Castração de Gatos | Vantagens, Recuperação, Valor


Quem tem gatos em casa sabe que o pet demanda diversos cuidados para garantir seu bem estar, e um desses cuidados é a castração. O procedimento ainda é visto com reserva uma vez que existe uma série de mitos a respeito do assunto, mas a verdade é que a castração garante diversos benefícios tanto para o bichano quanto para o seu tutor.

Quer saber mais sobre o assunto antes de tomar uma decisão? Então podemos te ajudar:

Vantagens em Castrar um Gato

 

Castrar o gato – seja macho ou fêmea – oferece uma série de benefícios a longo prazo. Veja só:

  • Evita que o felino tenha crias indesejadas, controlando assim a população de gatos e evitando o abandono. Isso porque gatos são muito férteis, que apresentam vários cios ao longo do ano com ninhadas que podem chegar a até sete filhotes.
  • Com a castração, o gato macho deixa de marcar o território com urina durante a época da reprodução.
  • O comportamento do pet fica mais estável e tranquilo, sem ansiedade ou nervosismo e outros comportamentos típico do período de reprodução.
  • Os machos apresentam menos riscos de doenças na próstata e testículos.
  • As fêmeas passam a ter menos risco de sofrer com tumores no útero e nas mamas.

Como funciona a castração

Como funciona a castração

 

A castração é um procedimento rotineiro feito para veterinários, sendo seguro para seu animal de estimação. Sendo realizado por profissional habilitado e em local adequado, não há motivos para temer.

Na prática, a castração pode ser feita de diversas formas, variando de acordo com o gênero do gato.

  • Castração de gatas fêmeas: É possível fazer a retirada das glândulas sexuais (ovários e útero, sendo uma intervenção cirúrgica com anestesia geral.) ou ligação das trompas (o que interrompe a passagem de espermatozoides).
  • Castração de gatos machos: Retirada de testículos (que é feito em intervenção cirúrgica) ou vasectomia (corte das vias espermática).  

Se a ideia da castração for também eliminar os comportamentos e a ansiedade das épocas de cio (urina para demarcar território, brigas, uivos e ansiedade), a escolha mais indicada é a da remoção dos órgãos.

Qual a idade adequada para castração do gato?

 

Atualmente estima-se que gatos já podem ser castrados a partir dos 4 ou 5 meses de idade, embora profissionais mais conservadores preferem esperar que o animal alcance os 6 ou 8 meses de vida. O ideal, de qualquer modo, é consultar um veterinário para que ele analise as características do seu pet e possa avaliar a melhor ocasião.

Como é a recuperação?

Como é a recuperação

 

A recuperação de um gato pós-castração exige alguns cuidados. Veja quais são eles:

  • Recuperação da anestesia: Internação pós-cirúrgica não é usual, então o gato voltará com o tutor para casa ainda sob efeito da anestesia e provavelmente não vai se comportar da maneira normal durante esse tempo. Observe-o atentamente para notar algum efeito colateral ou situação que exija atenção. Mantenha-se falando com ele, mas sempre em voz baixa.
  • Colar elizabetano ou roupinha: Para evitar que o gato tente morder ou arrancar os pontos, é preciso tomar precauções como o uso do colar elizabetano (também chamadas de abajur ou cone) ou de uma roupinha que proteja a região da incisão.
  • Alimentação: A alimentação terá de passar por algumas alterações. A indicação é de que a quantidade de comida e água seja reduzida para a metade e devido ao incômodo, o veterinário poderá indicar alimento úmido por alguns dias. Depois disso, será o profissional mesmo quem indicará a melhor alimentação para o gato de acordo com a idade e as características uma vez que gatos castrados passam a ter tendência a obesidade.
  • Escolha um espaço calmo e confortável: Assim como humanos também ficam desconfortáveis após uma cirurgia, seu gato também ficará. Sendo assim reserve um cantinho sem móveis e na meia luz ou penumbra para que ele fique. Reserve uma coberta ou toalha quentinha pois ele pode sentir frio devido a anestesia. E claro, se for possível fique por perto e falando com ele.
  • Observe a incisão: É preciso que o tutor esteja atento a incisão, principalmente para fêmeas. Isso porque será necessário entrar em contato com o veterinário em caso de secreções ou uma aparência diferente na área. Portanto, ao trocar os curativos fique de olho.
  • Fique de olho nos movimentos: Durante o tempo da cicatrização – geralmente de 15 dias – o pet não deverá ficar pulando entre os móveis, indo para lugares altos e muito menos indo para a rua, portanto é necessário ficar atento a isso.
  • Atenção com os remédios: Durante esse tempo será preciso que o gato tome remédios como antibióticos e anti-inflamatórios, sendo assim esteja de olho no cronograma.

Qual o valor da castração de gato?

 

O preço da castração pode variar de acordo com o sexo do felino (castração de fêmeas tende a ser mais caro), e também o local da clínica, custando em média entre R$ 150,00 e R$ 400,00. É possível também obter o procedimento a preços populares ou até mesmo de graça dependendo da região do Brasil, portanto faça uma boa pesquisa e descubra!

Atenção: Embora o preço seja um fator importante, desconfie se o procedimento custar muito barato e não se tratar de tarifa social de uma instituição conhecida.

Castrar seu gato de estimação é um ato de amor e responsabilidade. Seja responsável!

Add Comment