Periquitos: conheça as principais raças e como cuidar


Entre alguns dos animais de estimação mais comuns e populares estão os pássaros. As aventes, pela sua beleza, graça e por vezes graças a sua cantoria, caem nas graças das pessoas, que resolvem adotá-las. Dentre os tipos de pássaros mais procurados e queridos como pet de estimação estão os periquitos.

Os periquitos são bichos de estimação maravilhosos – desde que se saiba cuidar de um perfeitamente dessa categoria de animal, com todas as medidas básicas e essenciais para assegurar que ele esteja sempre saudável e feliz.

Esses animaizinhos são bastante carentes, sempre necessitando de uma generosa dose de atenção, de companhia, de carinho. Por apreciarem receber demonstrações de afeto e cuidado e apreciarem muito estarem sempre acompanhados, é interessante que eles sejam criados com mais de um exemplar de espécie.

Periquitos

Uma ótima opção de ma ave que as crianças podem brincar com certo cuidado!

Em outras palavras, é importante que você sempre tenha mais de um periquito na gaiola, a fim de que eles possam fazer companhia uns aos outros. Antes de tomar a decisão de cuidar do seu periquito, é interessante que você saiba se é realmente capaz de proporcionar a ele todos os cuidados que ele demanda.

Certamente que ele não carece de tanta atenção assim como um gato ou cachorro. No entanto, é de suma relevância que você dedique um tempinho da sua agenda para cuidar dele e para brincar com ele. Além disso, é essencial que você não se importe com a cantoria contínua dos periquitos.

Como deve ser a gaiola dos periquitos?

Há basicamente dois tipos diferentes de gaiola para periquitos: uma gaiola para periquitos com um temperamento mais manso e outra gaiola para periquitos com temperamento mais arisco, mais agressivo. É importante pontuar que essa gaiola não deve ser muito grande, ou seja, ela deve ser pequena. A razão para isso é facilitar a eles que consigam pular de um poleiro para o outro. Outra razão é fazer com que eles não se sintam isolados.

No caso da gaiola para periquitos de temperamento mais calmo, elas possuem aberturas de ambos os lados e também na parte superior, permitindo que ele fique solto por algum tempo. Essa modalidade de gaiola é excelente, pois ela dá uma independência maior para o passarinho. Com isso, ele tem a autonomia de escolher passear e fazer exercícios na parte externa.

Essa gaiola não serve para um periquito mais arisco, por exemplo, pois ele acabará fugindo dela. Nesse caso, a gaiola para periquitos de temperamento mais arisco deve ser toda fechada. Dê preferência para gaiolas de arame, independente de qual seja a personalidade dos seus periquitos.

Gaiolas confeccionadas com pássaros à vista, ou seja, que são dotadas de poleiros nas distâncias apropriadas corretas para eles pularem também são as ideias para esses pássaros. Em qualquer dos tipos de gaiola, é fundamentam que haja um recipiente com comida e outro com água, além de uma grade que separe o fundo, evitando assim que eles acabem entrando em contato com as próprias fezes.

De que maneira deve ser feita a higiene desses pássaros?

No que se refere a higiene dos periquitos, os cuidados basicamente dizem respeito a higiene do próprio animal em si e a limpeza da gaiola. A gaiola possui um fundo, que deve ser devidamente lavado periodicamente, em dias alternados.

 

O periquito necessita também que haja uma espécie de banheira de água no interior da gaiola, para que assim ele possa se lavar quando sentir vontade  e/ou necessidade. A água contida nessa banheira, assim como a água que fica no bebedouro deve ser trocada constantemente, todos os dias.

Ao menos uma vez por mês, retire todos os periquitos da gaiola e faça uma desinfecção completa em toda a sua extensão, de cima a baixo, por dentro e por fora.

Qual é a alimentação dos periquitos?

Quanto a alimentação dos periquitos, é essencial que você tenha ciência de quais são as comidas você precisa necessariamente fornecer e quais são aquelas que você não pode dar. As melhores frutas que você pode ofertar para o periquito são:

  • Pêra
  • Uva
  • Banana
  • Laranja
  • Mamão
  • Mação

Vale aqui ressaltar que todas essas frutas devem estar sem as respectivas sementes quando forem dadas para o pássaro. Dentre as frutas citadas, eles costumam demonstrar uma maior preferência pelo mamão. Com relação as verduras, as mais indicadas para propiciar a estes passarinhos são:

  • Chicória;
  • Couve;
  • Brócolis
  • Jiló
  • Almeirão

No que concerne aos petiscos para aves em geral, os mais recomendados são:

  • Nacos de pão
  • Semente de girassol
  • Biscoito de água e sal

Há ainda uma ração especial para periquitos. Recomendamos fortemente que procure compras as rações que vem embaladas, pois as rações a granel às vezes vem misturadas com rações de outros animais e acabam prejudicando ao bichinho.

Vale também lembrar aqui de alguns alimentos que eles não podem comer, tais como:

  • Alface
  • Tomate
  • Abacate
  • Alimentos cozidos
  • Carne

Raças de periquito

Se você nutre um interesse especial em aves, com certeza deve saber que há uma enorme variedade de raças de periquito. As opções são bastante diversificadas, tanto no que toca às cores, quanto no que se refere ao tamanho. O canto é outro elemento que serve para distinguir entre as raças.

Vamos enunciar adiante algumas das principais raças de periquitos:

  • Periquito australiano

O chamado periquito australiano nada mais é do o que periquito mais “tradicional”, mais comum”. É classificado como sendo o mais popular. Podemos encontrar exemplares em diversas cores, mas as mais recorrentes são branco, amarelo, verde, azul e cinza. Possui 18 cm de comprimento e uma manchinha azul nas bochechas.

  • Periquito rei

É uma ave bem colorida. Ela é maior que o periquito australiano, medindo até 27 cm de comprimento. Seus principais atributos físicos são suas penas verdes e o seu topete de cor alaranjada.

  • Periquito monge

Seu dorso é repleto de penas verdes e sua barriga é forrada com uma plumagem na cor cinza. Seu bico é pequenino e de cor laranja.

Adotando periquitos

Adotar periquitos para quem quer animais que requerem uma dose menor de atenção contínua do que cachorros e gatos, por exemplo.  Cuide com carinho das suas aves e elas proporcionaram alegrias e contentamento como qualquer outro pet.

Add Comment