Como Abrir um Pet Shop


Que os animais domésticos são verdadeiros membros da família, isso é evidente. Saber como abrir um pet shop, no entanto, pode ser uma ótima visão de negócio para quem está pensando em empreender. Pois uma coisa é clara: o mercado de consumo de itens e serviços para os animais de estimação cresce a cada ano.

 

 

5 passos simples de como abrir um pet shop

Em apenas 5 passos simples você já poderá realizar o seu sonho do seu negócio próprio.

1- Pense nos produtos e serviços que você quer oferecer

O primeiro ponto que você precisa levar em consideração é com relação aos produtos e serviços que você pretende oferecer. Apenas assim poderá pensar em todos os outros fragmentos, como estrutura, equipe, planejamento financeiro, etc. Dentre os principais serviços oferecidos em um pet shop, podemos destacar:

  • Banho e tosa: Esta opção é a mais clássica. Na realidade, é quase impossível encontrar um pet shop que não ofereça banho e tosa.
  • Alimentação: A alimentação é o ponto alto do cuidado do dono para com os seus pets. Para isso, são necessários os mais diversos tipos de rações, snacks, petiscos e alimentos úmidos.
  • Brinquedos: Os brinquedos são uma ótima forma de lucrar com um pet shop. Encontre possibilidades criativas e que realmente tragam soluções para os seus clientes (como entreter o animal e gastar energia do mesmo).
  • Saúde: A saúde também é um ponto importante. Incluir vermífugo e remédio para pulgas, por exemplo, é uma ótima pedida.
  • Higiene: A higiene está diretamente ligada com a saúde do animal. Portanto, fornecer caixa de areia, shampoo e todos os apetrechos que os donos precisam, para manter os bichinhos limpinhos, é um diferencial importante.

2- Você vai precisar de uma equipe de trabalho

Agora que você já sabe o que vai fornecer no seu pet shop, já fez a sua pesquisa de mercado e encontrou os melhores fornecedores, é preciso pensar em como uma boa equipe para o seu negócio. Lembrando que a maior regra é sempre a de você se pautar no porte do seu empreendimento, para assim decidir a quantidade de atendentes, por exemplo.

  • Atendente: Os atendentes precisam ser bem escolhidos para que a sua empresa esteja em constante crescimento e captação de clientes. A quantidade irá variar de acordo com o tamanho do estabelecimento.
  • Tosadores e Banhistas: Estes são os principais funcionários da sua empresa. Afinal, serão eles que, de fato, irão dispor os seus serviços. Escolha-os com cuidado. Inicie com poucos funcionários, e vá aumentando de modo gradativo, na medida em que sentir a necessidade de mais gente para dar conta do recado.
  • Veterinário: Este é um ótimo diferencial para quem quer trazer mais autoridade e impacto para o seu pet shop. Mas, não necessariamente precisa dispor deste serviço. Porém, é claro que um profissional deste porte poderá agregar ainda mais a sua equipe colaborativa.

 

como abrir um pet shop

 

3- A estrutura e os equipamentos

A estrutura e o equipamento precisam ser bem pensados. Pesquise os materiais em pelo menos três lojas, até encontrar o melhor custo benefício para você. Para isso, aposte em:

  • Ambiente climatizado e impermeabilizado: Impermeabilize o chão de todo o estabelecimento. Assim, evita que desconfortos e complicações ocorram a partir do trabalho de banho e tosa. A climatização também é importante, tanto para receber os seus clientes, quanto para a área dos animais.
  • Sala para banho, tosa e secagem: É preciso ter as salas bem separadas e estruturadas de modo que promovam um bom desempenho do trabalho.
  • Abrigo para os animais: Tenha ainda uma salinha separada que sirva de abrigo para os animais, enquanto esperam os seus respectivos donos.
  • Soprador e secador: O soprador é responsável por retirar o excesso de água do bichinho. Enquanto o secador, de fato, seca os pelos.
  • Máquina de tosar: A máquina de tosar também é importante. Ela precisa ser de qualidade, para um trabalho eficiente e ágil. Além de garantir a segurança do seu colaborador e do animal.
  • Banheira/ chuveirinho: Itens indispensáveis para o banho dos animais.

Lembre-se de que a estrutura do seu negócio precisa ser bem adaptada e segura. Por isso os materiais e as ferramentas de trabalho que você adquirir precisam ser de qualidade. Faça uma pesquisa aprofundada, e fuja do famoso “baratíssimo”. Às vezes – quase sempre – o barato sai caro.

4- Investimento e o plano de negócio

O investimento médio para abrir um pet shop é de R$30.000,00. Este valor considera todas as legalidades, materiais e contratações que você precisa de modo inicial. É preciso elaborar, dessa forma, um plano de negócio eficiente que vise o desenvolvimento estrutural e financeiro do seu negócio.

Dessa maneira, você pode colocar metas para alcançar novos clientes, a partir de mídias, por exemplo. Assim, você impacta a sociedade com o seu serviço e passa a ser mais bem visto e procurado.

 

Abra o seu pet shop e entre neste mercado que cresce a cada dia!

 

Para isso, não hesite na hora de investir em um bom marketing digital para a sua empresa, pois isso está diretamente relacionado com um bom plano de negócio.

Além disso, metas de ganhos, gastos e investimentos também precisam ser estipuladas. Assim você sabe exatamente para onde está indo com o seu negócio, bem como aonde quer chegar.

Cuidado com os passos em falso! É preciso estar bem atento a cada nova aquisição ou transformação do seu pet shop. E assim, não haverão surpresas desagradáveis que possam atrapalhar o seu desenvolvimento estrutural e financeiro.

5- Legalidades importantes – Como abrir um pet shop

Quanto às legalidades importantes para abrir um pet shop, listamos abaixo todos os pontos que você precisa se atentar:

  • Tipo de sociedade da empresa;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  • Registro feito na Secretaria da Fazenda;
  • Inscrição na Prefeitura e aquisição do alvará;
  • Registro feito no Sindicato Patronal.

É muito importante que no caso de qualquer possível dúvida, você esclareça na prefeitura da sua cidade, ou com algum profissional qualificado. Assim, você evita possíveis dores de cabeça que poderiam surgir apenas por pequenas faltas de informações. Faça o trabalho dentro dos conformes, que o resultado pleno virá.

Add Comment