Como cuidar de cachorrinho recém nascido


Saber como cuidar de cachorrinho recém nascido é crucial para manter a saúde e o bem estar do nosso novo amiguinho. Afinal, como um bom filhote, ele necessitará de uma atenção especial para garantir o seu desenvolvimento de um modo interessante. E, para te ajudar nesta empreitada, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Acompanhe a seguir.

como cuidar de cachorrinho recém nascido

Passo a passo de como cuidar de cachorrinho recém nascido

Antes de qualquer coisa, precisamos ter a certeza de um ponto muito importante: para saber como cuidar de cachorrinho recém nascido, é necessário que tenhamos uma característica chamada “amor”. Sim. Porque você precisará de muito amor e paciência para acolhê-los e proporcionar a eles um crescimento saudável. Com amor, você conseguirá pôr em prática tudo que mencionaremos abaixo.

Veja também: Como cuidar de gatinho recém nascido.

1- Mantenha-o aquecido

O primeiro passo para cuidar de cachorro recém nascido é manter o mesmo sempre aquecido. Afinal, ele não tem o corpo e o carinho da mãe para proporcionar este cuidado. Portanto, prepare uma caixinha de papelão, com jornal e cobertinha, e deixe o cão bem aquecido. Assim ele se sentirá acolhido, protegido e não sofrerá com as alterações de temperatura ambiente.

2- Alimentação

O segundo passo é pensar na alimentação do pequeno. Cada etapa do seu desenvolvimento necessitará de uma alimentação um pouquinho diferente, embora seja simples e fácil. Veja:

  •  4 primeiras semanas: As quatro primeira semanas são de apenas amamentação. Esta amamentação deve acontecer, pelo menos, de duas em duas horas. Pode parecer cansativo, mas é extremamente necessário. Aqui você deverá dar leite específico para cães recém nascido, ok?
  • Entre 4 e 7 semanas: A partir da quarta semana você já poderá incluir a ração de cachorro recém nascido. Mas, é essencial que você faça isso de modo gradativo. Ou seja, molhe bem a ração, deixando ela bem pastosa. Assim os pequenos irão se adaptando com a comida mais sólida.
  • A partir de 9 semanas: A partir de nove semanas você já poderá incluir a ração seca. Porém, lembre-se de seguir um cronograma. Toda vez que servir a ração, sirva um pouquinho mais seca, até chegar nos grãos puros.

3- Vermífugo e vacinas

A partir de duas semanas de vida, o cachorrinho já precisará ter uma atenção a mais para a sua saúde. O ideal é que você leve-o ao veterinário, para que o mesmo prescreva o melhor vermífugo e aponte também o melhor momento para vacinar o cachorro. Assim você garante saúde, proteção e muito amor para o seu filhote.

4- Estimule as necessidades fisiológicas

Por fim, procure sempre estimular as necessidades fisiológicas do cão recém nascido. Para isso, molhe um algodão em água morna e massageie a barriga e os genitais do cachorrinho. Assim você estará simulando os movimentos da mãe, e, desse modo, ele sentirá o estímulo e se desenvolverá com mais saúde. Afinal, o cachorro precisa deste “empurrãozinho” para não sentir cólicas e outros desconfortos até “aprender” a defecar e urinar.

Com esses cuidados, certamente o seu cão recém nascido terá um desenvolvimento muito bom e você poderá se divertir muito com ele, e por muito tempo!

Add Comment