Como tirar pelo das roupas


Quem tem cachorro ou gato em casa certamente já se deparou com uma grande quantidade de pelos do bichinho de estimação grudada em suas roupas e espalhada pela casa, causando uma série de transtornos e deixando o ambiente sujo e desagradável.

dicas para tirar pelo de roupa

Como tirar pelo das roupas (Foto: Pixabay)

De maneira geral, tanto os felinos quanto os caninos soltam pelos em determinadas épocas do ano, situação que é natural e comum a praticamente todas as raças. Além disso, algumas doenças também podem levar à queda de pelos nos pets.

A boa notícia é que você pode ficar livre desses fios em suas camisas, calças e demais peças seguindo algumas dicas bem simples e práticas. Como tirar pelos das roupas? É o que vamos ensinar a seguir, confira!

Pelo de gato

A queda de pelo de gato geralmente está relacionada a causas naturais, como dissemos anteriormente. É totalmente comum que os bichanos troquem a pelagem pelo menos duas vezes ao ano, sendo uma na chegada do verão e outra quando se aproxima o inverno.

Mas se você tem um gato perdendo pelos em excesso e com frequência é bom ficar de olho, pois o seu animal de estimação pode estar com alguma doença, estressado, se alimentando de maneira inadequada ou sofrendo com pulgas e carrapatos, condições que normalmente levam à queda dos fios.

Caso a queda esteja exagerada, você pode tomar algumas medidas, como cuidar melhor da higiene do felino, aplicar produtos antiparasitários nele, evitar deixá-lo estressado e escolher uma dieta balanceada para ele, além de escová-lo diariamente, entre outras possibilidades, dependendo do motivo da queda de fios.

remover pelo de gato

Uma boa escova ajuda a remover muitos pelos (Foto: Pixabay)

Com relação aos fios que grudam nas roupas, tapetes, toalhas, sofás e outras áreas, há algumas dicas práticas para eliminá-los. Saiba como tirar pelo de gato das roupas:

Use uma escova de roupa

Uma das principais dicas para remover pelo de gato das roupas é usar uma escova. Mas você deve ter o cuidado de utilizar um modelo específico para o tipo de tecido da sua vestimenta, para não danificá-la.

Basta passar a escova para remover pelos das roupas na parte que está cheia de fios e repetir a ação até que não haja mais nenhum pelo. Caso esteja difícil a remoção, você pode utilizar também um rolinho adesivo, outra ótima pedida para acabar com pelos indesejáveis.

Luva de borracha

Sabe aquelas luvas de borracha que você utiliza para lavar o banheiro? Elas também são ótimas aliadas na limpeza de pelos de gato, pois criam uma eletricidade estática capaz de atrair os fios mais grudados em suas blusas e calças.

É só esfregar a luva na parte cheia de fios e esperar que os pelos grudem nela.

Esponja com água e citronela

Se você procura uma opção diferente para tirar pelos das roupas, uma ótima ideia é usar esponja com água e citronela na parte afetada. Basta borrifar um pouco da solução naquela esponja da cozinha e passá-la no tecido até que todos os fios sejam removidos.

Além de roupas, essa combinação também elimina os pelos de sofás, colchas, travesseiros e outras peças, e ainda contribui para espantar os insetos.

Secadora de roupas

O filtro da máquina de secar de roupas pode ser outra solução interessante para acabar com esse transtorno. Após lavar bem a peça, coloque-a na secadora por cerca de 20 minutos e verifique o resultado.

Aspirador de pó

Usar aspirador de pó para remover pelos de gatos também é uma alternativa. Nesse caso, você precisa escolher um bocal bem pequeno e esticar o tecido, passando a máquina com delicadeza. Repita a operação para melhores resultados.

Pelo de cachorro

Como remover pelo de cachorro das roupas? As dicas são bem parecidas às citadas acima, permitindo que você elimine grandes quantidades de fios em poucos minutos, deixando as suas peças bem limpas e confortáveis.

dicas para tirar pelo de cachorro

Ao abraçar seu pet, muitos pelos dele podem grudar em sua roupa (Foto: Pixabay)

Veja algumas dicas para eliminar pelos de cães das roupas:

Use uma bexiga

Aquelas bexigas utilizadas para enfeitar as festas infantis são ótimas para remover pelos de cachorros das roupas, sofás e demais áreas com tecidos. Basta encher o balão e aproximá-lo dos fios, repetindo o procedimento até que todos estejam fora da roupa.

Aspirador de pelo

Além do aspirador de pó tradicional, que pode ser usado para a tarefa, outra solução interessante está no aspirador de pelo de cachorro, normalmente utilizado no próprio animal.

Ele também é ótimo para passar nas roupas, sofás e tapetes, removendo os fios em pouco tempo.

Pano umedecido

Está difícil tirar os fios do pet da sua blusa? Pegue um pano limpo e umedeça-o. A seguir, é só passar o pano sob a roupa, fazendo uma pressão maior nas áreas onde há muitos pelos. Caso esteja complicado remover os últimos fios, use a própria mão ou uma pinça para pegá-los.

Lave bem as roupas

Outra medida que normalmente tem bons resultados é lavar a roupa suja de cabelo de cachorro. Programe a máquina para uma lavagem mais completa e capriche no sabão em pó (ou líquido) e amaciante, para deixar a roupa bem limpinha e livre dos fios.

Essa sugestão serve para qualquer tipo de roupa e também capas de almofadas, toalhas e outras peças que tenham pelos grudados. Ao final da lavagem, não se esqueça de tirar os pelos do filtro da máquina (eles podem ainda se acumular no fundo da lavadora).

pelo de cão como tirar

Cães e gatos soltam pelos naturalmente (Foto: Pixabay)

Fita adesiva

A mesma dica da fita adesiva para tirar pelos de gatos de roupas serve para os fios de cães. Utilize uma fita adesiva dupla face em escova, rolos ou outro tipo de objeto que possa ser passado nas roupas. Também é possível aplicar o adesivo diretamente na peça e retirar com cuidado.

Ar frio

O ar frio do secador tem grande eficácia na remoção de pelos. Nesse caso, basta ligar o secador na temperatura mais baixa e apontá-lo para a roupa, optando pela maior velocidade. Passe o acessório nas áreas afetadas e recolha os fios soltos.

Escova de roupa

Escovar a roupa é algo que também pode ajudar a tirar pelo da roupa. A dica é a mesma para eliminar os fios soltos de gatos, ou seja, escolha uma escova adequada para o tecido e passe-a na peça.

Add Comment