Vacina para Gato


A vacina para gato tem um papel fundamental na saúde do bichano, ajudando a prevenir uma série de doenças e a garantir o bem-estar dele. Se você está criando um felino pela primeira vez ou tem dúvidas sobre a imunização do pet não deixe de conferir o post abaixo!

vacinas para felinos

Vacina para Gato (Foto: Freepik)

Assim como os cachorros e os demais animais de estimação, os gatos também estão sujeitos à ação de bactérias e vírus, que podem trazer diversas patologias graves. Dessa forma, fazer uma vacinação correta é a melhor maneira de protegê-lo, inclusive de doenças fatais.

Esses cuidados com a imunização devem começar nos primeiros dias após o nascimento do bichinho e continuar por toda a vida dele, contando com o acompanhamento de um médico veterinário, que dará todas as orientações sobre as vacinas.

Principais Vacinas para Gato

As vacinas mais importantes para gatos são a polivalente e a antirrábica, que trazem imunização para diferentes tipos de doenças, fortalecendo o organismo dos felinos.

No primeiro caso, ela se divide entre três tipos de vacinas. A tríplice (ou V3) imuniza contra Panleucopenia, Rinotraqueite e Calicivirose, enquanto a quádrupla (V4) combate, além das já citadas, a Clamidiose. Já a quíntupla (V5) protege contra todas as outras patologias mais a leucemia (é recomendada somente para os pets com predisposição a essa doença).

calendário vacinação gatos

As vacinas são muito importantes para a saúde dos felinos (Foto: Freepik)

A antirrábica, como o próprio nome indica, protege contra a raiva em gatos, doença que causa alterações no sistema neurológico, hidrofobia, agressividade e falta de apetite, entre outros sintomas. Ela não tem cura e a única forma de prevenção é a vacina.

Há outros tipos de vacinas para gatos, que podem ser necessárias conforme as características do animal e a sua condição de saúde, mas a aplicação só acontece mediante a recomendação do veterinário.

Tabela de Vacinas por idade

O calendário de vacinação para gatos começa já na fase de filhote, quando o sistema imunológico é ainda bastante frágil. A proteção aplicada no primeiro ano de vida tem grande importância para a saúde deles, e por isso você precisa ficar atento aos prazos.

gato como vacinar

Gatos vacinados ficam bem protegidos de várias doenças (Foto: Freepik)

A tabela de vacinas para gatos por idade pode variar de acordo com as condições de saúde, mas um modelo básico e comum a muitos animais é o seguinte:

  • V3, V4 ou V5: aplicação a partir dos 45/60 dias de vida
  • Reforço da V3, V4 ou V5: de 21 a 30 dias após a primeira dose
  • Reforço da V3, V4 ou V5: de 21 a 30 dias após a segunda dose
  • Antirrábica: a partir de 4 meses de idade

Na fase adulta, as doses são repetidas em períodos mais espaçados. Essa definição deve ser feita pelo veterinário, levando em conta o organismo do pet e o tipo de vacina. O profissional pode solicitar alguns exames antes de reaplicar as doses, para verificar as necessidades de proteção.

No caso de gatos de rua resgatados, leve-o ao veterinário antes de aplicar quaisquer vacinas.

Dicas importantes

Confira algumas dicas sobre a aplicação de vacinas para gatos:

  • Só vacine o animal se ele estiver saudável;
  • Deixe o bichano bem calmo antes de levá-lo para a vacinação;
  • Reações à vacina são comuns, como coceiras, falta de apetite, febre baixa, falta de coordenação e vômito;
  • Se as reações demorarem a desaparecer ou o gato estiver muito incomodado leve-o ao veterinário imediatamente.

Add Comment