Canil para cachorro: 10 opções para lhe inspirar!


O canil para cachorro é uma maneira muito cuidadosa e afetuosa de dar aos nossos animaizinhos um lugar para chamar de seu. Os nossos queridos cachorros são como parte da família. Criamos muito amor e carinho por esses animais incríveis e com isso também vem a vontade de dar a eles todo o conforto e aconchego que eles merecem e precisam. Isso sem falar em um espaço especial para eles.

Quer construir um canil para cachorro? Deseja dar ao seu cãozinho um lugar só para ele, onde ele pode descansar e ficar mais à vontade? Leia esse artigo para aprender mais!

O que é um canil para cachorro?

Quando ouvimos falar no termo canil, não é incomum surgir a nossa mente uma série de ideias negativas a respeito do mesmo. Isso por causa de pessoas que, ao longo do tempo e em várias lugares, não se preocuparam em dar aos cães um local apropriado para eles permanecerem, montando algo de qualquer jeito, sem grandes preocupações.

No entanto, é possível reverter essa má fama que às vezes os canis tem. Com um planejamento bem feito e empregando-se os cuidados necessários, o canil para cachorro pode se transformar em um local muito querido para nossos bichinhos e até mesmo o preferido deles. Isso vale principalmente para os cachorros que costumam ficar no quintal da residência.

Do mesmo modo que nós seres humanos também precisamos de um lugarzinho só nosso, os cães possuem a necessidade de ter um local só para eles, principalmente aqueles que vivem fora de casa, conforme já dissemos anteriormente.

O canil nada mais é do que uma área direcionada especificamente para o cachorro, na porção exterior de uma casa. Além de um espaço aberto, para ele circular mais livremente, é necessário que o canil tenha um canto que seja coberto. É nesse canto coberto que ele irá descansar e também se alimenta e beber água. O espaço aberto, ao ar livre, permitirá a ele se exercitar, brincar e tomar sol.

Como construir um canil para cachorro

Para que você seja capaz de construir um canil para cachorro da melhor forma possível, daremos algumas instruções básicas dos elementos e atributos essenciais que um cachorro precisa ter.

  1. Área interior

O tamanho da área interior vai depender de acordo com o tamanho do animal.

  • Tamanho grande

Para cachorros de tamanho grande, construa uma área coberta com aproximadamente 4m² e uma altura de 1,5 metros.

  • Tamanho médio

Cães de porte médio necessitam de um espaço coberto de mais ou menos 2,5m² e altura de 1 metro.

  • Tamanho pequeno

Animais de tamanho pequeno se sentirão mais bem acomodados em uma área que possui 1m² e altura de 60 cm.

O material mais recomendado para a construção de um canil para cachorro é a alvenaria. No entanto, alternativas de madeira podem ser levadas em consideração. Obviamente elas não devem ter nenhum tipo de prego e estar isenta de farpas, para não machucar o animal.

2. Detalhes da estrutura do canil para cachorro

No momento em que você for construir um canil para cachorro, você precisa estar ciente que há uma série imensa de detalhes, como, por exemplo, a ventilação no local, o espaço físico disponível, o manejo, entre outros. O mais recomendado é que se confeccione o canil em direção ao oeste. Isso ajudará que ele consiga a receber a luz do sol pela manhã.

Elencamos abaixo alguns detalhes que você precisa prestar atenção na hora que for construir um canil para cachorro.

  • Piso

Na parte interior, vale a pena colocar piso de cerâmica, facilitando assim a limpeza. Na parte exterior, por outro lado, vale a pena colocar um piso que seja levemente áspero, para que eles não acabem escorregando. O cimento queimado é uma boa opção.

  • Área externa

A área externa precisa ter pelo menos 4 m², de tal maneira que o cachorro seja capaz de brincar. Procure se assegurar que essa parte receba sol durante o dia.

  • Telhado

Para proporcionar um maior conforto térmico ao seu cão, dê preferência por telhas de barro. Esse telhado ainda deve ter ao menos 1 metro que seja cobrindo a área externa. É nesse local que o pet irá se alimentar e saciar sua sede. Uma dica extra valiosa é fixa a vasilha de água no chão, evitando que ele a carregue para a porção coberta e molhe o local.

  • Grades

Com relação as grades, a nossa recomendação é de que utilize alvenaria até um certo nível, ou melhor, uma certa altura. Em seguida, efetue a instalação de grades de ferro. Isso vai permitir que haja uma passagem maior para haver mais ventilação e luz solar.

Procure não usar materiais feitos com arame, pois eles podem acabar sendo roídos. A altura perfeita para as grades é de pelo menos 2,10 m.

  • Portas

Confeccione as portas com um material super resistente. Isso irá impedir que os cachorros tenham facilidade em destruir a porta. Uma ótima opção pode ser a utilização de madeira maciça. Ela reduz significativamente os barulhos e não retém uma quantidade tão grande assim de calor, como acontece com as portas feitas de metal.

  • Esgoto

Na parte interna do canil para cachorro, implante uma rede de esgoto. Essa rede de esgoto deve desembocar no sistema da casa. Isso vai facilitar e muito a limpeza do local.

Opções de canil para cachorro

Vamos mostrar abaixo 10 lindas e incríveis opções de canil para cachorro.

canil-para-cachorro-bege

canil-para-cachorro-chique

canil-para-cachorro-verde

canil-para-cachorro-folhas

canil-para-cachorro-azulado

canil-para-cachorro-cão

canil-para-cachorro-conjunto

canil-para-cachorro-portão

Aprendendo a construir um canil para cachorro

Aprender a construir um canil para cachorro não é uma tarefa difícil. Ela é um pouco trabalhosa sim, de fato, porém a recompensa por tal ação é imensa. A qualidade de vida e o bem-estar do seu cão terão impactos muito positivos com esse tipo de espaço.

Além de tudo isso, o cão ficará muito mais protegido no caso de ocorrerem chuvas ou qualquer outra intempérie. Isso também trará mais tranquilidade a você, que é o dono dele, pois saberá que seu cão está sendo mais bem acolhido.

Construa um canil para cachorro com a ajuda das nossas  dicas e faça seu cão feliz!

Add Comment