Ração ou comida caseira: o que devo dar para meu cachorro?


Os donos de cachorros vivem em um constante dúvida quanto a alimentação do seu cachorro: ração ou comida caseira? Ainda que se saiba que há uma quantidade imensa da rações para cachorro, de diferentes marcas, preços e níveis de qualidade, eles ainda se questionam se devem dar apenas ração ou comida caseira para seus bichinhos.

Ração ou comida caseira? Qual é a melhor opção para seu cachorro?

Ração ou comida caseira? Qual é a melhor opção para seu cachorro?

Ração ou comida caseira?

Boa parte dos donos de cachorros já se fizeram essa pergunta ao menos uma vez em toda a sua vida. As pessoas atualmente possuem uma rotina muito agitada, cheia de tarefas e obrigações. Por causa disso, a ração, que pode ser facilmente encontrada em qualquer petshop sempre foi de grande ajuda para os tutores de cães.

É um tipo de alimento dotado de uma enorme praticidade, afinal, basta comprar um pacote fechado (ou adquirir a granel), despesar sobre a vasilha do animal e pronto, é só ele comer. Elas também são bastante nutritivas, com todos os elementos necessários para manter o animal bem nutrido e saudável. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais os veterinários recomendam a alimentação dos cães somente com esse tipo de refeição.

Entretanto, alguns estudiosos de nutrição animal dizem que a utilização de comida caseira na dieta do cão também pode ser incrivelmente vantajosa e benéfica, causando muitos impactos positivos na saúde do animal.

Com tantas opiniões divergentes, não é de se surpreender que os donos volta e meia se perguntem: ração ou comida caseira? As duas são igualmente saudáveis e merecedoras de recomendações. Contudo, é preciso escolher muito bem, não importa qual seja a modalidade de dieta adotada para o cachorro.

O que devo dar para meu cachorro?

Conforme já dissemos anteriormente, tanto a ração, quanto a comida caseira são alimentos perfeitos para os cachorros.

Dessa forma, o dono pode optar qual a alternativa mais interessante e positiva de dieta que será viável de ser adotada.

Além de tudo isso, é imprescindível que, antes de fazer essa escolha, você leve o seu cachorro e faça uma consulta com um médico veterinário especializado em nutrição animal.

Ele fará todas as observações e até mesmo exames necessários  para saber como adaptar  as refeições do cachorro da melhor forma, não só no que se refere a seleção em si, mas igualmente em termos de proporções.

Quais são as vantagens da comida caseira?

Nos tempos mais antigos, não existiam as rações, não existia um tipo de alimento especialmente voltado para os cães. Tudo o que eles tinham disponível para comer eram os restos de comida, alimentos que sobravam das refeições dos seres humanos e depois eram dados para os cachorros. No entanto, esse tipo de prática é completamente abominada pela medicina veterinária atual.

De acordo com alguns especialistas, quando o dono escolhe alimentar o seu cachorro com uma comida caseira, é preciso ter bem claro na mente que se trata de alimentos preparados especificamente para o cão. O que está se falando aqui é de uma alimentação caseira equilibrada, cuidadosamente pensada a partir das necessidades biológicas específicas do animal em questão.

O que o tutor deve compreender é que o cachorro é um animal carnívoro e diante desse contexto, é necessário elaborar uma refeição bem específica para o bichinho.

comida caseira para cachorro

 

Além de haver o preparo de uma refeição direcionada unicamente para o cachorro, o dono ainda é capaz de oferecer uma dieta isenta de corantes, conservantes e outras substâncias nocivas. Essa alimentação é igualmente repleta de nutrientes e atributos benéficos para suprir todas as demandas do organismo do cão.

Se você quiser propiciar ao seu cachorro uma comida caseira, isso somente pode ser feito com a prescrição efetuada por um veterinário, com o devido respeito a biologia do animal.

Quais são os benefícios da ração?

Algumas pessoas acreditam que a ração não é uma boa escolha para a alimentação do pet, devido a possível existência de corantes, conservantes ou ainda ingrediente de origem transgênica. No entanto, há atualmente no mercado de pet, uma variedade gigantesca de marcas que elaboram rações industrializadas sem tanto acréscimo de aditivos nocivos para a saúde do cão.

Dado que o dia a dia dos donos está cada vez mais intenso e agitado, os veterinários e especialistas afins indicam o fornecimento de ração. Por causa disso, os donos não possuem tempo o bastante para ficar preparando refeições apropriadas as demandas nutricionais dos cachorros. Diante desse cenário, a ração é uma alternativa muito prática.

ração para cachorro

 

Outros entendidos do assunto são um pouco mais fechados quanto a essa temática, dizendo que apenas as rações industrializadas de qualidade superior são realmente completas, equilibradas e gostosas. Em outras palavras, só rações de boa qualidade e procedência são detentoras dos nutrientes e quantias certas para o cachorro viver por um tempo muito mais longo e de forma mais saudável.

Conforme a afirmação de especialistas, há basicamente três tipos de ração no mercado:

  • Combate;
  • Premium;
  • Super premium.

Selecionar entre um desses três tipos vai determinar uma boa saúde para o cão. A razão disso é que a ração de combate é muito pobre em termos nutricionais. Já com relação as rações premium e super premium, as mesmas são mais recomendadas, pelas razões abordadas mais acima.

No caso especial da ração super premium, ela é totalmente isenta de corantes e até mesmo de transgênicos. Por esse motivo ela é bastante recomendada pelos veterinários quando você leva o cão para uma consulta.

É permitido dar ração e comida caseira para o cachorro?

Outra questão relativamente comum entre os tutores é se é permitido dar ração E comida caseira para o seu cachorro. A motivação por trás desse questionamento está no fato de que alguns cães parecem não se habituar somente com a ração. Dessa forma, com o intuito de estimular o apetite do animal, os tutores adicionam alguns elementos da alimentação humana junto a ração.

Esse é um erro muitíssimo grave. Quando se faz algo desse tipo, os donos acabam desequilibrando os nutrientes contidos nos alimentos industrializados. Sendo assim, deve-se usar apenas ração ou comida caseira para alimentar o seu cachorro. Deve-se lembrar ainda que há alimentos que jamais devem ser oferecidos para os cães.

Add Comment