Ração Premium e ração Super Premium: qual a diferença?


Selecionar a melhor ração para seu cachorro não é uma tarefa difícil, mas que requer uma boa dose de pesquisa e reflexão. A variedade de rações existente no mercado é gigantesca. Há muitas marcas e também muitos tipos diferentes. Na busca pela melhor alimentação para o nosso cachorro, ouvimos muito falar da ração premium e ração super premium. Essas duas são classificadas como as melhores que existe.

Na realidade, essa é uma classificação que não é registrada. Em outras palavras, ela não é uma classificação oficial, algo que foi deliberado e difundido por algum órgão que tenha mensurado todos os ingredientes e criado as categorias de rações.

O que há na verdade é uma determinação criada pela indústria de alimentação pet e que acabou se tornando uma espécie de convenção.

Ração Premium e ração Super Premium

Ração Premium e ração Super Premium

Ração Premium e ração Super Premium

 

As rações são alimentos bem completos e balanceados. Isso quer dizer que elas possuem todos os ingredientes necessários para que ele possa viver de forma saudável e plena, além é claro de muito feliz. O que vai distinguir entre os tipos de ração são justamente os nutrientes que cada uma delas contém.

Vale dizer que além da ração premium e ração super premium há um terceiro tipo de ração, que é a chamada ração de combate. Um quarto tipo de ração seriam as rações de tratamento, confeccionadas especialmente para condições de saúde muito específicas. Mas, de modo geral, as rações mais consumidas estão entre esses primeiros tipos.

Quer saber mais sobre os tipos de rações? Gostaria de entender quais são as diferenças entre a ração premium e ração super premium? Então não deixe de ler esse artigo!

A ração de combate, normal, econômica ou standard

A ração de combate é uma ração  bem equilibrada. Contudo, o nível de qualidade de proteína usada ali é muito baixo. Essas raças chamadas de combate foram os primeiros tipos de ração criados, lá por volta da década de 1970. Embora elas possuam  muito tempo de existência, elas continuam apresentando as mesmas características:

  • Níveis nutricionais muito baixos, reduzidos;
  • Ingredientes com custo baixo ou mesmo de baixa qualidade;
  • Fórmula variável (isso quer dizer que, se faltar algum ingrediente ou o preço dele tiver subido, ele é substituído por outro com uma qualidade similar, o que pode causar diarreias e má digestão alimentar);
  • Fontes vegetais de gordura e proteína.

A linha de combate é vendida sobretudo em locais que não são especializados, como, por exemplo, supermercados e mercearias. Seu preço é bastante acessível.

Entretanto, por serem detentores de uma baixíssima densidade nutricional, acabam forçando o cachorro a comer uma quantidade bem maior de alimento para poder se sentir satisfeito, além é claro de receber uma quantia mínima de nutrientes essenciais por meio do produto em questão. Isso faz com que a relação custo-benefício não represente nenhuma vantagem na aquisição.

A ração Premium

Nos anos 80, foi elaborada a chamada ração premium. A ração premium é um tipo de ração cujos níveis nutricionais são muito superiores, muito melhores que a ração de combate, possuem um sabor muito melhor. Além disso, elas são confeccionadas tendo um controle de qualidade e também de matéria prima muito maior, mais rigoroso, completo e apurado.

Essas rações são consideradas como produtos de primeira qualidade, o que explica a sua precificação mais cara. Os nutrientes existentes aqui possuem uma qualidade muito superior, sobretudo em comparação com aqueles presentes na ração de combate.

A sua formulação é a base de:

  • Carne de frango.
  • Carne de ovelha.
  • Carne de peru

São usados também outros tipos de carne. Contudo, muitas vezes elas não utilizam apenas carne em si, mas também digestas de frango. Os ingredientes utilizados em sua fabricação tem um grau mais elevado de digestibilidade, o que faz com que o consumo de ração diário seja mais reduzido. Isso porque, por causa dessa característica, o cachorro se sente mais satisfeito, não sentindo tanto a necessidade de ingerir grandes quantidades de alimento.

 

Elas ajudam na promoção de uma vida mais saudável. Auxiliam muito na diminuição da quantidade de fezes do animal. Todavia, elas, de certa forma, ainda seguem a mesma ideia e prática nutricional da fórmula variável e o uso de ingredientes de origem vegetal.

A ração premium ainda contém conservantes, palatabilizantes (substâncias com o intuito de tentar dar um sabor mais destacado ao alimento) e corantes. É possível haver algumas ração da linha premium que não tem corantes, como a Performance e Golden da Premier Pet.

A ração super premium

A ração super premium é uma ração bastante equilibrada, portadoras de uma composição nutricional perfeita para os seus animais. Elas são confeccionadas com proteínas de origem 100% animal, dotadas de um grau de digestibilidade muito maior.

Conforme se sabe, a proteína de origem animal tem uma maior absorção, digestão e utilização que a proteína de origem vegetal. Quanto maior for o grau de digestibilidade,  a assimilação por parte do organismo do animal será mais fácil.

Outro enorme benefício da ração super premium é que ela se utiliza apenas de conservantes naturais, além de não possuírem corantes e palatabilizantes. Elas possuem o balanceamento voltado para animais filhotes, adultos e seniores. Há até mesmo algumas fórmulas específicas para cães de uma determina da raça ou nível de atividade.

 

Os valores desta ração costumam ser bem mais caros. No entanto, é importante que se faça uma boa análise da relação custo-benefício. Dado que com toda essa qualidade nutricional o animal, sendo gato ou cachorro, consome uma quantidade muito menor para a sua manutenção, acaba sendo uma solução interessante e viável, por não precisará ficar comprando novos pacotes da ração.

A densidade energética desses alimentos também é maior, dando ao seu pet toda a energia e vitalidade que eles precisam. A ração super premium diminui de forma expressiva o aparecimento de doenças.

As diferença entre ração premium e ração super premium

Podemos dizer, de forma resumida, que as principais diferenças entre ração premium e ração super premium é que enquanto a premium ainda possui corantes e usa uma quantia razoável de proteínas vegetais, a ração super premium é livre de corantes e usa somente proteínas animais. Ainda que o preço seja mais elevado, acaba sendo mais vantajoso comprar ração premium e ração super premium.

Add Comment