Coleiras Antipulgas e Carrapatos


Seu bichinho de estimação anda sofrendo com parasitas que causam coceiras e outros problemas, inclusive a quem convive com ele? A solução pode estar nas coleiras antipulgas e carrapatos, produto disponível para cachorros e gatos.

coleira antiparasitária

Coleiras Antipulgas e Carrapatos (Foto: Reprodução Pinterest)

Além de causar desconforto e sofrimento nos pets, as pulgas e os carrapatos também costumam atacar as pessoas que vivem na casa ou tenham contato direto com os animais. E como esses parasitas geralmente estão presentes em grandes quantidades, não controlar a infestação pode trazer muitos problemas para a família.

Dessa forma, é preciso fazer uma higienização completa e constante do pet afetado, além de limpar os locais onde ele costuma ficar. Outra medida interessante é investir em um produto que protege contra esse tipo de infestação, como as coleiras antiparasitárias.

Como funciona?

Muito parecidas com as coleiras convencionais, utilizadas durante os passeios dos pets, as coleiras antipulgas se diferenciam dos modelos tradicionais por trazerem substâncias que combatem pulgas e carrapatos, sem prejudicar o animal.

À medida que o bichinho se move e a coleira entra em contato com o pelo dele, as toxinas não voláteis (não soltam vapores tóxicos) contidas no acessório são liberadas e se espalham por todo o corpo, protegendo-o dos parasitas.

coleiras antipulgas marcas

Há diversos modelos e fabricantes (Foto: Reprodução Bayer)

Em geral, a duração das coleiras antiparasitárias é de 3 meses, em média, com o período de maior efetividade ocorrendo após os 30 dias de uso. Mas há alguns modelos mais caros que prometem combater carrapatos e pulgas por até 7 meses.

Vale ressaltar que o poder de repelir pulgas e carrapatos se dá apenas no bichinho de estimação, sem afetar o ambiente. Por isso, é fundamental desinfetar o ambiente em que o pet vive, para aumentar a eficácia do produto.

Precauções

Apesar de não causarem problemas para os cães e os gatos, é preciso ter algumas precauções ao usar coleira anticarrapatos e pulgas, para garantir a eficácia e preservar a saúde dos bichinhos.

Confira:

  • Manter a coleira longe da boca do animal
  • Não usar em pets com menos de 6 meses de vida
  • Cortar a parte excedente, caso o animal seja pequeno, para evitar que ele a arranque e a mastigue
  • Evitar o uso em fêmeas que estão amamentando e também durante o período de aleitamento
  • Lavar bem as mãos após manusear o acessório
  • Escolha a coleira mais adequada para o seu bichinho, de acordo com o peso e o tamanho dele

Contraindicações

Com relação às contraindicações da coleira antipulgas, elas não devem ser usadas em recém-nascidos nem nas fêmeas em fase de aleitamento.

coleira que mata pulgas e carrapatos

Elas trazem uma boa proteção para os cães (Foto: Pixabay)

Cães e gatos com alergia aos produtos usados na fórmula também precisam evitar a utilização do acessório. Se ficar em dúvida, busque orientação com um veterinário de confiança.

Atenção também com o tamanho da coleira e o porte do pet. Modelos feitos para animais pequenos não terão efeito em cães e gatos maiores. Já as versões maiores podem fazer mal aos bichinhos pequenos, devido à maior quantidade de toxinas.

Preços e Onde comprar?

Os preços de coleira antipulgas e carrapatos variam bastante, dependendo do tamanho e da marca, entre outros fatores. Fazendo uma pesquisa rápida na internet, encontramos valores a partir de R$ 32,90, podendo chegar a quase R$ 300,00.

O acessório está à venda em pet shops, supermercados e lojas especializadas em produtos para animais, tanto na internet quanto nas unidades físicas.

Add Comment