Raças de cachorro que parecem lobos


De uma certa forma, todos os cães possuem ascendência com os lobos ou ainda de espécies caninas mais primitivas, mais remotas. Contudo, alguns estudos realizados por meio de análise de DNA buscaram encontrar as raças onde há cachorro que parece lobo. Ou melhor dizendo, as raças cujas características estão mais próximas dos seus antepassados.

Raças de cachorro que parecem lobos

Essa pesquisa se valeu do estudo de mais de 85 raças caninas diferentes, apurando os dados em mais de 414 exemplares de cachorros. Os resultados decorrentes dessa pesquisa são simplesmente surpreendentes.

Quer descobrir qual a raça de cachorro que parece lobo? Então não deixe de ler esse artigo até o final para saber tudo a respeito!

Chow Chow

A Chow Chow é uma raça canina originária da China. Desses raças chinesas existentes, a que está mais perto das semelhanças com os seus antepassados selvagens é o Chow Chow. A despeito de ser uma raça bastante diferentes das demais raças de cachorros, de ser incrivelmente exótica, o seu código genético é considerado ancestral.

Ela é considerada uma das raças de cães mais antigas que ainda continua existindo. Talvez seja por conta disso que o seu temperamento possa ser encarado como sendo um tanto quanto primitivo.

Os Chow Chow são utilizados como cães de guarda há muitos e muitos séculos. A data mais antiga que se tem registro sobre a utilização do Chow Chow como cão de guarda data de 150 anos antes de Cristo.

Lhasa Apso

Pode não parecer a princípio, mas o Lhasa Apso é outra raça de cachorro que parece lobo. Ele também é famoso por ser usado como cão de guarda nos mais diversos mosteiros budistas em sua terra de origem, o Tibet.

Alguns pesquisadores creem que ele teve seu surgimento por volta de 4 mil anos atrás. A sua configuração genética é uma prova clara de que isso é totalmente verdade. Por conta de sua aparência dócil e fofa, pode não parecer,  mas é uma das raças que está mais profundamente ligada aos lobos.

Akita Inu

O Akita Inu é um cachorro que parece lobo e também muitas vezes considerado como sendo uma versão de maior porte do que o Shiba Inu. Ela é um cão de guarda japonês. Essa é uma raça incrivelmente antiga.

Em termos genéticos, ele é absurdamente parecido com os seus ancestrais selvagens.

Malamute do Alasca

Essa é uma raça de cachorros originária da porção norte do Planeta Terra. Ela foi criada com o objetivo de puxar os carros de trenó. Aliás, ele desempenha essa atividade até os dias atuais.

Por conta da sua aparência, não é surpresa alguma ficar sabendo que esse cachorro nativo do Alasca está tão intrinsecamente conectado com os lobos.

Basenji

O Basenji é uma raça canina cujo porte corporal oscila de pequeno à médio porte. Ele está localizado principalmente no continente africano. Em consonância com outros cães selvagens e também com os lobos, é Basenji é famoso por seu latido ser tão, mas tão diferenciado, que ele mais parece um uivado de verdade do que um latido.

Quando à sua genética, é uma raça igualmente muito antiga e que possui uma ligação muito profunda com os seus ancestrais.

Shiba Inu

O Shiba Inu é mais uma raça de cachorro que parece lobo. Ela é classificada como sendo uma das raças japonesas com o menor porte que existe e também uma das mais antigas que se tem notícia.

Originalmente, ele era utilizado para a caçada de pássaros variados e também de coelhos. Entretanto, atualmente, ele se transformou em um cachorro de família. Alguns testes de DNA  evidenciaram que essa é uma das raças mais antigas que ainda se encontra viva.

Samoieda

O Samoieda entra na lista como mais um cachorro que parece lobo. Aliás, essa raça é considerada como sendo incrivelmente próxima dos seus ancestrais selvagens. Ele é dono de um temperamento bastante sociável, mas ainda assim conserva um pouco do lado primitivo.

Na sua terra de origem, é utilizado para puxar trenós e para se efetuar o pastoreio de renas.

Pequinês

O Pequinês, conforme pode ser deduzido do seu próprio nome, tem como terra natal a China (para quem não sabe, a capital da China se chama Pequim). Ao contrário do que é demonstrado por meio do seu temperamento e da sua aparência, é uma das raças de cachorros que menos diverge dos seus ancestrais.

Os indivíduos que eram membros do Palácio Chinês sempre foram grandes fãs desse cachorrinho, por muitos e muitos séculos a fio.

Husky siberiano

Das raças cujos cães se parecem com lobos, o Husky Siberiano, por conta da sua aparência, já é praticamente uma garantia que ela possui alguma relação com os lobos. De acordo com o que fica transparecido no próprio nome, essa raça é originária do Norte da Sibéria, na Rússia.

Por causa do Husky, muitas tribos classificadas como nômades foram capazes de conseguir sobreviver ao meio ambiente extremamente frio e hostil da região Norte da Rússia.

Saluki

O Saluki é visto como uma das raças domesticadas de maior antiguidade de todo o mundo.

Originalmente, ele é um cachorro nativo do Oriente Médio. Com relação a sua genética, ele é notadamente ligado aos lobos.

Cão-lobo

Conforme fica evidente no próprio nome do animal, o cão-lobo é uma mistura de cachorro e lobo feita pelo homem, fruto do trabalho de criadores.

Há, inclusive, por volta de três sub raças diferentes, em concordância com a porcentagem genética originada da espécie selvagem. É considerado um anima do tipo híbrido.

Cão-lobo checoslovaco

O cão-lobo checoslovaco é uma raça bastante nova, desenvolvida mais especificamente no ano de 1955, quando realizaram o cruzamento do Lobo Europeu com o Pastor Alemão.

Esse exemplar tem o temperamento, a mentalidade e o potencial de entretenimento do pastor alemão e a resistência e força do Lobo Europeu.

Aprendendo sobre cachorros que parecem lobos

Todas as raças apresentadas nesse artigo contêm cachorro que parece lobo. Em sua esmagadora maioria, todas tem traços genéticos incrivelmente similares e conectados aos lobos e alguns deles possuem traços físicos aparentes que evidenciam esse parentesco. Todos são lindos e vale a pena tê-los.

Add Comment