Gato persa: saiba mais sobre a raça


As pessoas costumam conhecer várias raças de cachorros, mas não saber tanto sobre as raças felinas. Mas existe uma variedade imensa de raças de gatos, cada qual mais linda do que a outra. Entre essas raças felinas uma das mais populares entre elas é a do gato persa. Enquanto uma parcela considerável dos gatos de estimação são vira-latas, o gato persa está um pouco mais longe dessa realidade.

Gato persa

Raça famosa pelos seus pelos longos, o Gato persa é o queridinho das blogueiras!

O gato peça é uma raça felina dotada de uma enorme peculiaridade. Para além de sua beleza e de suas características únicas, ele tem um contingente enorme de atributos fascinantes que fazem dele uma raça maravilhosa para se ter em casa.

Gostaria de ter um gato persa? Quer aprender mais informações sobre essa raça incrível? Então continue lendo esse artigo para aprender um pouco mais!

A origem do gato persa

Não há nada, digamos assim, oficial que sirva para comprovar as origens do gato persa. A hipótese mais aceita no mundo todo é de que o gato persa é que um italiano chamado Petro Della Valle levou a raça para a Europa. Isso teria ocorrido após uma visita exploratória que ele fez a Pérsia, que atualmente se constitui no Irã, em 1620.

Segundo essa teoria, ele teria visto um exemplar desse gato na Pérsia, gostado e então levado consigo na sua volta à Europa.

O gato persa é uma raça que existe há mais de 125 anos. Alguns estudiosos acreditam firmemente que sua pelagem longa é fruto de um gene recessivo presente no DNA do animal. Esse gene teria surgido como uma adaptação de caráter natural ao clima absurdamente frio da região onde ele habitava.

Os ingleses passaram a gostar e aceitar cada vez mais o gato persa. Essa raça finalmente chegou em território do continente americano por volta do ano de 1800.

As características físicas do gato persa

Uma das características mais marcantes e conhecidas dos persas é a sua exuberante e longa pelagem e, é claro, por seu focinho com formato achatado. O focinho desse gato pode aparecer nas mais diversas cores. A cor branca do focinho do persa é a mais comum e popular. Por ser achatado, seu focinho é de tamanho curto.

Aliás, quanto a esse focinho, ele nem sempre foi assim. Antigamente, o focinho dele era como de qualquer outro gato. Entretanto, ocorreu uma espécie de anomalia genética, que se difundiu por vários gatos. Essa anomalia foi a responsável pelo achatamento, da forma como o conhecemos atualmente.

Seus olhos são grandes e bem redondos. Além disso, no que se refere as possíveis cores dos pelos desse gato, podemos citar:

  • Azul;
  • Preto;
  • Creme;
  • Vermelho;
  • Branco;
  • Creme bicolor;
  • Preto bicolor;
  • Azul bicolor;
  • Cálico;
  • Escama tartaruga;
  • Tartaruga azul.

Em média, os persas podem ter um peso que oscila entre os 3,5 aos 7 kg. Sua altura pode atingir a marca de 25 cm.

A cauda do persa é de tamanho curto também, assim como suas pernas também o são. Todavia, apesar de curtas, elas são grossas. Quanto as suas orelhas, elas são mais afastadas uma da outra.

Ele pode atingir a idade de 15 a 20 anos.

Temperamento do gato persa

O gato persa é um animalzinho bastante calmo, tranquilo, além de serem companheiros maravilhosos. Se você está esperando por um gato super animado, que vai aprontar todas pela casa, está bem enganado, pois esse gato é bastante “na dele”.

Contudo, também não ache que ele vai ser parado demais, algo praticamente estático. Essa “bolinha de pelo” é dona de uma inteligência gigantesca, além de serem ótimos amigos do seres humanos. Ele é considerado como sendo uma das raças mais independentes que existe.

Os persas são habitualmente gatos donos de uma personalidade bem serena. Além disso tudo, são bastante observadores, elegantes e cheios de graça. Por conta dessa natureza mais serena e tranquila, eles não são assim tão fãs de viver perambulando pelas ruas, preferindo ficar no conforto do seu lar.

Tudo o que o gato persa quer e precisa é de um lar repleto de muito amor, cuidados e carinho. Por serem mais comportados, conseguem se adaptar bem a vida em apartamentos.

Eles conseguem conviver maravilhosamente bem com seus donos, sendo igualmente capazes de se adaptar numa boa as outras pessoas adultas, às crianças e também a outros tipos de animais.

Uma característica interessante desse gato é que ele é bem limpinho, ou seja, preza bastante por hábitos de higiene mais rigorosos. Eles se limpam por conta própria. Isso dispensa aos donos a efetuação de um banho mensal.

Cuidados especiais com o gato persa

Conforme dissemos anteriormente, os persas são gatos que se limpam com bastante frequência. O resultado disso? Bem, isso pode acabar, por outro lado, acarretando alguns problemas, como as famigeradas bolas de pelo dentro do seu corpinho.

Vamos dar algumas dicas básicas para você cuidar do seu gatinho persa:

  • Efetue uma escovação diária dos pelos do gato, deixando-os alinhados, evitando a formação de nós. Dedique um cuidado especial a barriga, tórax, parte interior das patinhas e também atrás das orelhas;
  • Limpe dos olhos do gato pelo menos duas vezes por dia, evitando que a face dele fique manchada por conta de uma substância marrom que é expelida.
  • Não deixe o gato persa sozinho durante um tempo muito longo. Eles podem realmente sofrer com sua ausência.
  • Os persas possuem uma propensão maior para o desenvolvimento de cardiomiopatia hipertrófica, atrofia progressiva da retina e doença renal policística. Sendo assim, procure levá-los ao veterinário com frequência.

A alimentação dos persas

Não há grandes segredos com relação a alimentação desses gatos. Uma ração bem balanceada é o suficiente para mantê-lo sempre saudável.

Procure dar a ele uma quantidade de comida correspondente ao seu peso e de forma alguma você deve restringir o quanto ele come. Deixe sua vasilha de comida sempre bem cheia de ração. A ração seca também deve ajudar a manter o pelo dele sempre sedoso e brilhante.

Criando um gato com amor

Tudo o que você precisa para cuidar bem de um gato persa é dar a ele muito amor, além é claro de manter uma dedicação especial no trato com os pelos e com as unhas dele.

Add Comment