Como Ensinar o Cachorro a Fazer Xixi


Você estava caminhando pela casa, descalço e distraído, e sentiu os seus pés molhados. Quando se deu conta, percebeu que era xixi espalhado pelo chão. A partir disso, você tomou uma decisão importante: preciso saber como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. E assim, se deparou com nosso artigo.

A boa notícia é que existem algumas ações envolvidas com este “treinamento” para que os cães façam xixi aonde devem fazer. E assim, em poucos dias de ensinamentos e recompensas, o resultado positivo já é notado.

 

como ensinar cachorro a fazer xixi

 

Como ensinar o cachorro a fazer xixi

Primeiro vamos descartar problemas maiores

Antes de iniciar o processo de treinamento, ou então, o processo de ficar enfezado com o seu bichinho, vamos pensar em possibilidades. Principalmente se o seu cãozinho já fazia xixi no lugar certo, mas parou. É preciso se atentar que este sinal não seja uma pista de que algo com a saúde do animal possa não estar indo muito bem. Para isso, leve o bichinho ao veterinário e certifique-se de que não se trata de:

  • Ansiedade e estresse: Sim, animais também se estressam e ficam ansiosos. Se o seu cão passa grande parte do dia sozinho, ele pode estar sofrendo com a ansiedade de separação. E assim, ele se perde um pouquinho na sua rotina normal e começa apresentar sintomas como fazer xixi no lugar errado. O mesmo vale para o estresse! Se você diminuiu a frequência de passeios e brincadeiras, ele pode ter energia demais dentro do corpinho e está ficando estressado com isso.
  • Problemas físicos: Problemas de saúde, como a diabetes, fazem com que o cachorro urine mais do que o normal. E no meio desta loucura de xixi em excesso, ele pode ficar confuso sobre qual é o melhor lugar para esta atitude.
  • Cio ou demarcação de território: Por fim, se o seu pet não for castrado, é bem possível que ele esteja apenas marcando território (ou tentando atrair algum macho, no caso das cadelas).

4 ações de como ensinar o cachorro a fazer xixi

Ao reconhecer os pontos que possam estar envolvidos na situação, vamos partir para algumas ações que podem eliminar o problema rapidamente.

1- Ele precisa ser castrado!

É, não adianta você querer que o seu cãozinho seja super desenvolvido a ponto de não precisar marcar território. Se ele não for castrado, é praticamente impossível conseguir treinar ele para fazer xixi no lugar certo. É claro que você poderá ter resultados satisfatórios, mas a chance dele dar uma “fugidinha” na rotina é bem grande.

Portanto, se você não pensa em permitir que o seu cãozinho procrie, não hesite na hora de castrar o seu cachorro! Pois além dele parar de querer marcar o seu território, ele ainda ficará mais calmo, tranquilo, menos bagunceiro e ainda terá uma expectativa de vida ainda maior.

2- Passeie com o seu cão

Sim, ele necessariamente precisa gastar energia para não se estressar e sair urinando nos seus móveis. Não adianta querer um cão para deixá-lo trancafiado apenas dentro de casa, ok? Caso você não possa levar ele para passear, saiba que existem profissionais disponíveis apenas para esta atividade. E assim, permita que o seu bichinho realmente gaste energia ao longo do dia.

Além disso, é nestes passeios que o seu cão poderá fazer bastante xixi. E quando ele fizer em locais interessantes, sempre o recompense e o elogie. Assim ele saberá que quando ele passeia com você, alguns pontos podem ser uma boa pedida para ele se aliviar. E pouco a pouco associa isso como mais um “bom banheiro” para ele.

 

como ensinar cachorro a fazer xixi

 

3- A recompensa é importante

É muito importante que você saiba recompensar o seu cãozinho da maneira correta. Caso contrário, ele não terá estímulos suficientes para que o treinamento seja de fato efetivado. Portanto, quando o animal fizer xixi no lugar certo, como na bandeja, no jornal ou tapete higiênico, você precisa recompensá-lo o mais rápido possível.

Quanto mais rápido o petisco chegar até a boca do bichinho, bem como o carinho ser sentido e a palavra de incentivo ser ouvida, melhor será o treinamento. E maior será a chance do seu cão associar a atitude dele a algo que seja positivo.

E lembre-se: além de incentivar, é preciso incentivar na medida certa! Às vezes, o bichinho pode ser daqueles com uma personalidade mais carente, e precisará de mais carinho e atenção para se sentir verdadeiramente bem. Portanto, saiba escutar e conheça bem o seu cão, para que os resultados sejam realmente interessantes.

4- Reduza o espaço quando ele ficar sozinho

Outra ação interessante que pode te ajudar – e muito – no processo de como ensinar o cachorro a fazer xixi, é com relação ao espaço que você deixa disponível para ele, quando você não está por perto.

Não estamos querendo dizer que você deverá simplesmente “prender” o seu cão em um quarto minúsculo e pronto. Lembrando que ele tem muita energia para gastar, e se ficar preso em um ambiente muito pequeno por muito tempo, poderá ficar ainda mais estressado e ansioso, e o efeito será rebote.

Portanto, invista em um quartinho de tamanho médio, que tenha tudo o que o seu cão precisa para um dia confortável em casa. Assim, você limita o espaço que ele pode urinar na casa, quando você não estiver.

Mas lembre-se que ao chegar, você precisa brincar, dar atenção e carinho para ele. Caso contrário, ele poderá se sentir muito abandonado e triste, e assim a sua saúde será diretamente afetada.

 

como ensinar cachorro a fazer xixi

 

Carinho, atenção e paciência

Contudo, saber como ensinar o cachorro a fazer xixi segue uma regra primordial: você precisará ter paciência e dar muito carinho para o seu cachorro. Não adianta querer ensinar a partir do medo, “esfregando” o focinho do cachorro no chão e gritando com ele. Pois ao invés de aprender a te respeitar, ele aprenderá a te temer.

E se ele te ama, este medo poderá comprometer a relação de vocês. Além de aumentar o estresse, a ansiedade e outros problemas que possam comprometer o desenvolvimento saudável do cão. Portanto, o medo não é a resposta: mas a paciência e o amor sim. Cuide com amor do seu cão, que ele certamente responderá aos seus treinamentos.

Add Comment