Tapete higiênico para cachorro


Quem tem um pet em casa sabe que a presença do bichinho exige uma série de cuidados para garantir que ele possa contar com higiene, segurança e também um ambiente organizado. E claro, um dos itens mais importantes diz respeito as necessidades básicas.

Uma das soluções mais populares atualmente é o tapete higiênico para cachorro. Quer saber se o produto é viável para o seu pet e saber mais sobre como ele funciona? Então você está no lugar certo.

O que é o tapete higiênico?

Tapete-sanitário-para-cães (1)

 

Os tapetes higiênicos são itens com alta capacidade de absorção que servem para manter o ambiente do animal limpo e higienizado e que também ajudam o pet a aprender o lugar certo para urinar, o que é essencial caso ele passe a maior parte do tempo dentro de casa.

Existem diversos modelos de tapetes higiênicos, sendo os modelos mais simples aqueles simplesmente colocados no chão para absorver a urina, devendo ser trocados toda a semana. Em geral eles são descartáveis, mas há quem lave o produto.

Já o modelo mais elaborado é uma caixa absorvente que contém tapetes semelhantes a grama que ficam sobre o espaço de uma gaveta, armazenando a urina e que são laváveis. Essa gaveta deve ser tirada regularmente para ser higienizada uma vez que são elas que inibem o odor ruim. Nesse caso, estamos falando de tapetes sanitários.

Vantagens do tapete higiênico

 

Os tapetes higiênicos são sim produtos vantajosos quem tem cães em casa. Isso porque se trata de um item prático. Veja só:

  • Mais fácil para limpar: É possível manusear o tapete de forma a remover a sujeira do animal e higienizar o espaço mais facilmente, optando você por um tapete higiênico ou sanitário para as necessidades do seu animal de estimação. Além disso ele não deixa aquele cheiro forte de xixi na casa.
  • Ideal para quem mora em apartamento: Se você mora em um ambiente no qual o cão passa a maior parte do tempo no interior da residência, ou nem sempre pode contar com um passeio para levar o bichinho para fazer suas necessidades, o tapete sanitário garante que ele tenha um espaço adequado para se aliviar.
  • Facilita o aprendizado: Se você está tentando ensinar a ele o lugar correto para que ele faça suas necessidades, os tapetes higiênicos podem dar uma força. Isso porque os cães tendem a procurar locais nos quais o líquido possa ser absorvido ou onde não precisem molhar as patas. Além disso, é possível lançar mão de itens como brinquedinhos ou itens que incentivem o bicho a urinar no lugar devido.

Onde colocar o tapete higiênico para cachorro?

 

A ideia é que eles sejam colocados a uma distância mínima de três metros do local onde ficam ração e água do seu cão, evitando assim a possibilidade de contaminação do alimento e também evita o aparecimento de moscas.

Como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico?

ensinar cachorro a fazer xixi no tapete higienico (1)

 

Antes de tudo, entenda que será preciso paciência, portanto esteja tranquilo durante os momentos em que for ensinar ao seu pet a usar o tapete. Além disso é preciso que o pet esteja saudáve, sem diarréia ou problemas que possam deixá-lo com pouco controle sobre suas necessidades.

Quer algumas dicas? Então confira:

1 – Assim que seu cão comer, você pode colocá-lo no colo por um tempo, ou dentro da caixinha de transporte até que ele fique apertado. Do mesmo modo você pode deixá-lo em um local onde ele só possa contar com o tapete para se aliviar.

2 – Outra dica é levá-lo diretamente o lugar onde o tapete está colocado e usar uma guia para que o pet fique um tempo a mais por ali

2 – Caso tenha optado pela caixa de transportes, nada de deixá-lo ali por tempo excessivo para que ele não associe o aprendizado como castigo. Deixe ela com brinquedos ou ossinhos para fazer com que o treinamento seja mais divertido.

3 – Durante os primeiros tempos poderá ser necessário colocar mais de um tapete para evitar que ele erre o local.

4 – Caso o cachorro esteja acostumado com jornal, use várias camadas de jornal embaixo do tapete e vá tirando aos poucos a medida em que ele for acertando o local

Dicas para ensinar o seu pet

1 – Recompense o seu cão quando ele acertar e fizer suas necessidades no lugar correto, e assim incentive-o a voltar mais vezes.

2 – Caso ele erre o local, evte repreendê-lo, seja batendo ou gritando. Apenas pegue o tapete e faça com que o produto absorva um pouco da urina do cachorro, pois assim, na próxima vez que ele tiver se fazer suas necessidades, ele buscará um local que já tenha um cheiro de referência. Além disso limpe o local que ele sujou e evitar que ele recorra ao lugar em uma próxima ocasião.

3 – Você pode brigar com o pet caso o pegue no flagra depois de ter ensinado a ele o local correto, mas evite coisas como esfregar o focinho do cão no xixi ou algo parecido.

Onde comprar tapete higiênico para cachorro

O tapete higiênico para cães pode ser comprado tanto em pet shops, em lojas que vendem produtos para animais em geral, quanto via internet, o que pode ser interessante para quem deseja encontrar o melhor preço.

Atenção: Ao fazer sua compra, pense no tamanho do tapete higiênico e também na capacidade de absorção dele, pois isso pode influenciar na escolha.

Add Comment