Conheça as cobras mais venenosas do mundo


O Brasil é um país cujo clima é o clima tropical. O clima tropical, assim como o clima de cerrado, são dois locais onde há um contingente enorme de cobras, sobretudo as cobras mais venenosas do mundo. Elas são muito velozes, cheias de agilidade e não encontram problemas em se esconder no meio da vegetação.

Normalmente, as cobras tem uma alimentação a base de roedores de pequeno porte.Entretanto, algumas espécies são capazes de se alimentar de sapos, lagartos e algumas aves.

Apesar de serem perigosas, as cobras só costumam atacar as pessoas e os mamíferos de porte grande quando sentem algum tipo de ameaça por parte dessas duas categorias de seres vivos ou então quando há uma quantidade muito restrita de alimentos. Em outras palavras, só vão ter uma atitude defensiva com base nos seus instintos.

cobras mais venenosas do mundo

No momento em que as cobras mais venenosas percebem que seu habitat foi invadido, elas picam o ser em questão e inoculam o seu veneno, o que ocasiona sérias sequelas para as suas vítimas.

Fique ligado nesse artigo, pois mostraremos um ranking com as cobras mais venenosas de todo o mundo.

  1. Cobra da barriga amarela

Entre as cobras mais venenosas do mundo, a cobra da barriga amarela é considerada a mais venenosa de todas elas. Ela também é conhecida sob a alcunha de Taipan do Interior. Ela pode ser encontrada em território australiano.

Ela é classificada como sendo a cobra terrestre dona do veneno mais tóxico de todo o planeta. Seu veneno é tão, mas tão potente que chegar a ser cem vezes mais poderoso e letal do que o veneno da cascavel.

Foram feitas algumas experiências com o seu veneno e descobriu-se que uma dose mortal da barriga amarela é de somente 0,01 mg/kg. Em uma situação hipotética, se ela inoculasse  todo o seu veneno, algo que corresponde a 110 mg, poderia matar quase 300 seres humanos.

A picada da cobra da barriga amarela pode ocasionar parada respiratória, fazendo com que sua vítima chegue à óbito em no máximo 45 minutos.

O índice de pessoas que já morreram por causa da picada dessa cobra é gigantesco. Contudo, apesar disso, se a vítima tomar o antídoto o mais rápido possível e receber os cuidados necessários, ela tem grandes chances de sobreviver.

  1. Cobra marrom

O segundo lugar no pódio das cobras mais venenosas do mundo é ocupado pela cobra marrom. Essa cobra pode ser encontrada na Austrália, principalmente. Aliás, falando-se em Austrália, a cobra marrom é a que mata mais pessoas nesse país, por conta do elevado grau de toxidade do seu veneno.

Seu grau de periculosidade é tão grande que ela é capaz um ser humano mesmo quando é tão somente um filhote. Uma gotinha do seu veneno é mais do que o suficiente para conseguir esse triste intento.

Nas experiências realizadas, foi descoberto que a dose mortal da cobra marrom é de apenas 0,03 mg/kg. Contudo, cada exemplar dessa cobra pode inocular algo em torno de 5 a 10 mg em cada picada. O rendimento máximo do seu veneno é de 155 mg. Essa quantia é suficiente para matar 58 seres humanos.

Seus movimentos são muito rápidos e seu temperamento é mau humorado e agressivo.

  1. Krait malasiana

A terceira entre as cobras mais venenosas do mundo é a Krai malasiana. É possível encontra-la por todo o sudeste asiático e também na Indonésia. No entanto, absolutamente ninguém quer se deparar com uma Krai malasiana, dado que 50% das picadas dela resultam em morte, mesmo quando a vítima recebe o antídoto necessário.

Se a vítima não receber nenhuma quantidade de antídoto, essa porcentagem se eleva para 60 a 70%. Ainda que alguém consiga se livrar da morte por causa da mordida da Krait malasiana, ficam algumas sequelas.

Entre essas sequelas podemos citar uma paralisia do tipo flácido, em um grau de moderado a grave, além de insuficiência respiratória. No caso da vítima receber o antídoto, ela pode ajudar a prevenir o avanço da paralisia, mas de forma alguma consegue reverter a paralisia que já está em curso.

Essa cobra mata cobras de outras espécies e até mesmo da mesma espécie que ela. Elas aparecem com frequência nos seguintes países:

  • Indonésia
  • Tailândia
  • Camboja
  • Malásia
  • Laos
  • Myanmar
  • Vietnã
  • Singapura
  1. Taipan comum

A Taipan comum alcança o 4° lugar entre as cobras mais venenosas de todo o planeta Terra. Novamente, a Austrália é o lugar onde essas cobras podem ser encontradas com bastante facilidade.

O veneno da Taipan comum é o que se chama de veneno hemotóxico. Isso significa que ele possui a capacidade de liquefazer o sangue da sua vítima, detonando as células sanguíneas e acarretando hemorragias internas.

Algumas pesquisas mostraram que uma dose mortal do seu veneno é de somente 0,106 mg/kg. Porém, em média, cada mordida sua possui 120 mg de veneno. A maior quantidade registrada foi de 400 mg.

Seu veneno é forte o suficiente para matar 56 seres humanos adultos. Ela é bastante famosa por inocular apenas doses elevadas e mortais. Isso proporciona uma morte bem rápida, se formos comparar com as demais cobras venenosas.

Quando uma pessoa for picada por uma Taipan comum, precisa ser socorrida imediatamente, para que a sobrevivência seja possível. Caso não haja nenhum tratamento, o índice de mortalidade é de 100%, em um período de tempo de meia hora até duas horas e meia, o que vai depender da quantidade de veneno inoculada.

  1. Mamba-Negra

O quinto lugar das cobras mais venenosas do mundo vai para a Mamba-Negra. Esse nome não é estranho para algumas pessoas, devido ao fato de ter sido o apelido de uma personagem do filme Kill Bill, dirigido por Quentin Tarantino.

Ela é encontrada majoritariamente no continente africano, onde são documentados inúmeros casos de ataques letais. É encarada como sendo a cobra mais perigosa e temida de toda a África, com a fama de ser muito agressiva.

Ela é a cobra mais rápida do planeta, podendo atingir até 20 km/h. Mas o maior risco está situado em seu veneno. O seu veneno é visto com a ação mais veloz que existe, pois ele é composto por uma proteína de baixo peso molecular, difundindo-se rapidamente por todo o tecido picado.

Saiba mais sobre seu veneno

As cobras mais venenosas do mundo são notórias por, obviamente, possuírem venenos cuja ação não é somente letal em si, mas pela velocidade com que são capazes de circular pelo corpo da vítima. Em qualquer caso, a única chance de sobrevivência é proporcionar o atendimento à vítima o mais rápido quanto for possível.

Add Comment