Cachorro pode tomar água da piscina?


Não é incomum encontrarmos vários relatos sobre cachorro tomar água da piscina, principalmente em épocas que fazem mais calor, como o verão e a primavera, por exemplo. Essa é uma prática que devemos evitar o máximo possível.

A razão para isso está no fato de que tomar água da piscina pode ser muito prejudicial ao cachorro, pois ela é detentora de um contingente elevado de cloro. Esses índices elevados de cloro, por sua vez, podem causar danos muito sérios ao cão.

Cachorro pode tomar água da piscina?

Cachorro pode tomar água da piscina?

Você deixou o seu cãozinho circular próximo a beira d´água e ele acabou por tomar água da piscina? Leia esse artigo para saber quais são os males desse hábito e o que fazer quando o animal ingerir essa água.

Quais são os sinais dos malefícios de tomar água da piscina para o cão?

Listaremos abaixo alguns dos principais sinais dos malefícios para o cão caso ele tomar água da piscina:

  • Queimaduras na boca;
  • Garganta apresentando um considerável inchaço local;
  • Grandes dificuldades de respirar;
  • Lesões estomacais  que ocasionam vômitos. Esses vômitos podem contem sangue vivo ou ainda o que se chama de sangue digerido (com uma cor que lembra aspecto de borra da café);
  • Fraqueza;
  • Desmaios;
  • Dores abdominais;
  • Insuficiência hepática;
  • Cirrose em cachorros que cultivam o hábito de tomar água da piscina por um tempo muito extenso.

Também é possível averiguar que alguns cachorros que ficam na água por um período prolongado podem acabar exibindo mudanças na pele, como, por exemplo, dermatites e descamações. Por razões óbvias, problemas no trato gastrointestinal também podem aparecer.

 

O mais apropriado depois do cachorro adentra na piscina é dar um banho bem completo nele, usando um shampoo ou sabão apropriado, a fim de se retirar todo o cloro.

Além do cloro, a água da piscina também possui uma série de outros produtos químicos como produtos para clarificar a água e algicidas. Todos esses produtos fazem com que a água se torne totalmente imprópria para o consumo por parte do cão. Se por um acaso o seu cachorro esteja praticando esse hábito, vá até o veterinário, a fim de que ele realize um check up completo no seu animalzinho.

Os cães podem tomar banho de piscina?

Já se sabe que os cães não podem tomar água da piscina. Mas uma segunda dúvida que costuma surgir é se os cães podem tomar banho de piscina. Em um dia quente, há tutores que tem a vontade de entrar na piscina junto com o seu bichinho.

O que se pode dizer de antemão é que sim, os cães podem desfrutar de um refrescante e relaxante banho de piscina, aproveitando o momento junto com os seus donos. É preciso atentar, no entanto, se o animal de estimação está totalmente saudável e o dono precisa estar vigilante em 100% do tempo.

Existem algumas raças caninas, como o golden retriever, cocker spaniel e o labrador, que simplesmente adoram entrar na água. Portanto, tomar um banho de piscina não é um grande problema para o cão dessas raças.

No entanto, cabe ressaltar que outras raças, por conta de suas características físicas, apresentam maiores dificuldades na hora de nadar. Eles geralmente são braquicefálicos ou ainda possuem o focinho bastante achatado, trazendo maiores dificuldades na hora da respiração.

Possuir as patas mais curtinhas, o tamanho da cabeça reduzido ou ainda uma pelagem mais grossa, são tributos que acabam fazendo com que algumas raças não nadem corretamente, não nadem muito bem. Por causa disso, eles demandam então um grau de atenção mais apurado por parte do seu dono.

As raças que podem ter maiores dificuldades em nadar são as seguintes:

  • Daschhund
  • Shih-Tzus
  • Basset Hound, o famoso “salsicha”
  • Buldogue americano
  • Buldogue inglês
  • Buldogue francês
  • Pugs
  • Pequinês
  • American Staffordshire

Quais são os cuidados necessários para um cão tomar banho de piscina?

Para que um banho de piscina permaneça seguro, os donos precisam estabelecer e cumprir determinadas regras. Uma das regras iniciais e mais importantes é jamais, de forma alguma, jogar o cachorro dentro da piscina. No olhar do tutor, isso pode parecer muito engraçado ou divertido. No entanto, para o cachorro, isso pode acabar machucando-o ou ainda fazer com que ele fique completamente aterrorizado e traumatizado.

Do mesmo modo, é crucial não permitir que ele fique tempo demais exposto ao sol. Além disso acabar deixando-o cansado mais facilmente, o sol também provoca queimaduras na pele do animal. É importante lembrar ainda de jamais dar algo de comer ao cachorro antes dele entrar na piscina. Do mesmo modo que os seres humanos, é muito importante que se espere ao menos 3 horas para entrar na água novamente, a fim de evitar congestão.

Os cães podem ficar muito empolgados com a ideia de brincar na água. Caso você perceba que ele está ficando cansado, que começou a nadar mais devagar ou se encontra ofegante, retire-o da água. O motivo para isso é que ele pode se afogar devido a exaustão.

 

Se ele tentar tomar água da piscina, não permita. Se ele ingerir essa água, pode ser que depois tenha diarreia e vômitos. Leve-o ao veterinário imediatamente se perceber que a situação dele piorou.

Quando o cachorro sair da piscina, eles devem ser banhados e secados. Esse ato de secar é muito importante, pois isso irá coibir o surgimento de dermatites e micoses, sobretudo entre as patinhas dele. Dê uma boa olhada por dentro das orelhas, porque pode ter acontecido de entrar água no ouvido dele.

Outro cuidado importante antes do cachorro entrar na água para tomar banho de piscina é estar com as vacinas e vermifugação em dia, pois isso irá proteger ele de eventuais doenças.

Cuidados para o cão não tomar água da piscina e tomar banho nela

Os cachorros podem sim toma banho de piscina. O que é imprescindível nesse caso é que deve-se tomar um conjunto de cuidados, antes, durante e depois da atividade, evitando assim que ele se machuque ou fique doente por alguma razão.

O que está categoricamente proibido é o ato de tomar água da piscina. Isso deve ser evitado a  todo custo, pelo bem da saúde do seu cão.

Add Comment