Como limpar a areia do gato


Quem tem um gato em casa sabe que algumas tarefas são inevitáveis. Uma delas tem a ver com a caixinha de areia do pet, que deve ser limpa e higienizada com frequência para garantir que seu gato tenha sempre o banheiro limpinho e que sua própria casa esteja livre do cheiro de urina.

Quer aprender a limpar a caixa de areia do gato? Então vamos te ajudar:

Passo a passo para limpar a areia do gato

Passo a passo para limpar a areia do gato

 

Para limpar inicialmente apenas os resíduos da sujeira é preciso utilizar uma pá apropriada. Trata-se de um modelo de pá toda furadinha, que retém os resíduos de sujeira e a separa da areia limpa, sendo um filtro.

Na prática, essa limpeza deve ser feita pelo menos uma vez ao dia, mas vale a pena limpar mais vezes, em especial caso houver mais gatos na casa e eles utilizam a mesma caixa.

Vale lembrar que a areia também precisa ser trocada a frequência pode variar de acordo com tipo e marca. Por via das dúvidas faça uma troca semanal, para garantir a higiene correta.

Como tirar o mau cheiro da areia do gato

 

Para tirar o mau cheiro da areia do gato, o jeito é investir na higienização frequente da caixa e também na escolha da areia. A limpeza completa – que inclui a lavagem da caixa – deve ser feita uma vez por semana. Veja:

  1. Comece jogando fora a areia velha. É importante que você use luvas para evitar ter contato direto com a sujeira.
  2. Raspe os resíduos sólidos que podem ter ficado no fundo da caixa. Basta usar a pá para isso, raspando até remover a sujeira.
  3. Hora de lavar a caixa. Use uma esponja reservada somente para isso, lavando com água e detergente e os produtos e misturinhas de sua preferência. Lave bem por dentro e por fora incluindo tampa, caso a caixa de areia conte com uma, e também lave a pá usada para recolher a sujeira. Lave várias vezes até ter a certeza de que está bem limpa. Por fim, seque com uma toalha ou deixe para secar no sol.

Importante: Você jamais deve lavar a caixa de areia na pia da cozinha, banheiro ou banheira. Faça isso fora de casa, no quintal, usando um balde, mangueira ou tanque de lavar roupas.

Se você está grávida deixe essa tarefa para outra pessoa. Mas caso não tenha como delegar a tarefa, lembre-se de usar luvas e lavar bem as mãos depois.

Dicas para tirar o odor

Dicas para tirar o odor

 

Ninguém merece ter de lidar com o cheiro da urina e das fezes do gato, não é mesmo? Veja só algumas dicas que podem ajudar a resolver o problema:

  • Bicarbonato de sódio: O bicarbonato absorve o mau cheiro e é algo fácil de encontrar, porém precisa de cautela porque, se colocado em grande quantidade, pode ser tóxico para o pet. Para utilizá-lo basta distribuir uma camada bem fina de bicarbonato no fundo da caixa limpa. Depois cubra a camada com sete centímetros de areia para gatos.
  • Carvão ativado: Funciona da mesma maneira que o bicarbonato, porém é uma escolha mais adequada por oferecer menos perigo. Deve ser utilizado da mesma maneira: uma camada bem fina no fundo da caixa limpa com uma camada de seis ou sete centímetros da areia para gatos.
  • Escolha a areia adequada: Existem tipos de areia que facilitam a higienização, como é o caso da aglomerante (que permite ao tutor visualizar a sujeira com facilidade) e aquelas que prometem neutralizar odores. É preciso verificar se o gato aceita a troca e também se a escolha cabe no seu orçamento.
  • Higienize a caixa de areia: Limpar a caixa de areia com frequência é fundamental, portanto sempre tire um tempo para remover a sujeira e lavar quando for necessário.
  • Troque a caixa todos os anos: Ao longo do tempo é possível que a caixa acabe ficando deteriorada, tornando a higienização mais difícil e também acumulando bactérias, acumulando o mau cheiro, portanto a troca da caixa é uma boa ideia.

Qual a melhor areia para o gato?

Qual a melhor areia para o gato

 

A escolha da areia também é um assunto que merece atenção. Afinal, caso o gato não goste ou não se sinta confortável com a areia escolhida é bem capaz que ele escolha outro lugar para ser o banheiro.

Veja só os tipos de areia para gatos que podem ser encontrados:

  • Areia absorvente sanitária: O seu preço costuma ser barato, além de ser bem aceita pelos gatos, mas não tem efeito aglutinante, permite que a urina penetre na caixa de areia e exige a limpeza frequente.
  • Areia aglomerante: A vantagem desse tipo de areia é que ela compacta a urina com o contato, então facilita a limpeza por podemos coletar os dejetos em de maneira compacta. Porém ela não elimina o odor e requer limpeza diária, a exemplo do tipo descrito acima.
  • Areia sílica: Esse tipo é a mais cara que a absorvente sanitária e a aglomerante, mas oferece vantagens como absorção e compactação dos dejetos. O fato da urina manchá-la também facilita a identificação da sujeira. Outra vantagem é que ela elimina os odores e pode permanecer mais tempo na caixinha. Antes de tudo um aviso: ela pode fazer mal aos gatos caso seja ingerida..
  • Areia ecológica: A areia ecológica é o tipo mais recente no mercado. Sua composição é de fibra de madeira e ela também possui o efeito aglutinante para facilitar a limpeza. Ela pesa menos e tende a ficar retida nos pelos e nas patas, podendo não agradar ao bichano também em função do cheiro.

Lembre-se: se o gato aceita a areia escolhida, não existe a necessidade de mudar. Mas caso o gato comece a deixar a caixa de areia de lado e fazer suas necessidades em outros locais, cogite prestar mais atenção na limpeza da caixa e no tipo de areia. Caso isso não adiante, passe a prestar atenção no comportamento ou na saúde do gato, pois pode ser sinal de que algo está errado.

Viu só como não é difícil?

Assista algumas dicas para evitar mau cheiro na areia do gato:

Add Comment