Belga de Malinois : Um dos mais conhecidos da raça Pastor belga, ele tem sua pelagem curta e com tons amarelos, laranjas e preto. Se assemelha bastante ao Pastor Alemão.
  • Pastor Belga Tervueren : Com uma pelagem longa e dourada.
  • Pastor Belga Laekenois : Totalmente diferente das demais variações, sua pelagem é encaracolada e áspera. Porém, é um cão mais raro e é encontrado apenas na Holanda.

O temperamento do Pastor Belga é igual independentemente de sua variação. É um cão bem leal e respeita as ordens de seus tutores. São carinhosos e bem inteligentes, em sua natureza.

Muito utilizado por policiais e forças especiais, devido sua inteligência e facilidade em entender e aceitar os comandos de seus tutores e treinadores. Utilizado durante a guerra, foi um cãe dessa raça, da variação Malinois, chamado Cairo,  que ajudou na captura de Osama Bin Laden em 2011.

Nem só de ordens se vive o cachorro! Mesmo com seu porte de cão de guarda e toda sua seriedade, ele tende a ficar bem deprimido quando não recebe carinho e afeto necessário.

É um ótimo amigo para outros cães, seja ele de qualquer raça, e até de outros animais como gatos.

Sua mordida é bem forte, por isso é importante apresentar os estranhos assim que forem visitar sua residência. Deixe que o Pastor Belga se aproxime e conheça a pessoa, isso evitará algumas ações protetoras por parte do animal.

Ele é um cão de porte médio e adora viver ao ar livre. Casas com espaço para correr e brincar são essenciais para essa raça, assim não se adaptam bem em locais pequenos como apartamentos.

Longas caminhadas e brincadeiras com bolinhas e objetos de “leva e traz” são os preferidos dessa raça.

Sua expectativa de vida é de 13 anos, em média, e podem pesar entre 25 e 30 quilos.

Saúde 

Como um cão ativo que adora se exercitar, portanto raramente apresenta doenças, mas sempre há uma exceção.

Doenças como dermatite (relacionadas a pele), catarata e hipotiroidismo podem aparecer eventualmente.

A epilepsia é outra doença comum em cão dessa raça, caso o animal apresente convulsão sem explicação, leve urgente ao veterinário e faça acompanhamento para evitar mais episódios.

A alimentação dessa raça é muito importante. Deve utilizar somente rações específicas para Pastores Belgas, pois oferecem todos os nutrientes necessários para mante-los fortes e ativos.

Dicas 

  • A queda de pelo considerável, por isso é importante escovar os fios pelo menos duas vezes na semana.
  • Pratique atividade física diariamente, isso ajuda na saúde do animal e também liberar um pouco dessa energia acumulada.
  • É um cão que tolera baixas temperaturas, dependendo da variação da raça pode sofrer com temperaturas mais altas.
    Como é o caso dos cães Pastor Belga Groenendael e Pastor Belga Tervueren.
  • Crianças pequenas são ótimos companheiros para essa raça, que tende a ser bem amorosa e protetora com as crianças, então não se preocupe!
  • É uma opção para quem quer um cão-guia diferente, pois é um animal que recebe ordens com facilidade e bem comportado.

Fotos

 Sua aparência de bravo esconde muito bem seu temperamento brincalhão, ativo e afetuoso. Confira algumas imagens dessa raça!

Add Comment