Gato de pelo curto inglês: conheça a raça Brittish Shorthair


O gato de pelo curto inglês, também conhecida como sendo a raça British shorthair,  é uma raça felina cuja origem reside na Inglaterra. Uma de suas características mais marcantes são os seus lindos pelos cinzas e seus olhos de uma cor amarela maravilhosamente vibrante e brilhantes.

Gato de pelo curto inglês

É, possivelmente, a raça felina mais antiga que se tem notícia e com toda a certeza uma das mais populares.

Qual é o histórico e a origem do gato de pelo curto inglês?

Uma das hipóteses mais aceitas a respeito da origem do gato de pelo curto inglês. Ela data possivelmente de algo cerca de  2 mil anos atrás, lá pelo ano de 50 d.C. Esse data foi quando, na Idade Antiga, o poderoso Império Romano invadiu a Bretanha e levou junto com os seus soldados gatos que eram descendentes dos gatos selvagens africanos, a fim de combater a horda de ratos que se proliferavam pelo território inglês.

A primeira vez que o gato de pelo curto inglês foi exibido em uma exposição aconteceu no dia 13 de março de 1871, no famosíssimo Crystal Palace, na cidade de Londres.

O sujeito responsável por transformar a criação de gatos uma verdadeira arte, cheia de refinamento, foi Harrison Weir. O fruto de suas experiências fez com que o British Shorthair de cor preta fosse o gato mais popular das exposições realizadas no Crystal Palace, em Londres, no finalzinho do século XIX.

Eles eram estupidamente populares e essa popularidade se estendeu até o momento em que os gatos Persas pisaram em território inglês.

Depois da Primeira Guerra Mundial, com a retomada da criação seletiva, levou-se um bom tempo e uma boa dose de empenho para que o gato de pelo curto inglês alcançasse um nível de desenvolvimento que satisfizesse.

As características físicas do gato de pelo curto inglês

O gato de pelo curto inglês é um gato de porte robusto. As fêmeas da raça costumam ser menos robustas que os machos em praticamente todos os aspectos. O seu tamanho pode variar de mediano para grande. No que se refere ao seu peso, ele pode oscilar entre 4 e 8 kg.

Os olhos desse gatinho são grandes, de formato arredondado e bem abertos. São também olhinhos muito expressivos, além de serem bem separados entre si.

Os pelos do gato de pelo curto inglês, conforme consta no próprio nome, são bem curtos, densos, bastante rentes ao corpo e muito firmes ao toque, porém igualmente suaves.

Há uma variedade de cores imensa entre os exemplares dessa fabulosa raça, sendo a coloração azul-cinza a mais conhecida. No entanto, existe gato de pelo curto inglês nas seguintes cores:

  • Creme
  • Vermelho
  • Chocolate
  • Lilás
  • Negro
  • Branco

Esse gato possui um aspecto muito elegante e garboso. É bastante compacto, bem equilibrado e forte. Aliás, seu corpo é todo musculoso e ele possui um peitoral largo.

gray British cat on a white background

Com relação a sua cauda, ela possui uma largura considerável e é mais grossa na base. Conforme vai chegando na ponta, ela vai se tornando mais fina e arredondada. Além disso, ele é dotado de patas cujo formato é mais arrendondado, somando-se a isso o fato de serem largas e fortes.

A cabecinha desse bichinho tem uma forma mais redonda, é larga, contendo um espaço razoável entre as orelhas. O seu focinho é bem curto e largo também, com os respectivos orifícios nasais mais abertos. Seu queixo está alinhado com o focinho, é bastante desenvolvido e forte.

Por causa do seu porte bem equilibrado e forte, ele tem preferência por passar mais tempo no chão. Ele não é um gato dotado de muita agilidade ou então muita velocidade. Ele possui excelentes talentos para caçador. Apesar do seu porte avantajado, ele é mansinho e está sempre disposto a lidar com qualquer situação tranquilamente.

Como é o temperamento do gato de pelo curto inglês?

O gato de pelo curto inglês passa uma imagem de quem é majestoso, imponente e dono de uma enorme inteligência. Ele é igualmente uma raça de gato muito dócil, bastante brincalhona e incrivelmente carinhosa.

É curioso notar que os gatos de pelo curto inglês são gatos que tem uma preferência maior por ficar na tranquilidade e calmaria do lar doce lar, na companhia da sua família humana. Ao contrário de outras raças felinas, onde o jeito aventureiro fica muito mais pronunciado, ele é mais na dele. No entanto, caso haja uma oportunidade, eles se mostram como ótimos caçadores.

Por causa do seu temperamento mais calmo, quando eles se sentem incomodados, eles escolhem se afastar, ao invés de revidar de alguma forma. Sendo assim, dificilmente eles irão arranhar as pessoas.

Por conta de sua paciência gigantesca, o seu elevado grau de tolerância e seu elevado nível de equilíbrio, eles podem se configurar como excelentes amigos para as crianças.

O gato de pelo curto inglês se adapta facilmente aos mais diversos espaços, além de serem capazes de conviver numa boa com outros gatos e até mesmo com os cachorros.

Pode-se dizer que o gato de pelo curto inglês alcança a idade adulta entre os 2 e 3 anos de idade.

Esse é um gatinho independente e decidido e, a despeito da má reputação atribuída a eles, são ótimos protetores e muito amigos, sendo um grande apreciador de um colinho. Eles se dão bem com todos os membros da casa, não nutrindo preferência por nenhum integrante da mesma.

Outro ponto bacana a respeito do gato de pelo curto inglês é que eles não são mandões, autoritários e nem territorialistas. A convivência com eles é pacífica e não são carentes, ou seja, não precisam de uma dose constante de atenção. Seus miados são bem raros e eles aprendem tudo muito facilmente.

Pelo fato dos seus pelos serem curtos, a escovação dos mesmos pode ser realizada com uma frequência menor. A caixinha de areia precisa estar sempre em um local bem arejado e de acesso facilitado.

Adotando um gato de pelo curto inglês

Se você está em dúvida sobre qual raça de gato escolher, mas sabe que gosta de animais tranquilos e simples de cuidar, o gato de pelo curto inglês é a melhor opção para você. Carinhosos e independentes ao mesmo tempo, eles não demandam cuidados especiais.

Add Comment