Labrador: características, dicas e fotos

Os cachorros são seres maravilhosos. Eles são excelentes companheiros e costumam ser bastante amigáveis e fáceis de conviver. É sempre uma alegria enorme ter um animal de estimação como um cachorro, pois eles preenchem um espaço ótimo em nossas vidas. Uma das raças mais queridas e sensacionais é o labrador.

Labrador

Uma das raças mais desejadas por diferentes motivos: Brincalhão, esperto, segurança e muitas outras qualidades.

Todas as raças e até mesmo os cães que não possuem raça (os famosos “vira-latas”) são maravilhosos e podem nos proporcionar momentos incríveis. O labrador, por suas características, é um dos mais capazes de nos fazer “morrer de amores”.

Você tem ou quer ter um labrador? Então continue a ler esse artigo para saber mais sobre como são os labradores e como cuidar deles.

As características de um labrador

É sempre bacana, antes de comprar um labrador (ou qualquer outra raça canina), que você faça uma pequena pesquisa a respeito das características de um labrador. Seja por que quer adotar um animal para si ou dar a alguém de presente, vale a pena se munir de algumas informações interessantes.

O labrador (cujo nome original da raça é Labrador retriever) é um cão originário do Canadá. Mais especificamente uma das regiões que integram a província canadense de Labrador e Terra Nova. Labrador está situada na porção continental, enquanto que Terra Nova se constitui em uma ilha.

Não importa a cor do pelo, o Labrador tem uma pelagem maravilhosa!

Os labradores são cachorros pertencentes ao que se chama de grupo de cães levantadores e também cobradores de caça e cães de água, mais especificamente na dita seção cobradores de caça (retrievers).

É possível encontrar labradores nas cores amarelo/creme, preto e chocolate.  O peso deles pode oscilar de 36 a 40 kg, aproximadamente. No que toca a altura, ela varia entre 57 a 62 cm. Essas proporções mudam no caso das fêmeas. Elas costumam ter um peso que vai de 25 a 36 kg e uma altura que varia de 52 a 60 cm.

A expectativa de vida de um labrador oscila entre 12 e 13 anos. Ele pode até viver por um pouco mais de tempo, mas vai depender de uma série de coisas. A saúde dele obviamente influencia bastante no quanto e como ele vai viver.

Os pelos do labrador são geralmente curtos, de espessura mais grossa e impermeáveis. Essas informações são importantes para poder se realizar os cuidados com o pelo do animal.

Fotos de labradores

Selecionamos e exibimos abaixo algumas fotos lindas de labradores para você conhecer melhor essa raça.

Atenção especial para a saúde do labrador

Como se sabe, algumas raças caninas são mais propensas a desenvolver certos tipos de doença do que outras. Ao adotar algum cachorro de raça, como um labrador, você deve ficar atento para as potenciais doenças que essa raça tem mais tendência em desenvolver.

  • displasia coxofemoral
  • displasia de Cotovelo
  • torção gástrica
  • catarata
  • catrofia Progressiva da Retina
  • dermatite piotraumática
  • diabetes, sobrepeso e obesidade
  • otites
  • nanismo com displasia retinal
  • distrofia muscular
  • displasia do cotovelo

Razões para se adotar um labrador

Elencamos abaixo algumas características mais “subjetivas” para você escolher e adotar um cão labrador.

  • Labradores possuem uma personalidade bem doce, são brincalhões, pacientes e bastante joviais.
  • É uma das raças mais adoradas e populares, pelo fato de serem considerados verdadeiros companheiros para os seres humanos.
  • Em tempos remotos, o labrador foi de grande auxílio para os agricultores, caçadores e pescadores. Atualmente eles são consideravelmente usados como guias para pessoas com deficiência visual, realização de resgates, salvamentos nas montanhas e também nas águas. Tem sido utilizados também em terapias alternativas com cães. Podem ser encontrados ainda atuando como “sniffers”, ou seja, aqueles cachorros que farejam drogas, explosivos e armamentos.
  • É um excelente e sociável cachorro, capaz de fazer amizades com estranhos facilmente
  • Aliás, ele não somente faz amizades tranquilamente com os seres humanos, mas com outros cães e outros tipos de animais.
  • Ele simplesmente ama crianças. Além disso, é dotado de uma enorme inteligência e sabe muito bem como se comportar com toda a delicadeza com as crianças menores e brincar muito com crianças mais velhas e pessoas adultas.
  • São animais bastante apegados aos seus donos.
  • O labrador é um cachorro muito fácil para se adestrar. Eles aprendem ordem com muita facilidade, bastante apenas que você dê comandos firmes, de modo bem claro e unidirecional.
  • Jamais seja grosseiro, duro demais ou muito agressivo ou violento com um labrador. Isso pode causar um impacto negativo muito grande na personalidade deles, deixando-os traumatizados e danificados pelo resto de sua vida.

Detalhes a respeito dos atributos do labrador

Os labradores têm inúmeras qualidades fenomenais. No entanto, eles têm características bastante peculiares, que devem ser consideradas quando se adota essa raça canina.

Enumeramos adiante algumas especificidades sobre os atributos do labrador.

  • Eles são animais bastante ativos. Eles adoram correr, brincar com outros animais e com as pessoas, nadar, entre outras atividades. Tendo isso em mente, tenha a consciência de que você vai precisar levar o cão para atividades ao ar livre. Ele precisa dessa movimentação diária por pelo menos uma hora.
  • O labrador é um cachorro muito carente, amoroso, carinhoso, afetuoso, amam ficar pertinho do dono. Isso significa que ele aprecia e precisa ficar dentro de casa. Se você deixa-lo sozinho no quintal ele vai ficar muito chateado.
  • Você precisa gostar muito de brincar com o animal. Se não gosta de fazer isso, talvez o labrador não seja a raça adequada para você.
  • Como são bastante brincalhões, eles acabam “pintando e bordando”, “aprontando” muito pela casa toda, dentro e fora dela. Tenha ciência disso, pois eles podem ser muito bagunceiros.
  • Eles não são indicadores para serem cães de guarda.

Dicas para cuidar bem do seu labrador

Além de sempre lembrar de levar seu labrador para passear e brincar com ele, você precisa saber também alguns cuidados básicos para lidar com o seu labrador.

  • Higiene

Faça a escovação dos pelos dele para a remoção de todo os pelos mortos.

  • Alimentação

Eles comem bastante e conseguem engordar facilmente. Sendo assim, não dê comida a vontade e não fique dando petiscos fora de hora. Dose bem as refeições dele.

  • Banhos

Periodicamente você deve dar banhos nele (ou leva-lo a um pet shop para que isso seja efetuado. Enxugue com cuidado as orelhas dele, a fim de evitar a ocorrência de otite, pois a umidade pode causar fungos e estimular a proliferação de bactérias.

Cuidando de um labrador

Para cuidar bem de um labrador, tenha em mente que esse animal, por ser de uma raça pura, tem uma constituição mais delicada, portanto requer cuidados maiores. Busque sempre consultar um veterinário quando tiver qualquer dúvida.

Add Comment