Gato Maine Coon: saiba tudo sobre a raça


Não é de hoje que a humanidade é simplesmente fascinada por gatos. Os gatos são animais incríveis, cheios de personalidade e peculiaridades que fazem deles excelentes para se ter por perto. Há uma gama variada de raças de gato, mas uma das mais interessantes é o chamado gato Maine Coon.

Gato Maine Coon

Gato Maine Coon é peludo e muito bonito!

Toda raça de gato possui características únicas. Isso não só fisicamente, mas também com relação ao perfil “psicológico” do gato em questão. Tendo isso em vista, o dono ou futuro dono de um gato Maine Coon, por exemplo, deve se atentar a essas particularidades.

Vai adotar um gato Maine Coon? Já possui um gato Maine Coon e gostaria de saber mais? Leia esse artigo para aprender um pouco mais!

O histórico da raça de gato Maine Coon

Assim como ocorre com as demais raças de gatos, a origem do gato Maine Coon é bastante incerta. A ideia mais comum e mais aceita entre as pessoas que criam gatos é que essa raça possivelmente se desenvolveu a partir do cruzamento entre gatos que eram nativos de pelo curto com os gatos europeus de pelo longo, provavelmente encaminhados por intermédio dos vikings.

Essa hipótese explicaria muito a similaridade entre essa raça e a raça Norwegian Forest, também conhecida como Norueguês da Floresta, que nada mais era do que uma raça que habitava com os vikings durante o século XI. Diversos gatos dessa raça mostram um enorme apreço pela água, o que pode talvez ser algo herdado dos seus ancestrais.

Quando surgiram raças portadoras de pelo longo no começo do século XX, como, por exemplo, o gato persa, cuja origem está residida no Oriente Médio. Por causa disso, o Maine Coon acabou ficando menos popular. Por volta dos anos 50, sua popularidade começou a crescer novamente e hoje em dia é um dos mais populares.

Quais são as características do gato Maine Coon?

Em sua origem, o gato Maine Coon era um gato de trabalho. O gato Maine Coon é também chamado de Gato Americano ou American Longhair. Ele é um tipo muito resistente, consideravelmente rústico e possui uma enorme capacidade de aguentar as maiores adversidades.

O corpo desse gato é bastante proporcional. Ele possui um aspecto retangular e equilibrado, sem nenhuma parte do seu corpo exacerbada em termos de tamanho. Esse gato é muito forte e recheado e músculos. Considera-se que ele é um gato grande, aliás, uma das raças felinas de maior porte em todo o mundo, podendo chegar ao peso de 11 kg. As fêmeas do tipo “petite” podem ter um peso de até 8 kg.

Os pelos do Maine Coon são mais curtos nos ombros e mais longos na área do estômago. Sua pelagem é bem densa, completamente macia e formidavelmente sedosa, contendo um leve caimento. Curiosamente, a textura dos seus pelos pode variar de acordo com a cor. Por conta dessa pelagem, pode parecer que ele tem proporções muito maiores do que possui na realidade.

Gato Maine Coon é famoso por ter suas “7 vidas”.

Pelo fato da textura da sua pelagem ser mais macia e com mais sedosidade do que propriamente felpuda, ela não fica opaca com tanta facilidade, como acontece com as demais raças possuidoras de pelo longo. Os especialistas normalmente recomendam que se efetue a escovação duas vezes durante a semana, com o auxílio de um pente de aço de qualidade.

O padrão de coloração mais comum é a castanha ou marrom com algumas marcações. Ele é detentor de olhos grandes e cheios de expressividade. Normalmente, seus olhos tem a cor verde ou então dourada. Aliás, todas as cores, a exceção do azul, estão dentro do padrão da raça.

O Maine Coon é um gato cujo tempo de amadurecimento é bem lento, podendo levar por volta de 3 a 4 anos para se desenvolver por completo. Ainda que o gato malhado marrom seja uma coloração mais padronizada e também mais comum, gatos dessa raça mostram uma diversidade imensa de cores possíveis.

Como é o temperamento e personalidade do gato Maine Coon?

O gato Maine Coon é popular por causa do seu temperamento gentil. Além disso, esse felino é dono de uma inteligência acima da média habitual. É, dessa forma, visto como um gato muito tranquilo, simples e fácil de se treinar, que se adapta facilmente e possui uma natureza bastante amigável.

O Maine Coon é muito fiel à sua família, bastante cuidado com estranhos e absurdamente independente. São bem brincalhões por toda a sua vida, mesmo após atingirem a vida adulta. O seu temperamento o leva a ser mais pacíficos com outros gatos, com as crianças e até mesmo com os cachorros.

Esse gato é estupidamente gentil, cheio de meiguice e muito companheiro. Geralmente ele se dá muito bem com outros animais de estimação que porventura possa haver na casa, como gatos, cachorros e outros. Por se adaptar sem problemas a qualquer ambiente e situação, sua natureza é amistosa.

Necessitado de cuidados e de uma boa dose de atenção, ele está sempre precisando de companhia. Uma curiosidade a respeito dele é que o som do seu miado se parece com o som emitido por um grilo.

Uma grande parte de sua popularidade junto as pessoas é explicada pelo fato de que o Maine Coon tem um porte grande, é dono de uma inteligência singular, pelos incrivelmente lindos e por estarem sempre dispostos, além de uma enorme devoção a sua família e humanos.

O gato Maine Coon simplesmente ama a água. Isso talvez possa ser explicado pelo fato dos seus pelos grosos repelirem facilmente a água, o que dificulta de maneira expressiva que eles fiquem encharcado de água, como acontece com gatos que possuem uma pelagem mais fina.

Adotando um gato Maine Coon

Não é a toa que o gato Maine Coon é uma das raças preferidas das pessoas. Sua beleza marcante e sua personalidade doce fazem dele um animalzinho muito fácil e gostoso de conviver e de cuidar.

Não compre um gato Maine Coon: adote-o em abrigos, com donos particulares ou instituições de proteção ao animal. Não alimente essa indústria cruel e que só prejudica os bichinhos.

Add Comment