6 raças de gatos que você precisa conhecer


Adorados por um contingente enorme de pessoas, os gatos conquistam cada vez mais os corações dos brasileiros. Algumas pesquisas demonstram que, dentro de alguns anos, o número de gatos existentes no Brasil iguale ao número de cachorros. Existem muitas raças de gatos, cada uma mais incrível e linda que a outra.

6 raças de gatos que você precisa conhecer

Quem quer adotar um gatinho ou simplesmente gosta de conhecer mais sobre os bichanos fica surpreso ao ver a imensa variedade de raças. Que tal conhecer algumas das mais fabulosas raças de gatos que existem? Continue lendo esse artigo para aprender um pouco mais sobre essas raças.

As raças de gatos mais fascinantes do mundo

Alguns dos nomes que apresentaremos mais adiante já são conhecidos do público, enquanto que outros já são menos conhecidos, por conta da raridade da ocorrência de felinos dessas raças. Ainda assim, as raças listadas aparecem como sendo algumas das mais populares do mundo.

Aprenda e conheça um pouco mais a respeito das 6 raças de gatos mais fascinantes do planeta!

1 – Gato persa

O gato persa é uma raça felina que talvez seja a raça de gato mais conhecida em todo o mundo. Os gatos pertencentes a essa raça possuem uma natureza bastante dócil, tranquila e bem sociável, ou seja, eles costumam se entrosar e se dar bem com as pessoas.

Ele é um gatinho perfeito para aquelas pessoas que procuram um animalzinho muito companheiro, completamente leal e consideravelmente quieto, uma vez que o miado desse gato tem um volume baixo e um som discreto.

Essa raça é oriunda da antiga Pérsia, situada no Oriente Médio. Ela é famosa por ter pelos mais longos e sedosos, cuja coloração pode variar bastante. As cores de pelagem mais comum entre os gatos persas são o preto, o bege, o branco e o cinza.

A raça de gato persa é portadora de um corpo forte, robusto. Eles possuem uma cabeça arrendondada, cara achatada e patas de tamanho pequeno, porém fortes. Eles costumam medir por volta de 40 cm de comprimento e 25 cm de altura.

Podem atingir o peso de 5 kg e sua e sua expectativa de vida pode alcançar os 12 anos de idade.

2 – Gato siamês

 Não se sabe com precisão qual a origem do gato siamês. Porém acredita-se que ele seja originário da Ásia. Entre as diversas raças de gatos, o siamês é um dos mais conhecidos também. Popularizou-se sobretudo a partir da década de 1980. Nessa época, os primeiros exemplares da raça começaram a vir dos Estados Unidos.

O siamês é dono de uma personalidade muito marcante e bem forte. Além de serem muito independentes, os gatos siameses não costumam ser muito sociáveis com estranhos. Caso haja uma insistência muito grande em se forçar uma convivência e contato, eles podem se tornar um pouco agressivos.

Por ter o pelo curto,  o siamês é uma das raças de gatos que exige menos cuidados com a pelagem. O corpo desse gato é bem forte e musculoso, dando a ele uma boa dose de agilidade para brincar por muitas horas seguidas, o que normalmente costuma preferir fazer sozinho.

3 – Gato Ragdoll

Em contraposição ao gato siamês, o gato rangdoll é uma das raças de gatos que adora um carinho, um aconchego. Ele simplesmente ama estabelecer contato e receber muito colinho dos seus donos.

Ele recebe esse nome justamente em função da “moleza” que ele fica quando está na companhia dos seus donos. Essa raça é bastante carente e carinhosa e não é independente. Isso acontece a tal ponto dele ficar chateado se não receber afeto e atenção do dono por um período maior de tempo.

Ele é dotado de um grande porte e uma pelagem longa e abundante. Pode chegar a pesar algo em torno de 9 kg. Seus pelos demandam uma escovação diária para evitar que a sujeira se acumule e surjam doenças de pele.

4 – Gato Maine Coon

Maine Coon é uma das raças de gatos cujos exemplares estão entre aqueles donos dos maiores portes. Aliás, ele é considerado recorta em tamanho felino. Isso por causa de um exemplar da espécie, encontrado nos Estados Unidos, que chegou a alcançar 1,23 m de comprimento.

Seus pelos longos exigem uma escovação com periodicidade semanal. Por ser uma raça bem independente, pode passar um tempo sozinhos com total tranquilidade.

Esse é um gato muito fiel e ativo. Possui belíssimos olhos verdes ou então amarelos,  em boa parte dos casos, mas sua pelagem pode oscilar entre algo em torno de 60 colorações diferentes.

Por ser bastante ativo, ele adora ter um espaço amplo para poder brincar e gastar toda a energia que possui. Sendo assim, quem vive em apartamento ou casas muito pequenas é mais indicado não escolher essa raça.

5 – Gato Sphinx

O gato Sphinkx é uma das raças de gatos mais exóticas que existe. Ele é mais conhecido como o gato pelado. Sua origem é o Canadá e se tornou mais popular por causa do filme do Austin Powers.

Apesar dele aparentar ser um gato pelado, ou seja, sem pelos, ele possui uma pelagem sim, porém seus pelos são extremamente curtos e bem finos.

Eles têm um corpo musculo e um porte médio, além de uma cabeça no formato triangular e um contorno corporal elegante, com olhos ligeiramente ovais.

6 – Gato abissínio

O gato abissínio é uma raça felina originária do Egito. Ele era considerado um gato sagrado. O abissínio é um bichinho inteligente, dono de uma enorme curiosidade e é muito sociável, sendo capaz de interagir super bem com adultos, idosos e crianças.

São absurdamente fieis aos seus donos. Esse gato é muito ativo, por isso se adaptam melhor a lugares com bastante espaço. No entanto, são flexíveis e podem se dar bem com espaços menores também.

Aprendendo sobre raças de gatos

É importante que você aprenda ao menos um pouco sobre as raças de gatos, sobretudo se for adotar algum. Isso porque cada raça demanda alguns cuidados específicos, então é preciso se manter atento para os detalhes, a fim de cuidar do seu bichano da melhor forma possível.

Add Comment