Peso ideal para cachorro: qual é?


Prezar pela manutenção do peso ideal para cachorro é uma tarefa que todo dono deve cumprir com louvor. Fazer com que um cão permaneça em um peso razoável é uma das principais formas de assegurar que ele esteja sempre saudável e viva por um longo tempo. Um cachorro muito gordo pode acabar tendo vários problemas de saúde, como problemas de coração e também diabetes.

Peso ideal para cachorro

Conheça o Peso ideal para cachorro de acordo com sua estrutura.

Por outro lado, cachorros que estão muito abaixo do peso podem apresentar outra ordem de doenças, como a anemia, a desnutrição, entre várias outras. Sendo assim, empenhar-se em cultivar o peso ideal para cachorro e uma nutrição correta e balanceada são imprescindíveis na vida do seu companheirinho.

Você não sabe definir qual é o peso ideal para cachorro? Gostaria de entender se o seu cão está acima ou abaixo do peso recomendado? Leia esse artigo pois te mostraremos o que precisa saber a esse respeito!

Como faço para saber se meu cachorro está abaixo do peso?

O peso ideal para cachorro não é sinônimo de magreza. O peso ideal para cachorro é aquele que se mantém na média, em uma espécie de equilíbrio: nem magro demais, nem gordo demais.

O grau de magreza de um cachorro pode ser separado em várias categorias distintas. Essas categorias são:

  • Cão magro demais

Um cão magro demais é facilmente reconhecido, identificado com clareza. Essa condição canina pode ser reconhecida por causa de suas costelas, por seus ossos poderem ser vislumbrados sem dificuldades, por suas vértebras lombares e por não apresentarem nenhuma gordura palpável, aparente.

  • Cão emaciado

Cães emaciados são aqueles que possuem uma magreza absurda, excessiva, exagerada. Seu aspecto visual chega a ser doentio. Todas as sua costelas, ossos, vértebras e igualmente as suas proeminências ósseas são muito visíveis, explícitas, aparentes. Absolutamente nenhuma gordura no corpo é possível de ser enxergada.

  • Cão magro

Um cachorro é classificado como sendo magro quando as suas costelas podem ser tranquilamente apalpadas e ficam bastante visíveis, sem gordura alguma. Um certo nível de afinamento na região do abdômen é perceptível.

  • Cão abaixo do peso

Um cachorro abaixo do peso não é considerado exatamente magro, mas também não possui o peso ideal. Suas costelas podem ser facilmente apalpadas, com uma porcentagem baixíssima de gordura. A sua cintura é tranquilamente percebida, quando observada de cima e a sua região abdominal afinal, quando observado de lado.

Como faço para saber se meu animal está no peso ideal para cachorro?

Um animal está no peso ideal para cachorro quando ele apresenta um aspecto bastante saudável, brincalhão, inteligente, cheio de esperteza e muitas vezes é simplesmente incansável! E todos esses atributos são exatamente tudo aquilo que gostaríamos de observar no nosso bichinho.

Peso e estrutura correta do cachorro

Peso e estrutura correta do cachorro

Além desses atributos, quando um cachorro está em seu peso ideal, ele fica com as suas costelas fáceis de serem apalpadas, sem mostrar uma quantidade exagerada de gordura. Contudo, essa camada de gordura é um pouco maior do que aquela exibida por um cachorro abaixo do peso.

Nesse caso, a sua cintura pode ser notada por detrás das costelas, quando se observa por cima.

Como faço para saber se meu cachorro está acima do peso?

Em contraposição ao que acontece com os cachorros magros, os cachorros mais gordos também possuem diferentes níveis de classificação para determinar o quanto um cachorro está distante do peso ideal, nesse caso acima desse peso almejado.

Vamos explicar abaixo as distintas definições para determinar o grau de gordura de um cachorro, o quanto ele está acima do peso:

  • Cachorro excessivamente gordo

O cachorro excessivamente gordo é aquele que já ultrapassou e muito qualquer limite de peso. Em outras palavras, ele é muito mais que gordo, está acima do que pode ser considerado obeso. Em um contexto como esse, ele necessita de um conjunto de tratamentos apropriados e a devida supervisão de um médico veterinário para alcançar o seu peso ideal.

Nesse cão, fica facilmente perceptível a quantidade excessiva de gordura sob o tórax, a base da sua cauda e na espinha. A cintura é praticamente inexistente, assim como também o seu alinhamento abdominal.

  • Cachorro gordo

As costelas do cachorro gordo não são assim tão palpáveis, por causa da grossura da camada de gordura. Ou então elas podem ser apalpadas somente após uma pressão considerável na região. É igualmente fácil de notar a camada de gordura sobre a região lombar e também a base da cauda. Não há cintura e nem afinamento no abdômen. Uma certa distensão na região abdominal pode ser observada.

  • Cachorro pesado

Cachorros pesados tem costelas palpáveis, mas com alguma dificuldade, pois a sua camada de gordura é espessa. É possível vislumbrar um certo acúmulo de gordura sobre a região lombar e na base da cauda. A cintura é quase imperceptível. O afinamento abdominal pode não estar presente.

  • Cachorro acima do peso

Um cachorro acima do peso tem costelas palpáveis. Contudo, possuem um pouquinho de excesso de camada de gordura. A sua cintura é perceptível,se o cão for observado de cima, não é assim tão proeminente.

O que posso fazer para obter um peso ideal para cachorro?

Para garantir um peso ideal para cachorro, tudo o que você precisa fazer é seguir à risca uma alimentação balanceada, acrescentando-se a isso uma certa quantidade de atividades físicas. Faça caminhadas com ele, leve-o para passear, corra, brinque com ele, faça os exercícios que forem necessários para que ele permaneça saudável e sem estresse.

Estrutura do cachorro de acordo com seu peso

Estrutura do cachorro de acordo com seu peso

No que se refere a sua alimentação, o mais recomendado é fornecer a ele uma ração de qualidade, com a quantidade certa de nutrientes. A quantidade indicada vai depender da raça, idade, altura e peso. Em geral, alimenta-se o cão umas duas vezes ao dia. Quanto aos tipos de ração, as premiums e super premiums são as melhores, pois possuem ingredientes de boa qualidade e um equilíbrio maior.

Cuidado do peso ideal para cachorro

Os cães, assim como ocorre com os gatos, não podem escutar o barulhinho da ração ou ver alguém comendo algo que desejam comer. Entretanto, não se deve dar comida em excesso, assim como não se pode dar um quantia de alimento muito reduzida. Isso vai assegurar que ele se mantenha no peso ideal para cachorro.

Add Comment