Akita: alimentação e cuidados da raça


Akita é uma raça canina que coleciona fãs nas mais variadas partes do mundo. Muitas pessoas se atrai por essa raça por conta de sua aparência, que se assemelha a um “urso” e também por causa de sua postura imponente. Uma outra parcela das pessoas se atrai por ele por causa do seu jeitão mais sério e menos brincalhão.

A raça Akita, também conhecida e nomeada como Akita Inu, talvez a raça de cães japonesa mais famosa e adorada entre as raças japonesas nativas.

pelagem Akita

A raça Akita tem uma estrutura média e pelagem média também, sendo uma das raças mais lindas!

Esse é um cão muito especial, por se tratar do que se chama de cão primitivo. O que isso quer dizer? Bem, isso quer dizer que é uma raça não desenvolvida, sem cruzamentos com outras raças. Isso vai demandar cuidados muito específicos para que ele permaneça saudável.

Adotou um Akita  e gostaria de saber o que é preciso para cuidar dele corretamente? Então fique de olho nesse artigo para descobrir os detalhes dos cuidados com essa raça!

O histórico da raça Akita

É relativamente comum verificar algumas semelhanças do Akita com os cachorros dos túmulos japoneses antigos. Entretanto, essa raça tem um origem que faz remissão ao século 17. Nessa época, um  rico e poderoso nobre, com um interesse enorme em cachorros, passou um tempo em exílio na prefeitura da cidade de Akita, situada na ilha de Honshu. Essa é uma região com um terreno bastante acidentado e um frio forte no período de inverno.

Muito ousado, ele lançou um desafio para os proprietários daquela área, para que eles participassem de uma competição de criação de uma raça cujos cães fossem exímios caçadores. Esses cachorros se destacaram dos demais durante a caçada de ursos, javalis e veados, mantendo o esporte à distância do caçador em questão.

Atualmente tem se verificando um problema bastante grave: os chamados Akitas Americanos possuem uma conformação muito distinta daquela evidenciada pelos Akitas japoneses. Isso chegou a motivar a realização de um evento a nível internacional, com o intuito de discutir as diferenças entre as sub-raças de Akitas.

As características físicas

Uma das características mais diferenciadoras do Akita é a sua pelagem. A pele desse animal e o seu pelo são duas das coisas que mais dão trabalho, quando se trata dos cuidados com esse animal. Ele é um cachorro de porte médio. É considerado como um cão de construção forte, robusta. Sua estrutura óssea é bastante forte e as proporções do seu corpo são muito bem distribuídas.

Ele é dono de pelos incrivelmente macios e uma cauda muito bonita, que se desenrola por cima da sua garupa. Em termos estéticos, ele é uma espécie de mistura de traços mais harmônicos com atributos de força.

Ele sem sombra de dúvidas é pertencente a toda uma linhagem de cães nórdicos do oriente, que por sua vez fazem parte de raças caninas que puxam trenós, além de outras raças. De modo geral, ele guarda muitas similaridades na sua aparência com cães de raças como Shiba Inu, Kai-ken, entre muitos outros.

O temperamento do cachorro

O Akita é um cachorro bastante dócil, muitíssimo inteligente e bastante fiel ao seu dono. Curiosamente, apesar de sua natureza doce, fiel e leal, ele não é um cão que seja muito sociável e tampouco do tipo brincalhão. Porém, mesmo possuinfo essas características, ele é capaz de manter uma boa convivência com a sua família, com a intenção de obter a sua cota de carinho.

Ele consegue conviver com as crianças, desde que ele tenha sido socializado com elas e se acostumado. Ele não costuma ser receptivo com os seres humanos que ele tem pouca convivência. Ele é mais reservado e introvertido com pessoas estranhas, mas de forma alguma age com elas de forma agressiva, se não houver uma boa razão para isso.

Por ser um cão de personalidade muito dominante, seu dono precisa ser firme e impor de forma muito clara os limites necessários, obviamente sem fazer o uso de violência. Quando ele se relaciona com outros cachorros, ele geralmente vai tentar entrar em uma disputa de liderança com eles. Ele é ótimo para fornecer proteção aos seus moradores do seu lar e a casa em si.

temperamento Akita

A raça Akita tem fama de ser um cachorro ideal para famílias que tem crianças pequenas!

Geralmente ele não consegue ter uma convivência com outros cachorros, podendo até mesmo haver brigas. Não é qualquer pessoa que pode ter um Akita de estimação. Mas aqueles que os tem possuem em suas mãos um companheiro maravilhoso.

Sua socialização deve ocorrer o mais cedo possível e acontecer de forma constante. Isso vai auxiliá-lo a criar uma confiança e conseguir distinguir cenários e acontecimentos normais, comuns, de uma ameaça real. Além disso, ele não costuma latir muito.

A alimentação

Os Akitas são propensos a manter sempre o mesmo peso. No entanto, por conta do seu pelo, podem acabar camuflando quando apresentam um peso mais elevado. Por causa disso, é bom fazer uma pesagem constante dele.

A ração dos Akitas adultos deve necessariamente ser bastante equilibrada e com uma restrição de calorias. Com relação aos filhotes, é importante que a sua alimentação possua uma boa dose de vitaminas.

É preciso levar em consideração também o seu tamanho, nível de atividade.

Uma dica valiosa é dar refeição a ele duas vezes ao dia, nem mais, nem menos. No período de jejum, ou seja, entre as refeições, pode-se dar pequenas porções de frutas.

Cuidados com a raça

Eles são muito teimosos e persistentes. Por essa razão, é fundamental que o seu dono proporcione a ele um treinamento repleto de respeito e seja capaz de se empenhar arduamente e pesquisar a fim de encontrar uma formação adequada.

Ele precisa de atividade constante, então leve-o para passear. Caso isso não seja possível, faça com que ele pegue brinquedos e traga até você. É uma forma dele se exercitar.

Ele precisa passar um tempo razoável com a família, não devendo ficar sozinho durante muitas horas.

Uma curiosidade é que ele necessita de pouquíssimo banho. Apenas uma ou duas vezes ao ano é o suficiente, uma vez que a sua escovação é frequente.

Convivendo com o Akita

A raça Akita é uma raça cheia de particularidades e detalhes complexos. Sendo assim, apenas leve um Akita para a sua convivência se tiver condições de lidar com todas as peculiaridades dele. Ele dá um bocado de trabalho, portanto cuide-o com carinho e dedicação.

Add Comment