Pastor Alemão – Tudo sobre a raça


Como é o seu temperamento? Ele é bravo? De onde veio? Quais são as cores? Saiba tudo sobre a raça Pastor Alemão no post a seguir, preparado especialmente para quem está em busca de informações sobre essa raça que é uma das mais populares entre os amantes de cães!

Pastor Alemão

Pastor Alemão – Tudo sobre a raça (Foto: Pixabay)

Também conhecido como cão policial, por ser uma das raças mais utilizadas pela polícia, o Pastor Alemão é um cachorro inteligente, muito obediente e um ótimo companheiro para pessoas de qualquer faixa etária, desde crianças a idosos.

Bastante fiel ao dono, ele costuma ser muito utilizado na vigilância de residências, papel que desempenha com enorme propriedade. E assim como outras raças grandes, possui energia de sobra para utilizar de diferentes maneiras, entre as quais brincar com o seu tutor.

Origem

Como o próprio nome entrega, a origem do Pastor Alemão está na Alemanha. Os antepassados da raça são datados do século XII, mas é a partir do século XIX que a raça como a conhecemos atualmente começou a se desenvolver.

O responsável pela criação da raça foi Max von Stephanitz, um ex-capitão da cavalaria alemã que tinha conhecimentos em veterinária e desejava criar uma raça perfeita, a partir da união das características de vários cães pastores.

O objetivo era desenvolver um cão de pastoreio que também se destacasse na realização de trabalhos exigentes em relação à inteligência, coragem e força física. O cão chamado Horand von Grafrath foi o primeiro a reunir tais características, servindo como modelo e reprodutor principal da raça.

Pastor Alemão características

A raça é muito enérgica e adora brincar (Foto: Pixabay)

Logo nas primeiras décadas do século XX, o Pastor Alemão começou a ser usado pela polícia. Ele teve ainda um papel de destaque na Primeira Guerra Mundial, servindo ao exército alemão. Tal trabalho acabou fazendo com que a raça ganhasse a nomenclatura de Cão Pastor e de Lobo da Alsácia, este último na Inglaterra, pois qualquer coisa que remetesse à Alemanha era estigmatizada.

Ao final dos combates, muitos exemplares da raça acabaram sendo levados pelos exércitos de outros países, o que contribuiu bastante para a popularização do Pastor Alemão em todo o mundo. Pouco tempo depois, a raça se tornou celebridade na TV e no cinema, aparecendo em produções como Rin-Tin-Tin.

Características

Considerado um cão de porte grande, o Pastor Alemão apresenta um tamanho médio entre 60 e 66 cm, no caso dos machos adultos, e de 55 a 60 cm, nas fêmeas. O peso médio fica entre 30 e 40 kg, nos machos, e varia de 22 a 32 kg nas fêmeas.

Devido às suas medidas e características comportamentais (é cheio de energia, adora correr e brincar, entre outras coisas), é indicada a sua criação em casas e locais maiores e abertos, que têm espaço de sobra para ele se movimentar.

Mas nada impede que você possa criar Pastor Alemão em apartamento, bastando tomar alguns cuidados simples, como deixar que ele transite por toda a residência, separar um cantinho para que ele satisfaça suas necessidades fisiológicas e levá-lo para passear pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à noite, por exemplo).

Conheça outras características do Pastor Alemão:

  • Boa tolerância ao frio;
  • Tolerância média ao calor;
  • Está sempre alerta;
  • Corajoso;
  • Curioso;
  • Apresenta pelagem preta e marrom, na maior parte dos casos, mas pode ser encontrado em outras tonalidades;
  • Cabeça cuneiforme, com testa um pouco protuberante;
  • Olhos amendoados e escuros;
  • Orelhas pontudas e eretas (ficam caídas até o quarto ou sexto mês nos filhotes);
  • Pescoço robusto e musculoso;
  • Dorso firme, reto e inclinado para trás;
  • Cauda cerrada e densa;
  • Membros anteriores retos e posteriores paralelos (inclinados para trás);
  • Expectativa de vida entre 10 e 14 anos.

Temperamento

Inteligente, fiel, dócil e obediente são algumas das principais características do Pastor Alemão, transformando-o em uma ótima opção para quem está em busca de um cão, seja para vigiar a casa, fazer companhia no dia a dia ou brincar com as crianças, entre outras possibilidades.

Pastor Alemão temperamento

Desde filhote, o Pastor Alemão é dócil e muito calmo (Foto: Pixabay)

Devido a essas características do temperamento do Pastor Alemão, ele consiste em um cão fácil de treinar, que aprende muito rápido os mais variados tipos de truques e habilidades. Por isso, é bastante utilizado pela polícia para rastrear drogas, localizar pessoas desaparecidas e buscar sobreviventes/corpos em escombros, pois também possui um olfato muito desenvolvido.

Paciente e tranquilo, ele adora receber carinho e elogios, sendo considerado uma ótima companhia para crianças e idosos. Ele também convive facilmente com outros animais domésticos, como os gatos e cães de outras raças, mas pode ficar mais reservado diante da presença de pessoas estranhas.

Como cuidar de um Pastor Alemão

Os antepassados da raça atuavam cuidando de rebanhos durante todo o dia. Toda essa energia foi herdada por eles, ou seja, os exemplares atuais são cheios de energia para gastar. Dessa forma, quem quer ter um cão pastor precisa estar ciente das necessidades de exercícios físicos diários do pet.

Também é interessante exercitar a mente do animal, para aproveitar toda a inteligência que ele possui, ensinando-o vários truques e comandos. Com isso, é possível evitar situações como tédio e estresse, que podem resultar em alguns problemas de saúde e comportamentais.

cores Pastor Alemão

Há diferentes variedades de Pastor Alemão, como o que tem pelagem toda preta (Foto: Pixabay)

Ainda em relação aos cuidados com Pastor Alemão, você deve ficar atento à saúde do cachorro, apesar de ele ser forte e bem resistente. Algumas doenças comuns à raça são Displasia Coxofemoral, Mielopatia Degenerativa, Foliculite Furunculosa e dermatites.

É preciso ainda ter atenção ao dar banho nele, pois ele é propenso a ter otites com frequência, e fornecer a ele uma ração de qualidade, que supra todas as suas necessidades de nutrientes e vitaminas.

4 cores da raça Pastor Alemão

A tonalidade mais comum dessa raça é a bicolor, que mescla as cores preta e marrom. Os exemplares que apresentam essa característica são conhecidos como “capa-preta”, a versão mais tradicional do Pastor Alemão.

Mas há ainda outras variedades de cores do Pastor Alemão, como a pelagem bicolor Black-and-tan (preto com castanho), a pelagem cinza (Sable) e a pelagem totalmente preta. Em todos os casos, os cães apresentam, em comum, a máscara preta e o nariz preto.

Add Comment