Como tirar cheiro de xixi de gato


Ter gato em casa é tudo de bom, mas claro que nem tudo são flores. Uma das coisas mais chatas é ter de lidar com a urina de gato, principalmente quando ela deixa aquele cheiro forte pela casa. Mas não se preocupe: pode não ser fácil, mas saiba que o problema tem solução.

Está tentando tirar o cheiro de xixi de gato da sua casa? Então nós podemos ajudar:

Dicas para tirar cheiro de xixi do gato:

como tirar cheiro de xixi de gato

 

 

Hora de descobrir como se livrar do cheiro de xixi de gato. Pronta para as dicas?

Nunca esfregue a mancha molhada: Esfregar a urina molhada vai apenas piorar o cheiro e fazer com que o líquido fique mais impregnado no tecido – caso o gato tenha urinado no sofá, tapete ou roupa – sendo assim o primeiro passo é remover o excesso. Use folhas de papel toalha para absorver o líquido, e faça a limpeza somente quando o excesso da urina for removido.

Separe os panos de chão: Nunca use o mesmo pano de chão que limpou a urina do gato para a limpeza da casa pois isso acabará espalhando o cheiro para outros ambientes. Sempre deixe os panos separados.

Vinagre: Se a poça ainda estiver molhada, seque com papel absorvente. Evite esfregar, apenas deixe que o papel absorva o líquido. Use mais folhas caso seja necessário. Retirando o excesso, aplique uma mistura de 250 ml de vinagre branco com 1 litro de água morna usando pano limpo. Por fim, com um pano seco remova o excesso e deixe secar.

Bicarbonato de sódio: Faça a limpeza utilizando a mistura de duas colheres de bicarbonato de sódio com 1 litro de água em um borrifador. Basta borrifar a mistura, passar uma escova de limpeza de cerdas macias na área – caso seja um sofá – e remover a mistura usando um pano seco, deixando secar.

Vinagre e bicarbonato de sódio: Misture 50 ml de vinagre branco, 250 ml de água e 1 colher (sopa) de bicarbornato de sódio e aplique sobre o local onde o bichano urinou, deixando agir por alguns minutos e secando com um pano ao final.

Bicarbonato de sódio, álcool e melaleuca: Faça a limpeza com uma mistura de 1 litro de água, 2 colheres (sopa) de bicarbonato, 2 colheres (sopa) de alcool e 6 gotas de óleo essencial de melaleuca.

Vinagre, bicarbonato, detergente e água oxigenada: Para fazer a limpeza, após secar a mancha de urina deixe a área umida com uma solição de 50% de vinagre branco e 50% de água, borrifando a mistura no tecido (caso seja um sofá ou tapete). Deixe agir e depois disso seque o local com toalhas de papel. Em seguida despeje um pouco de bicarbonato sobre a região, e misture ¼ de xícara de água oxigenada (3% ou 10 vol) com 1 colher (chá) de detergente e borrife sobre o bicarbonato. Esfregue por um aspire o bicarbonato seco restante.

Limão com bicarbonato: (Atenção, não use em tecidos escuros) Misture 2 copos de água com ½ copo de suco de limão e ½ copo de bicarbonato de sódio em um borrifador. Borrife no local da mancha, deixe agir por alguns minutos e faça a limpeza com um pano levemente molhado.

Detergente e vinagre: É possivel eliminar o cheiro da urina em almofadas, tapetes e mantas utilizando uma mistura de vinagre com detergente. Nesse caso basta misturar 1 colher (sopa) de detergente com 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã ou vinho branco e aplicar com auxílio do borrifador.

Truques para evitar o cheiro de xixi de gato

Truques para evitar o cheiro de xixi de gato

 

Mais do que eliminar o cheiro do xixi do gato, também é importante saber como evitar o problema. Veja algumas dicas que podem ajudar a dar conta do recado:

Tire a sujeira da caixa de areia: Caso a caixa de areia esteja com alguma sujeira, limpe assim que for possível, sem deixar que os dejetos acumulem. Caso contrário é possível que o gato passe a procurar lugares mais limpos da casa para urinar ou evacuar.

Deixe areia suficiente na caixa: Gatos gostam de cobrir as necessidades, portanto pouca areia na caixa pode deixá-los incomodados.

Higienize a caixa: O ideal é retirar e trocar a areia pelo menos uma vez por semana, aproveitando para lavar a caixa com cloro e sabão neutro. O tipo de areia também pode influenciar se o gato está rejeitando a caixinha, portanto esteja de olho na marca.

Coloque a caixa no lugar certo: O ideal é que a caixinha de areia esteja junto a parede, longe da comida e de preferência em local de pouco movimento. Trocar a caixa de lugar pode ser uma boa alternativa.

Observe seu gato: Caso o seu gato tenha o hábito de fazer suas necessidades na caixa de areia, mas agora passou a fazê-las em locais inadequados, é sinal de que alguma coisa está errada. Nesse caso, observe seu comportamento e se julgar necessário consulte o veterinário para verificar se não existe algo de errado no trato urinário do bichinho.

Boa sorte!

Add Comment