Como Montar Um Aquário Em Casa


Quer aprender a como montar um aquário em casa e assim proporcionar mais vida e cor a qualquer ambiente da sua casa? Então acompanhe o nosso artigo de hoje, pois vamos lhe ensinar tudo sobre esta arte de cuidar dos peixinhos!

Com algumas dicas e passos simples, você poderá desfrutar de um aquário lindo e muito bem cuidado em sua casa, sem gastar muito para isso. Acompanhe a seguir o nosso guia de como montar um aquário em casa:

 

como montar um aquário em casa

 

Como montar um aquário em casa

Abaixo lhe ensinaremos tudo o que você precisa saber para montar o seu primeiro aquário em casa:

Preparando o seu aquário

  • Escolhendo o local: Não coloque o seu aquário onde há exposição aos raios solares; Evite ambientes com tomada próxima; Mantenha longe de animais e crianças que possam se “pendurar” ou prejudicar os peixinhos; Em uma base (mesa) que seja firme e segura, se tiver dificuldades para escolher a melhor opção, converse com um profissional.
  • Tamanho: O tamanho ficará a seu critério, dependendo do seu gosto pessoal e do quanto você está disposto a investir em seu novo aquário. Desse modo, sugerimos que inicie pelos tamanhos médios e pequenos, até aprender a lidar “corretamente” com o seu aquário.
  • Pedrinhas: Você poderá escolher as pedrinhas que mais agradem o seu gosto pessoal. A quantidade varia de acordo com o tamanho do aquário. Por exemplo, um aquário de 60 cm pode requerer até 10 kg de pedrinhas.
  • Bomba de ar: Esta peça é importante para manter o oxigênio dentro da água dos seus peixinhos. Sem esta ferramenta, os seus peixes morrem.
  • Iluminação: Por fim, a iluminação: o tipo de lâmpada utilizada em aquários é a fluorescente, porém, certifique-se de adquirir a específica para esta finalidade.

Passo a passo

Agora que você já conheceu os itens indispensáveis para o seu aquário funcionar corretamente, vamos ao passo a passo de como montar um aquário em casa:

  1. Antes de colocar o seu aquário montado, sob o móvel escolhido, revista a sua base com uma placa esferovite, que protegerá a temperatura da água e inibirá as manchas no seu móvel;
  2. Despeje as pedras específicas de aquário no fundo, mantendo uma inclinação em que as pedrinhas formem um pequeno “morrinho”, que vai subindo de frente pra trás;
  3. Encha o seu aquário com água tratada para aquário até a metade do mesmo e, feito isso, acrescente os demais itens, como plantinhas e enfeites;
  4. Complete o restante do aquário com a água tratada e finalize com a bomba de ar e a iluminação;
  5. Aguarde, pelo menos, uma semana até acrescentar os seus peixinhos. E, antes de colocar o seu primeiro peixe no aquário, certifique-se de medir o pH da água, com equipamento próprio para tal.

 

como montar um aquário em casa

 

Lembre-se de manter a higienização em dia!

Agora que você já aprendeu como montar um aquário em casa, é preciso ter em mente outro ponto muito importante: a higienização. Pois precisamos manter a água e os objetos do aquário sempre limpos e bem higienizados, a fim de garantir a saúde dos peixinhos em dia.

Outro ponto que precisa ser pensado é a quantidade de peixe e comida: o excesso pode atrapalhar severamente a higiene da água e dos vidros do aquário. Portanto, quando for montar o seu em sua casa, lembre-se de alimentar os peixes corretamente, e não ultrapasse o limite máximo de peixinhos para o tamanho do seu aquário.

 

Add Comment