Tipos de ração para gatos

Cuidar bem da alimentação do seu felino é fundamental para que ele se mantenha saudável, forte e bonito. Dessa forma, você precisa conhecer bem os tipos de ração para gatos disponíveis no mercado, para fazer uma escolha mais adequada à idade e tamanho do pet.

ração para gatos

Tipos de ração para gatos (Foto: Pixabay)

Animais estritamente carnívoros, os gatos necessitam de uma dieta rica em proteínas e gorduras. A falta de alguns aminoácidos, combinada ao excesso de carboidratos pode gerar problemas. Daí vem a importância de uma dieta balanceada.

Com isso, evitar as rações de origem vegetal para gatos é uma boa iniciativa, pois além de não apresentarem os nutrientes necessários, esses alimentos podem ficar agarrados nas entranhas do bichano e causar sufocamento, já que ele possui intestino curto e um estômago bem ácido.

CONTEÚDO

Tipos de ração

Assim como as rações para cachorros, as rações para gatos são divididas em classes, conforme a qualidade dos ingredientes utilizados na produção. Conheça as versões mais populares:

Econômica

Ração mais barata e vendida a granel, ela é feita com ingredientes de baixa qualidade e apresenta grandes quantidades de produtos químicos para melhorar o sabor, que podem ser prejudiciais à saúde do felino.

Essa versão se destaca ainda pela pequena porcentagem de carne real na fórmula e pelo baixo poder nutricional, fazendo com que o pet consuma maiores quantidades.

Standard

A ração standard para gatos possui qualidade um pouco melhor, mas ainda assim é pouco digerível e apresenta ingredientes de origem vegetal, o que é péssimo para os felinos.

O preço intermediário acaba se tornando um atrativo para quem não pode gastar demais com o bichinho de estimação.

Premium / Super Premium

Já a ração premium para gatos apresenta qualidade bem melhor, consistindo em um alimento mais fácil de digerir, graças à fórmula composta por ingredientes como intestinos de aves e carneiros.

E a melhor ração para gatos é a super premium, de alta qualidade, produzida com proteína de origem animal e livre de conservantes e produtos que alteram o sabor. A quantidade de nutrientes vem na medida certa para a dieta felina.

Os preços das rações premium e super premium para gatos são mais elevados.

Além destas, há ainda algumas rações especiais para gatos, como as versões para gatos obesos (ração light), gatos alérgicos, gatos com insuficiência renal ou insuficiência cardíaca, entre outras.

ração para filhote de gato

Filhotes de gatos devem ter uma ração específica (Foto: Pixabay)

Gatos pequenos

A escolha da ração deve levar em conta alguns fatores, entre os quais o porte da raça. No caso da ração para gatos pequenos, privilegie versões com ingredientes que garantam muita energia aos peludos, pois as raças de menor porte são bastante ágeis e adoram se aventurar por aí.

É melhor escolher uma ração premium ou super premium adequada a esse porte, mas se não for possível opte por uma versão standard mais conhecida.

Gatos médios

Para as raças de gato de porte médio, a ração não deve ser tão energética quanto a oferecida aos gatos grandes nem de baixo teor calórico como das raças menores. Ou seja, ela deve ser um meio termo entre as duas opções, trazendo boas quantidades de vitaminas e nutrientes, para que ele tenha muita disposição no dia a dia.

Além de escolher uma ração de boa qualidade, lembre-se de evitar dar comida caseira aos gatos, por mais que eles fiquem por perto enquanto você está lanchando. Alguns alimentos podem fazer mal aos felinos, além de contribuírem para a queda de pelos.

Gatos grandes

E a ração para gatos grandes, como deve ser? Os felinos de porte maior geralmente são mais famintos, mas nem por isso você pode exagerar na quantidade de comida e em rações muito calóricas, pois isso favorece o ganho de peso, caso o animal seja sedentário.

O ideal é que ela tenha boas doses de proteínas, gorduras e taurina (aminoácido essencial para a espécie), e apresente menores teores de carboidratos. Algumas raças mostram exigências diferentes, e por isso vale a pena procurar a ajuda de um nutricionista veterinário se tiver dificuldade em encontrar a melhor ração para a raça criada.

melhores rações para gatos

Gatos castrados mudam seus hábitos alimentares (Foto: Pixabay)

Gato filhote

Rações para filhotes de gato devem ser ricas em taurina e arginina, aminoácidos que protegem os olhos, o coração e outras partes do corpo do bichano. É fundamental optar por marcas de alta qualidade, pois nessa etapa o sistema imunológico do pet está em desenvolvimento e precisa de reforço nutricional.

As rações em patê são as mais recomendadas para os filhotes, devido à maior facilidade para digestão (lembre-se que eles possuem dentes pequenos).

Gato adulto

A ração para gato adulto apresenta algumas diferenças em relação ao alimento servido aos felinos mais novos, devendo ser ainda mais balanceada e não muito calórica. Nessa fase, é comum que o gato diminua a quantidade consumida, por isso você não precisa se assustar se ele anda comendo menos.

Vale lembrar que o gato é adulto quando tem entre 7 a 10 anos. Após essa etapa, eles são considerados seniores se tiverem entre 11 e 14 anos e gatos idosos se tiverem 15 anos de idade ou mais.

Gato castrado

Os gatos esterilizados geralmente mudam seus hábitos alimentares, passando a comer mais do que o normal (acontece com fêmeas e machos). Sendo assim, é fundamental ter alguns cuidados para evitar que ele ganhe alguns quilos a mais.

A ração para gato castrado é rica em fibras e nutrientes específicos para essa condição, que ajudam a prevenir a obesidade. Uma boa escolha está nas rações úmidas.

Gatos de pelo curto

A sua casa anda cheia de pelos de gato? Uma das formas de controlar a perda dos fios é investir em uma alimentação saudável para os peludos, além de cuidar da higiene deles, mantendo pulgas e carrapatos bem distantes.

Uma ração de alta qualidade já ajuda bem a deixar a pelagem forte, brilhante e bonita.

Gatos de pelo longo

Independente de o gato ter pelos longos ou curtos, ele vai perder alguns fios durante o ano, o que é natural. Mas a qualidade da ração pode interferir diretamente nesse processo, possibilitando controlar melhor a queda.

Dessa forma, escolha rações premium ou super premium para garantir pelos mais saudáveis para o seu amigo de 7 vidas.

ração para gatos mais velhos

As necessidades nutricionais do gato mudam com o passar dos anos (Foto: Pixabay)

Rações especiais para gatos mais velhos

As necessidades nutricionais do gato mudam com o avançar do tempo, e para que ele se mantenha saudável é preciso alterar a sua alimentação. Na fase entre 8 e 10 anos de idade, eles ficam menos ativos e passam a ter metabolismo mais lento, demandando menores quantidades de calorias.

A melhor ração para gatos velhos é aquela rica em proteínas de alta qualidade, baixa concentração de fósforo, poucas gorduras, carboidratos de fácil digestão e vitaminas para fortalecer o sistema imunológico.

Maciez e pureza são outras características positivas da ração sênior para gatos, lembrando que você pode umedecê-la com água morna para facilitar a mastigação e liberar mais aroma.

Add Comment