Porquinho da Índia: como criar, fotos e raças


As pessoas adoram ter um bichinho em sua casa. Eles são fofos, bonitinhos e muitas vezes bastante afetuosos, ajudando a dar mais cor e graça em nossas vidas. A variedade de animais que se pode ter em casa é imensa, dos mais comuns aos mais inusitados. Mas um dos animais mais diferenciados que as pessoas por vezes costuma ter é o porquinho da Índia.

Porquinho da Índia

O porquinho da Índia é um animal do tipo roedor, sendo originário daqui da América do Sul. Ele também costuma ser chamado de cobaia, preá, rato chino ou ainda ratinho da China.

Eles são animaizinhos bastante sociáveis, se dando bem com os seres humanos. Quando se encontram em estado mais selvagem, costumam viver em colônias compostas por um certo número de fêmeas, um macho e os respectivos filhotes.

Os porquinhos da Índia que vivem em cativeiro demandam alguns cuidados específicos e é sobre isso que falaremos no decorrer desse artigo, além de mostrar algumas imagens de porquinhos e mostrar algumas das raças existente.

Fotos de porquinho da Índia

Quer conhecer melhor como é a aparência de um porquinho da Índia? Separamos algumas fotos maravilhosas para você apreciar a fofura e beleza desse animal.

Como criar um porquinho da Índia?

Como dissemos acima, o porquinho da Índia criado em cativeiro possui algumas demandas especiais, por conta dessa condição do cativeiro em si e os atributos naturais do animal. Um porquinho da Índia criado em cativeiro precisa ter o que se chama de sua natureza gregária, ou seja, de viver habitualmente em grupos, respeitada.

Dessa forma, se for criar um porquinho da Índia em sua casa, é necessário que você sempre adote esse animal em pares, ou seja, sempre adotar dois animais em conjunto. Se puder adotar mais que dor, é melhor ainda.

Se for ter mais que dois porquinhos da Índia, ou seja, uma colônia deles, precisa compor essa colônia de forma que existam apenas animais do mesmo sexo convivendo. Isso vai evitar a reprodução exagerada. A reprodução exagerada é muito maléfica para as condições da saúde da fêmea e também para os seus respectivos filhotes.

Como é a alimentação de um porquinho da Índia?

O porquinho da Índia é um animal do tipo herbívoro. Dessa forma, toda a sua alimentação necessita ser pautada apenas no consumo de vegetais. Nada de dar outros tipos de alimentos para ele, a fim de que ele não apresente nenhum problema.

No caso dele ser alimentado a base de ração, tenha consciência de que precisará fornecer a ele os chamados pellets. Os pellets nada mais são do que um estilo de ração que possui um formato cilíndrico. Ele contém uma série de vitaminas, sais minerais e outra ordem de nutrientes.

Pode ser ministrado ao porquinho da Índia também uma mistura específica para animais da sua categoria. Seja com os pellets ou com a mistura específica, é fundamental ter-se muita cautela ao selecionar os produtos em questão, levando em consideração a idade do animal e suas necessidades alimentares.

Piramide alimentar do porquinho da india

Piramide alimentar do porquinho da india

É crucial que se tome cuidado com o excesso de gordura e também a existência essencial da vitamina C na alimentação desse bichinho.

Há rações que são recomendadas pelo vendedor para uma sorte diversificada de roedores. Evite esse tipo de alimento. Essa tentativa de elaborar uma ração que sirva para todos não viabiliza a construção do equilíbrio ideal para nenhuma espécie em especial.

Você pode e deve dar a eles, diariamente, frutas e legumes frescos, pois eles se configuram como sendo uma fonte importantíssima de vitamina C. É necessário também que você dê a ele um pouco de feno, para ajudar a deixar o intestino dele bem regulado.

No caso das fêmeas prenhas e dos filhotes em fase de crescimento, procure dar a eles uma porção de alfafa, por causa da quantia elevada de cálcio presente nesse alimento. Para porquinhos da Índia adultos em geral, somente forneça a eles a alfafa de vez em quando, como um petico.

Como deve ser a “casinha” do porquinho da Índia?

Quando for comprar uma gaiola para o seu porquinho da Índia, procure comprar uma gaiola que seja bem espaçosa, para dar a ele a possibilidade de correr e pular. As melhores gaiolas para dar um ambiente mais amigável para este animal são aquelas construídas com arame e que detém um fundo liso. Não se recomenda aquelas que possuam uma superfície irregular pois ele pode acabar prendendo a patinha.

Não se indica o uso de aquários, terrários ou ainda caixas de plástico. A razão para isso está no fato de que esses materiais e acessórios não fornecem uma ventilação adequada. Isso sem contar no excesso de umidade, que pode causar uma diversidade enorme de problemas de saúde no porquinho da Índia.

Outra razão pela qual a ventilação é tão importante está no fato de que é que quando a ventilação é incipiente, isso acaba fomentando o acúmulo de gases prejudiciais oriundos da urina e das fezes. Isso pode ocasionar problemas de saúde, principalmente infecções de caráter respiratório e também complexos problemas dérmicos.

casa porquinho da india

casa porquinho da india

É bem bacana elaborar uma decoração na gaiola do animal, de modo a se criar um ambiente mais instigante, dando ao bichinho alguma coisa para fazer, entretendo-o.

Além disso, vale a pena investir e implementar não somente, de forma óbvia, comedouros e bebedouros na gaiola, mas também vários brinquedos, esconderijos seguros e esconderijos comestíveis. Os esconderijos são fundamentais para o porquinho, a fim de se providenciar um lugar onde ele possa sentir que está em total segurança.

Obviamente também que os brinquedos proporcionados ao porquinho da India precisam ser compostos de um material que não seja nocivo caso ele acabe engolindo o mesmo. Brinquedos que não possuam tinta e feitos com madeira são uma opção viável.

É muito importante que o fundo da gaiola dele seja devidamente forrado com um substrato adequado. A intenção é que esse substrato absorva a urina, evitando ao máximo que ele tenta contato com ela.

Criando um porquinho da Índia

Criar um porquinho da Índia é uma experiencia única e especial. Esses animaizinhos são adoráveis, mas requerem cuidados especiais, então procure se atentar as especificidades dele antes de adquirir um para criar. Use sempre materiais de qualidade e crie um ambiente saudável para que ele permaneça feliz e saudável.

Add Comment