Fila Brasileiro – Caracterísicas, Dicas e Fotos


O Fila Brasileiro é um cão obediente, seguro e um excelente guardião. Sua aparência e seu porte grande pode assustar, mas ele é puro amor!

SAIBA TUDO SOBRE O FILA BRASILEIRO

O Fila Brasileiro pode ser bem temperamental, afinal não é nada amigável com estranhos, e isso faz dele um ótimo cão de guarda e até caçador de grandes animais.

Características

 Essa raça tem uma ligação intensa com o Brasil. Nascido de uma mistura de cães de guarda, e isso se faz presente até os dias de hoje em seu DNA. Mastiff, Buldogue, Fila Terceirense (nascida em Portugal) e Bloodhound são algumas raças que deram origem ao Fila Brasileiro que conhecemos hoje.

Durante a época de colonização, os cães dessas raças vieram para o Brasil junto de suas famílias, com os cruzamentos entre as espécies nasceu o Fila, que teve um papel importante em nosso País.

Enquanto os Bandeirantes faziam suas expedições, os cães Fila Brasileiro acompanhavam para fazer a proteção e caçar as onças que queriam atacá-los.

O temperamento dele é bem intenso.  Ao mesmo tempo que é dócil e super protetor com sua família, é feroz e não gosta de estranhos.

Sua teimosia às vezes pode ser um problema, por isso é fundamental que o seu dono tenha pulso firme para lidar com essas situações.

É importante que seja adestrado desde filhote, assim ele cresce um cão mais obediente e inteligente. Técnicas que envolvem petiscos são perfeitas para educar, basta ter paciência e só entregar o petisco assim que ele fizer ação.

Como um caçador nato, ele não se dá bem com outros cachorros e animais, sua natureza e instinto protetor falam mais altos quando animais e estranhos se aproximam. Tome cuidado.

Apesar de ser brincalhão, não necessita de muitas atividades físicas. Ele faz mais a linha sério e prefere ficar em alerta do que se divertindo por ai.

Seu tamanho pede um local grande, por isso não é recomendado para apartamentos e casas sem área verde ou espaço suficiente para ele se locomover sem problemas.

Sua expectativa de vida é de 12 anos, em média, e podem pesar entre 40 e 50 quilos.

Saúde

 Apesar de ser um cão saudável, essa raça pode apresentar alguns problemas de saúde como:

  • Obesidade: Eles tem tendência a engordar, importante não dar qualquer tipo de alimento a ele e respeitar a quantidade indicada de ração.
  • Ouvido: a dor de ouvido pode aparecer no cão, isto é se já estiver em uma idade avançada.

Dicas 

  • A queda de pelo é baixa, sendo a manutenção dos fios bem fácil. Escove os pelos semanalmente para mante-los saudáveis.
  • Pratique atividade física diariamente, isso ajuda na saúde do animal.
  • Não é um cão que late muito, apenas quando estranhos estão se aproximando.
  • Se ensinado desde filhote a conviver com crianças, pode ser um ótimo amigo.
  • Curiosidade: o cachorro Txutxucão, lançado pela cantora e apresentadora Xuxa, é um Fila Brasileiro.

Fotos

 Seu porte grande, esconde o coração incrível e carinhoso que essa raça tem com sua família! Se você está procurando um cão de guarda amigo, ele é o mais indicado. E tem como não se encantar com ele?

Add Comment