Soro caseiro para cachorro: aprenda a fazer


O soro caseiro para cachorro é um item indispensável para quem tem essa categoria de animal de estimação em casa. Eventualmente pode acontecer do seu cãozinho sofrer com a desidratação. A desidratação é uma condição que pode surgir quando o cachorro acaba eliminando muito mais líquidos do que ele consome. Isso é algo que pode ocorrer em vários momentos.

Pode parecer uma bobagem, mas está bem longe de se tratar disso. Esse é um assunto nem um pouco leviano. Se um cão não estiver bem hidratado, isso pode acabar se transformando em uma urgência urinária. O fato é que estados muito severos de desidratação representam um perigo gigantesco a saúde do bichinho.

Soro caseiro para cachorro

Aprenda como você pode fazer Soro caseiro para cachorro

Soro caseiro para cachorro

A fim de cuidar dessa situação tão alarmante da forma mais rápida possível, é fundamental que você enquanto dono dele, saiba distinguir as situações em que pode haver a desidratação. Você deve saber também, é claro estar ciente de todos os sintomas que servem como indicativo de um grau de fluídos corporais baixos.

Apesar da gravidade desse tipo de condição, a desidratação (se não estiver em um nível grave demais) pode ser muito fácil de se tratar. Tudo o que você precisa é aprender a fazer  o soro caseiro para cachorro.

Quer aprender a fazer soro caseiro para cachorro? Então continue lendo esse artigo para saber como!

Causas e os sintomas

Antes de aprender a fazer o soro caseiro para cachorro, é de suma relevância entender a questão da desidratação nesses animais.

Conforme já dissemos anteriormente, a desidratação é um problema que ocorre quando os líquidos eliminados pelo animal excedem e muito, em termos de quantidade, a quantidade de líquidos que ele ingeriu. Isso ocorre geralmente quando há muitos cenários de vômitos e também diarreias. Temperaturas muito elevadas também pode ocasionar o que se chama de golpe de calor.

Os sintomas mais comuns da desidratação são:

  • Gengivas mais secas
  • Língua seca
  • Estado de letargia
  • A pele do cachorro perde um grau considerável de elasticidade
  • Falta de energia
  • Falta de ânimo

Outro sinal bem claro é quando há uma elevação do tempo do enchimento capilar. O que é isso? Bem, isso quer dizer que quando você aperta qualquer uma das almofadas do cachorrinho, ela leva um tempo maior para poder voltar a sua cor original. Isso é um demonstrativo bem evidente de que houve uma redução da irrigação sanguínea.

Motivos pelos quais se deve tratar urgentemente a desidratação

Quando o cão perde uma quantidade muito grande de fluídos corporais, isso vai gerar uma perda significativa de eletrólitos. Os eletrólitos nada mais são do que sais minerais detentores de uma carga elétrica, presentes na corrente sanguínea.

Esses eletrólitos possuem um função muito importante no organismo do animal, como a regulagem do pH, fazendo parte de um número imenso de reações químicas no corpo.

Essa perda de eletrólitos pode significar a ocorrência de uma mudança no equilíbrio ácido-base (o chamado pH), bem como na modificação de diversas reações químicas. Levando-se em consideração que tudo o que acontece na fisiologia é administrado por meio de reações químicas, a perda de eletrólitos pode induzir o animal a um estado muito severo de desequilíbrio. Esse desequilíbrio pode por a vida dele em risco.

Como fazer soro caseiro

Se você andar por aí e der uma boa pesquisada, será capaz de encontrar diversificados tipos  e marcas de soros de reidratação oral. Esses soros também podem ser dados aos nossos queridos bichinhos de estimação. Contudo, caso você não consiga encontrá-los ou não tiver condições de adquirir um, você pode fazer soro caseiro para cachorros.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 litro de água mineral natural
  • Suco de aproximadamente meio limão

Modo de preparo:

  1. Antes de tudo, encha um caneca/leiteira/chaleira com 1 litro de água e leve ao fogo para ferver.
  2. Quando a água estiver bem próxima de chegar ao ponto de fervura, desligue o fogo.
  3. Despeje a água em um recipiente apropriado, que preferencialmente não seja de plástico.
  4. Acrescente todos os ingredientes restantes e mexa bem, para misturar todos eles perfeitamente.

Confira essa receita simples de soro para seu cachorro:

Esse soro caseiro para cachorros deve fazer as vezes de água do animal. Ele possui um duração máxima de 24 horas. Sendo assim, caso ele não tenha bebido todo o soro em um dia, você deve jogá-lo fora e preparar outra porção para ele.

Dicas para lidar com a desidratação em cachorros

Vamos fornecer abaixo algumas dicas valiosas e necessárias para você lidar melhor com a desidratação em cachorros.

  • Há uma variedade enorme de doenças caninas que pode acarretar a desidratação. Por conta disso, procure levar o seu cachorro periodicamente no veterinário, a fim de que ele realize um check up bem completo.
  • Um tratamento a base de soro caseiro para cachorros, ministrado via oral, de forma algum é capaz de substituir a supervisão profissional de um médico veterinário.
  • Se por um acaso os sintomas de desidratação forem muito graves e o animal estiver abalado demais, você deve encaminhá-lo imediatamente para o veterinário. Isso porque, em determinados casos, é demandada a reposição de fluidos corporais por intermédio de via intravenosa.
  • Se você preparar o soro caseiro, mas observar que o seu cachorro de estimação não está bebendo nada ou praticamente nada, vá o quanto antes ao veterinário, para que ele possa ser hidratado de algum outro jeito. O que ele não pode é ficar desidratado.

O soro caseiro para cachorros como solução alternativa

É muito importante lembrarmos que as dicas dadas aqui sobre o que é e como lidar com a desidratação e igualmente sobre como aprender a fazer o soro caseiro para cachorros se trata de uma solução alternativa. Em outras palavras, ela deve ser usada para tentar solucionar mais rapidamente o problema da desidratação.

No entanto, isso de forma alguma deve substituir a ida ao veterinário. Use o soro caseiro como um paliativo e cuide bem do seu cãozinho!

One Response

  1. jakeline almeida de andrade 25/10/2019

Add Comment