Erva de Gato


Ela pode tratar ansiedade e depressão nos gatos, fazendo com que eles fiquem muito mais animados para brincar e lhe fazer companhia, e também em sessões de adestramento. Estamos falando da erva de gato, uma plantinha que faz sucesso entre os apaixonados pelos felinos.

erva gateira

Erva de Gato (Foto: Pixabay)

Também conhecida como “Catnip” ou “Erva Gateira”, ela surgiu em territórios da Europa e da Ásia, mas logo se espalhou por outros continentes, chegando a ser usada até mesmo pelos humanos (foi base para um chá muito apreciado no Império Romano e serviu como tempero para carnes e sopas na Idade Média).

Ainda não conhece essa planta adorada pelos pets? Quer saber para que ela serve e onde encontrá-la? Basta continuar a leitura!

O que é erva de gato?

A erva de gato é uma planta famosa pelo seu poder estimulante em gatos, desencadeando uma série de reações no comportamento dos felinos, causadas pelo neptalactone, substância presente nela e que gera estímulos no cérebro do pet.

Ela pode ser vendida pura, em sua forma natural (geralmente desidratada), ou encontrada em determinados tipos de brinquedos para gatos. Também há versões da planta em spray.

Para que serve a erva de gato?

Os benefícios da erva de gato incluem alegria e relaxamento, fazendo com que ela seja bastante utilizada para tratar os gatos agitados, deixando-os mais calmos. Pets com problemas de ansiedade e depressão também são o público-alvo do produto, e além disso, ela pode ser usada no adestramento de gatos.

Quando inalado, o odor da planta ativa o bulbo olfatório dos bichanos e envia sinais nervosos para várias áreas do cérebro, como o hipotálamo e a amígdala, responsáveis pelas emoções, estimulando reações como rolar, miar, morder, correr e pular.

o que é erva de gato

A erva de gato em sua forma natural (Foto: Pixabay)

Em média, os efeitos do catnip duram 10 minutos, e assim que eles passam o gato fica mais quieto e sonolento, devido ao cansaço causado pela agitação. Uma nova sessão pode ser feita, mas é recomendado esperar pelo menos 30 minutos.

Ao contrário do que se pensa, a erva de gato não vicia. Outra curiosidade é que nem todos os felinos são atingidos pelos efeitos dela – estima-se que 75% deles são estimulados pela planta, com os filhotes e os mais velhos apresentando maior suscetibilidade.

Quais plantas os gatos podem comer?

Além da erva gateira, outras plantas podem ser comidas pelos bichanos, trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental dos peludos.

Conheça algumas plantas comestíveis para gatos:

  • Grama de trigo: melhora a digestão
  • Tomilho: tem pode relaxante parecido ao do catnip
  • Camomila: relaxa e alivia problemas gastrointestinais
  • Raiz amarela: reduz o efeito de olhos inchados causado por alergias e infecções
  • Valeriana: é um poderoso estimulante para gatos
  • Capim-santo: evita cólicas

Onde comprar erva de gato?

O lugar mais fácil para você encontrar e comprar erva de gato é o pet shop, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. Mas também é possível encontrá-la em lojas de produtos naturais.

benefícios da Erva de Gato

Os gatos ficam relaxados após o contato com a erva (Foto: Pixabay)

Os preços variam de acordo com a forma do produto (desidratada, em spray, em brinquedos, cartelas etc) e a quantidade. Um pacote de erva de gato desidratada, de 2 gramas, por exemplo, custa em média R$ 10,00.

Add Comment